COMO CRIAR UMA CONTA NO GOOGLE ADS

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email
Share on telegram
Share on linkedin
Share on twitter
Share on tumblr

Você precisa vender na internet e não sabe como criar uma conta no Google Ads?

Ao longo dos anos, o número de pessoas que passaram a comprar na internet só aumentou. Por isso, tarefas que antes exigiam a ida até um estabelecimento físico, hoje podem ser feitas online. Comprar é uma delas. 

Além da compra em si, é comum os usuários usarem a internet para pesquisar sobre empresas e produtos. Desta forma, o encontro de um site bem estruturado, com informações claras e organizadas, seja positivo para a sua empresa, que ganha credibilidade. Além disso, passa segurança para o consumidor.

Por isso, ter a sua empresa no universo digital é muito importante.

Somente ter uma página online não é garantia de venda. Para que você consiga atrair o público certo, aumentar o tráfego do seu site e, consequentemente, vender mais, é preciso divulgação.

Se no Marketing Offline são utilizados canais como revistas, panfletos e outros para divulgação, no Marketing Online o principal canal é o Google.

Por que o Google? Porque é a maior e mais acessada plataforma de busca que existe. Ou seja, é lá onde a grande maioria dos usuários pesquisam por informações e por produtos antes da compra.

Anunciar no Google é uma estratégia muito potente e uma máquina de novas oportunidades, se feita de forma correta. Além disso, é através dessa publicidade que a sua empresa pode alcançar milhares de potenciais clientes.

Para conseguir anunciar no buscador, é necessário que tenha uma conta no Google Ads, que é a plataforma para o desenvolvimento de anúncios do Google.

Inclusive, se ainda não sabe como criar a sua conta no Google Ads e por isso não está divulgando seus produtos/serviços na internet, saiba que não é um processo difícil e você vai aprender detalhadamente neste artigo.

Vamos lá?

POR QUE CRIAR UMA CONTA NO GOOGLE ADS?

Para que sua empresa cresça, é preciso que você acompanhe as tendências e o comportamento do seu mercado. Com isso, as chances de descobrir onde o seu público-alvo está procurando pelo seu produto ou serviço são enormes. E o Google definitivamente é um desses lugares.

Assim, se você deseja alcançar os seus potenciais clientes de forma rápida e objetiva, o caminho mais rápido é criando uma conta no Google Ads. Ou seja, esse é o primeiro passo para abrir uma porta cheia de oportunidades de vendas.

O Google Ads tem diversas vantagens para quem anuncia nele. Confira algumas a seguir:

VANTAGENS DE CRIAR UMA CONTA NO GOOGLE ADS

  • Segmentação por região: ao anunciar no Google, é possível direcionar sua publicidade para determinadas regiões. Pode ser por bairro (raio de quilometragem), cidade, estado ou país. Dessa forma, poderá definir com maior precisão o local para os quais os seus anúncios serão exibidos.

  • Segmentação por público-alvo: quando oferecemos algum produto ou serviço, o ideal é direcionarmos essa comunicação para quem realmente tem potencial de se tornar um consumidor, certo? Quem anuncia no Google Ads tem essa opção. É por isso que exibir anúncios somente para o público certo é uma das principais e mais poderosas estratégias dentro do Marketing Digital.

  • Flexibilidade de investimento: criar uma conta no Google Ads é gratuito. Ao desenvolver uma campanha, não existe um valor mínimo de investimento. Portanto, o orçamento é flexível para caber dentro do seu bolso e da sua disponibilidade financeira.

  • Conectividade 24h: diferente dos estabelecimentos físicos que têm horário para abrir e fechar, o ambiente online não possui essa limitação. Por isso, dependendo da sua estratégia, o seu anúncio pode ser veiculado 24 horas por dia. Sem falar que o usuário consegue obter informações no seu site a todo momento.

  • Retorno rápido: se você tem necessidade de vender rapidamente, investir no Google Ads é a melhor opção. Afinal, assim que o seu anúncio estiver no ar, você já pode estar criando novas oportunidades de vendas. Caso sua campanha esteja bem configurada, com estratégias definidas, a chance de você vender em pouco tempo é bem grande.
  • Mensuração dos resultados: no Google Ads, você consegue visualizar quantos cliques e quantas conversões a sua campanha teve, além de conseguir informações sobre o perfil do seu consumidor.  Esses dados ajudam a tomar decisões mais estratégicas para aumentar suas vendas. Difinitivamente é uma das funções mais importantes.

O QUE É PRECISO FAZER PARA ANUNCIAR NO GOOGLE?

Ao mesmo tempo que anunciar no Google pode ter inúmeras vantagens, se está pensando em seguir essa estratégia, existem algumas reflexões interessantes para se pensar antes de começar a sua jornada.

  • O que você oferece?
    Você tem produtos ou serviços para anunciar? As pessoas buscam pelo que oferece na internet? 
  • Você tem dinheiro para investir?
    Como dito anteriormente, o valor para investir é flexível, porém é necessário que tenha consciência que ele influencia diretamente no desempenho das suas publicidades.
  • Você conhece seu público-alvo?
    Para quem você vai anunciar? Pode ser que esteja começando agora e não saiba muitas informações sobre o perfil do seu potencial comprador. É necessário que faça testes até conseguir coletar algumas informações sobre a sua persona. 
  • Você conhece minimamente a ferramenta Google Ads?
    O ideal para começar a anunciar no Google é que você estude, pelo menos um pouco, sobre a ferramenta Google Ads. Logo, entender como ela funciona, por mais básico que seja o seu conhecimento, te dará uma vantagem com relação a quem cria uma campanha sem saber nada.

COMO ANUNCIAR NO GOOGLE ADS PASSO A PASSO

  • Para onde os seus anúncios serão direcionados?
    A princípio, se você tem um site, muito provavelmente as suas campanhas levarão o usuário até a sua página. O seu site está preparado para isso? Ele possui informações claras? O usuário deseja encontrar um site bem estruturado. Portato, se ele clicar no seu anúncio e encontrar uma página mal feita, as suas chances de conversão diminuem muito.

  • Você não tem um site?
    Empresários que não possuem site podem anunciar no Google também. De antemão, é claro que ter uma página online é o mais indicado, mas não é necessariamente obrigatório. Nesse caso, você poderá criar uma campanha com objetivo de chamada.

COMO CRIAR UMA CONTA NO GOOGLE ADS – TUTORIAL

Ao passo que você já conheceu a ferramenta na teoria, é hora de aprender como criar a sua conta no Google Ads na prática.

Primeiramente, para criar efetivamente a sua conta, é preciso também criar uma campanha durante o processo. Fique tranquilo, pois você poderá desativar essa campanha a qualquer momento e ela nem chegará a ser divulgada. É apenas parte do procedimento. 

1. O primeiro passo é ter um conta no Gmail. Você pode criá-la gratuitamente através deste link.

2. Após a criação do seu e-mail no Gmail, ou se já tiver um cadastro, acesse o Google Ads.

Clique em “Começar agora”.

3. Se já estiver logado no seu Gmail, aparecerá a tela abaixo. Caso não apareça, abrirá uma página para que logue antes. Após inserir os seus dados, cairá na mesma página:

como criar uma conta no google ads

Escolha sua principal meta de publicidade e clique em “Próximo”.

Obs.: para este exemplo, escolhi a opção: “Gerar mais inscrições ou vendas para o meu site”.

4. Posteriormente solicitará o nome e o site da sua empresa. Preencha de acordo com as suas informações e vá em “Próximo”:

como criar uma conta no google ads

Caso não tenha um site, você pode colocar o link do seu Instagram ou da sua Fanpage. Por hora, isso pode ser suficiente.

5. Será direcionado para a página “Onde estão seus clientes”.

Como a criação desta campanha é apenas para abrir sua conta do Google Ads, pode selecionar o Brasil inteiro. Depois, clique em “Próxima”:

como criar uma conta no google ads

6. No próximo passo você deve escolher temas de palavra-chave. As palavras-chave são os termos que os usuários digitam no Google para buscar o seu produto ou serviço. Neste momento, a inclusão dessas palavras não é relevante, pois essa campanha não será veiculada, já que estamos apenas focando na criação da conta Google Ads. Portanto, escolha alguma opção e vá em “Próxima”:

como criar uma conta no google ads

CRIANDO UM ANÚNCIO

1. Posteriormente deverá criar um anúncio. Não se preocupe em colocar informações verdadeiras. Isso porque nós excluiremos essa campanha após a criação da conta.

como criar uma conta no google ads

2. Defina o seu orçamento. Escolha qualquer uma das opções e clique em “Próxima”.

como criar uma conta no google ads

3. Na próxima etapa, será direcionado para a página “Revise as Configurações da sua campanha”. Siga e vá em “Próxima”.

DEFININDO CONFIGURAÇÕES DE PAGAMENTO

1. A página sobre “Confirmar informações de pagamento”, precisa ser preenchida de forma correta.

como criar uma conta no google ads

como criar uma conta no google ads

  • Escolha o país em que fará os anúncios;

  • Caso tenha um código promocional, insira no campo indicado;

  • Escolha o tipo de conta: se for pessoa física, escolha essa opção. Caso seja pessoa jurídica, opte por esta. Em seguida, preencha com os dados necessários e de forma verdadeira;

  • Em formas de pagamento, inicialmente eu te aconselho a optar por “Pagamentos manuais”. Dessa forma, você terá mais controle do seu investimento. Ao selecioná-la, escolha um valor qualquer que seria investido na campanha que acabou de criar. Como será excluída, não é necessário um valor real. Selecione Boleto bancário.” O Google irá gerar um boleto nesse valor. Não é necessário realizar o pagamento. Clique em “Enviar”.

2. Como não queremos que esta campanha vá para o ar, clique em “Concluir”.

OBS: Caso você queira que o anúncio seja veiculado, faça o download do boleto e pague. Ou seja, ele só será ativado quando o pagamento for confirmado e a campanha for aprovada. Portanto,  se quiser que a sua campanha rode, terá que pagar.

como criar uma conta no google ads

3. Sua conta foi criada.

EXCLUINDO SUA CAMPANHA 

Por fim, como foi obrigatório a criação de uma campanha para criar sua conta no Google Ads, vou ensinar o passo a passo para excluí-la.

1. Vá em “Explorar campanha”.

como criar uma conta no google ads

2. A conta que você abrirá é uma versão Express da ferramenta, muito mais simplificada. O ideal é ir para a versão profissional. Para isso, clique em “Configurações” e “Alternar para o modo Especialista”. Concorde e clique novamente nesta opção.

como criar uma conta no google ads

3. Agora você está com a versão completa da ferramenta. Precisamos excluir a campanha teste que tivemos que fazer para a criação da conta. Clique no quadradinho para selecionar a campanha, vá em “Editar”, “Remover” e “Confirmar”.

como criar uma conta no google ads

como criar uma conta no google ads

4. Conta criada e campanha removida!

COMO GERENCIAR TODAS AS SUAS CONTAS DO GOOGLE ADS EM UM SÓ LUGAR

Assim como existem profissionais que só precisam gerenciar uma única conta, existem aqueles que possuem outras necessidades. E se você precisar criar mais do que uma conta no Google Ads. Será que isso é possível?

Sim! O Google permite a criação de até 20 contas no mesmo endereço de e-mail.

Muito provavelmente, se você tem essa necessidade, você é um profissional de Marketing Digital autônomo ou uma agência de publicidade e precisa gerenciar ou até mesmo criar contas de clientes. 

Logo, sabe o trabalho que daria ter que ficar entrando e saindo de cada conta para otimizar e fazer qualquer alteração, além de ter todas as senhas e logins de cada clientes. 

Pensando nisso, para facilitar a vida de quem precisa gerir mais do que uma conta, o próprio Google criou uma ferramenta: a Conta de Administrador do Google. Antigamente era conhecida como MCC (Minha Central de Cliente). Esta plataforma é gratuita e serve para simplificar e organizar o trabalho desses profisisionais. 

A plataforma ajuda na administração de múltiplas contas, tornando desnecessário entrar e sair das mesmas, pois as informações estão todas unificadas em um só local. Sendo assim, o seu formato permite visualizar o desempenho de cada conta, o que facilita no entendimento do que está funcionado e do que não está.

Por fim, para ter acesso a essa ferramenta, é necessário que você crie uma Conta de Administrador.

Temos um artigo completo sobre isso, que ensina o que é e o passo a passo para criar a sua.

MCC: COMO CRIAR UMA CONTA DE ADMINISTRADOR NO GOOGLE ADS

CONCLUSÃO

Criar uma conta no Google Ads não é nenhum bicho de sete cabeças, muito pelo contrário, é relativamente simples. Aliás, o grande segredo está no quanto você conhece o seu público e o seu mercado para configurar sua campanha de maneira correta.

Saber criar e direcionar adequadamente os seus anúncios é uma estratégia muito poderosa para quem busca vender mais. Afinal, a plataforma Google Ads dispõe de segmentações e ferramentas complementares que ajudam na profissionalização da sua publicidade.

Unir estratégias de segmentação (local, público-alvo, data e hora), mensuração de resultados (Google Analytics), organização de informações (Conta de Administrador, caso tenha mais de uma conta), é um potencializador para que você crie, cada vez mais, campanhas assertivas e passe a vender todos os dias no Google.

Você, que vende um produto ou um serviço, que tem loja física e ainda não anuncia na internet, saiba que está perdendo uma excelente oportunidade de crescimento. Ou seja, deve acompanhar a tendência dos usuários que, cada vez mais, estão comprando pela internet.

Espero que, caso você faça parte do grupo de empresários que ainda não estão no Google, comece a elaborar agora o projeto de incluir a sua marca no ambiente digital.

Com este artigo, você aprendeu o que é necessário para ter uma conta no Google Ads e como criá-la. Logo, você já está apto para dar o primeiro passo e começar a vender no Google o quanto antes.

Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto abordado neste texto, deixe sua pergunta no comentário abaixo. Vou respondê-la em breve. Até mais!

Adriano Gianini

Adriano Gianini

Adriano Gianini é um dos Maiores Especialistas e Produtores de Conteúdo sobre Google Ads no Brasil. Seu canal do YouTube oferece conteúdos gratuitos que têm ajudado milhares de pessoas a anunciarem no Google de forma inteligente. Acredita que Marketing é uma construção e que, por isso, toda empresa bem direcionada pode traçar uma estratégia de vendas campeã no Google.

Aprofunde seu conhecimento com os artigos abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mensagem enviada com sucesso!

Logo retornaremos o seu contato.