MCC (MINHA CENTRAL DE CLIENTES): TUDO SOBRE A CONTA DE ADMINISTRADOR DO GOOGLE ADS

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email
Share on telegram
Share on linkedin
Share on twitter
Share on tumblr

Conta de Administrador do Google Ads: você sabe o que é e como criar uma?

Antigamente, a conta de administrador do Google Ads era conhecida como MCC (Minha Central de Clientes). Ela nada mais é do que uma ferramenta gratuita que o próprio Google disponibiliza aos usuários. Seu objetivo é facilitar a administração de várias contas de clientes diferentes no Google Ads.

Você é de uma agência de publicidade ou um consultor de Marketing Digital? Então, sabe o trabalho que é ter que ficar saindo e entrando de diferentes contas do Google Ads para analisar e otimizar as campanhas dos seus clientes, certo?

Além disso, existe a perda de tempo mudando da conta de um cliente para outra.  E você ainda precisa ter todos os logins e senhas para conseguir acesso em cada uma delas.

Caso você ainda administre contas desta maneira, este artigo vai mudar sua forma de trabalhar. Com a leitura deste texto, você vai compreender como a Conta de Administrador do Google Ads pode facilitar o desenvolvimento dos seus projetos e todos os benefícios que poderá usufruir com a ferramenta.

Se você, assim como eu, é um especialista em Marketing Digital e precisa conduzir campanhas de mais de um cliente, a criação de uma Conta de Administrador é primordial para a sua organização e otimização de tempo.

Vamos lá? Vem comigo!

O QUE É E PARA QUE SERVE A CONTA DE ADMINISTRADOR DO GOOGLE ADS (ANTIGA MCC)?

Um dos grandes desafios para os profissionais de Marketing Digital é: como gerenciar diversas contas, de diferentes clientes e de forma simultânea? Existe essa ferramenta mágica?

Sim, existe! Para facilitar a vida desses profissionais, o Google Ads possui uma ferramenta chamada Conta de Administrador, que já foi conhecida como MCC (Minha Central de Clientes). Essa plataforma permite vincular até 85 mil contas do Google Ads no mesmo login. Ou seja, é uma maneira de gerenciar todas as contas de seus clientes em um só lugar.

O processo de entrar e sair de contas e de gerar relatórios distintos, demanda muito tempo e trabalho. A ferramenta é uma forma eficaz de otimização nesses aspectos. Os usuários que possuem a Conta de Administrador conseguem visualizar facilmente todas as contas, as estatísticas de desempenho e gerar relatórios de comparação em um local centralizado.

Além disso, a ferramenta permite que você modifique as campanhas dos seus clientes. Não é necessário logar no Google Ads para aprimorar campanhas e anúncios.

A plataforma é disponibilizada pelo próprio Google e é totalmente gratuita. Ou seja, é uma solução prática e viável para todo profissional de tráfego pago.

POR QUE VOCÊ NÃO DEVE CRIAR CAMPANHAS DE DIFERENTES CLIENTES EM UMA ÚNICA CONTA NO GOOGLE ADS?

Muitas das empresas que poderão te contratar para gerenciar campanhas e anúncios provavelmente já possuem contas no Google Ads. Essas contas já possuem inteligência, possuem relatórios e métricas.

Se, a partir da sua contratação, você passar a utilizar sua própria conta Google Ads e criar novas campanhas para essas empresa a partir da sua conta, você não terá a inteligência adquirida no Google Ads pela empresa até então.

Inclusive, a sua conta não terá inteligência individual para cada cliente, ela será muito ampla e genérica, já que você cria campanhas para públicos diferentes.

E o que isso pode influenciar na prática? Dificilmente você poderá criar publicidade com lances inteligentes, pois a inteligência utilizada nas campanhas é a nível de conta. Os lances terão que ser manuais, o que consome tempo e dificulta a evolução das campanhas.

Caso você seja contratado e tenha que iniciar o Marketing Digital da empresa do zero, também não é uma boa ideia criar as campanhas através da sua conta Google Ads.

COMO CRIAR CAMPANHAS PASSO A PASSO NO GOOGLE ADS

Além de estar perdendo inteligência de conta para o seu cliente, você tira a independência dele. Eventualmente, se ele quiser acompanhar a campanha ou, até mesmo encerrar o seu contrato, a empresa não terá nenhum acesso ao que já foi feito.

No caso das agências, um dos pré-requisitos básicos para conseguir se tornar uma empresa partner do Google é ter uma conta de administrador.

Portanto, se você é um profissional de Marketing Digital, se presta serviços nessa temática, possui uma agência, é consultor, enfim, se precisa administrar múltiplas contas do Google Ads: você pode e deve criar uma Conta de Administrador do Google (antiga MCC). Vai te ajudar e muito!

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DE UTILIZAR A CONTA DE ADMINISTRADOR DO GOOGLE?

Veja abaixo diversas vantagens em administrar contas do Google Ads por meio de uma Conta de Administrador:

  • Otimização de tempo;
  • Compilação de todas as contas em um só login;
  • Painel geral com informações de fácil compreensão;
  • Geração de faturamento separado por cada cliente;
  • Facilidade para vincular e desvincular quantas contas quiser;
  • Gerenciar campanhas sem a necessidade de entrar em conta Google Ads;
  • Acompanhar o desempenho e relatórios de diversas contas de forma prática.

Além das vantagens citadas acima, a Conta de Administrador também é extremamente segura. Para que um prestador de serviço consiga acesso aos dados do Google Ads, é necessário uma autorização por parte da empresa contratante. Veremos como funciona mais a frente.

Também é possível incluir outros usuários à ferramenta e limitar acesso de acordo com a função de cada um. Ou seja, você pode escolher quais informações ficarão disponíveis para cada usuário.

Outro grande benefício de utilizar essa plataforma é a autonomia que você proporcionará para a empresa. Assim, da mesma forma que você pode desvincular uma conta Google Ads da sua Conta de Administrador, o seu cliente também pode fazer essa ação.

Vamos considerar que um dos seus contratos encerrou e você não presta mais serviços para aquele determinado cliente. Se, por alguma razão, você não desvincular a conta dele, ele poderá fazê-lo sem perder nada do que foi feito enquanto você o assessorava.

Já está convencido das vantagens e quer saber como ter a sua Conta de Administrador? Se sim, siga comigo!

COMO CRIAR UMA CONTA DE ADMINISTRADOR NO GOOGLE ADS PASSO A PASSO

O único requisito para conseguir criar uma Conta de Administrador é ter uma conta Gmail.

Acompanhe o passo a passo de como criar a sua:

  1. Acesse este link e clique em “Crie uma conta de administrador”;
    conta de administrador do google ads
  2. Em seguida, logue em sua conta Gmail. Você será direcionado para esta página:
    conta de administrador do google ads

Dica: na escolha do nome da conta, coloque aquele que represente a sua empresa. Quando você solicitar o acesso a conta de algum cliente, é este nome que aparecerá para ele.

Preencha os demais dados de acordo com os seus objetivos e características de localização, fuso horário e faturamento. Clique em “Enviar”.

  1. Pronto, a sua conta foi criada. Você será direcionado para outra página. Vá em “Explorar sua conta” para o próximo passo.
    conta de administrador do google ads

VINCULANDO UMA CONTA GOOGLE ADS JÁ EXISTENTE Á SUA CONTA DE ADMINISTRADOR

Agora que você já aprendeu a fazer a sua conta, é hora de entender como incluir contas do Google Ads na sua ferramenta de Administrador.

Como você ainda não possui nenhuma conta vinculada, a página inicial não terá gráficos, não terá análises e as demais informações.

Vamos ao passo a passo para a inclusão das contas:

  1. Clique em “Contas” no canto esquerdo da página inicial;
    como criar uma conta de administrador do google ads
  2. A seguir, clique no botão sinalizando o símbolo de “Mais”. Selecione a opção “Vincular conta existente”;
    como criar uma conta de administrador do google ads
  3. Depois, basta você incluir os IDs dos clientes no espaço fornecido e enviar a solicitação.
    como criar uma conta de administrador do google ads

O ID de cliente é um número exclusivo usado para identificar cada conta do Google Ads. Dentro de cada conta é possível encontrar esse número, que é composto por 10 caracteres.

Após o envio da solicitação, o seu cliente precisará entrar na conta Google Ads e aceitar o seu acesso. Ou seja, até esse processo acontecer, a sua solicitação estará com status “pendente”. Portanto, você só conseguirá gerenciar outras contas quando seu cliente aprovar a solicitação.

CONCLUSÃO

Espero que você tenha compreendido como a Conta de Administrador do Google pode facilitar a organização de quem trabalha com Marketing Digital e precisa gerenciar mais do que uma conta do Google Ads.

É importante ressaltar que p termo Conta de Administrador é recente; antes, era conhecido como MCC (Minha Central de Clientes).

Você é prestador de serviço da área e ainda não gerencia suas múltiplas contas com a Conta de Administrador? Se sim, saiba que está, literalmente, perdendo tempo e diversas outras vantagens que a ferramenta proporcionará.

Ao longo deste artigo, mostrei o que é, para o que serve e como criar a sua conta. Então, para você que deseja trabalhar com Marketing Digital de forma mais profissional, mais organizada e otimizar o seu tempo para desenvolver melhores resultados, saber administrar essas contas em um só lugar é fundamental.

Não perca mais tempo entrando e saindo de cada uma das contas que precisa gerenciar. Chega de desgaste gerenciando todos os relatórios de forma separada. Ou seja: crie uma conta de administrador no Google Ads. A ferramenta é ideal para você.

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário logo abaixo, ficarei feliz em esclarecê-la. Até a próxima.

Adriano Gianini

Adriano Gianini

Adriano Gianini é um dos Maiores Especialistas e Produtores de Conteúdo sobre Google Ads no Brasil. Seu canal do YouTube oferece conteúdos gratuitos que têm ajudado milhares de pessoas a anunciarem no Google de forma inteligente. Acredita que Marketing é uma construção e que, por isso, toda empresa bem direcionada pode traçar uma estratégia de vendas campeã no Google.

Aprofunde seu conhecimento com os artigos abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mensagem enviada com sucesso!

Logo retornaremos o seu contato.