O MARKETING DIGITAL NÃO FUNCIONA OU É VOCÊ QUE NÃO SABE CONSTRUÍ-LO?

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Você já desistiu de campanhas e anúncios no Google Ads que não deram o resultado que você esperava?

Já se questionou se o Marketing Digital realmente funciona para o seu negócio?

Se a sua resposta foi positiva para alguma ou todas as perguntas acima, você precisa ler este artigo até o final.

O Marketing é fundamental para o crescimento e sustentação de uma empresa. É um dos pilares que mantém de pé todo tipo de negócio, seja ele de pequeno ou grande porte. 

Mas, afinal, o que é o Marketing? É basicamente um conjunto de estratégias, técnicas e ações, com objetivo de vender de forma eficiente e eficaz. É através dele que se define processos de:

  • comunicação com seu público;
  • relacionamento com clientes;
  • ofertas e promoções;
  • estratégias para agregar valor à sua marca.

Para que uma empresa seja bem sucedida, ela precisa ser vista pelo seu público. Ela precisa ser conhecida. E é através do Marketing que surgem as estratégias para mostrar, da melhor forma, o que você tem a oferecer. Além disso, é o Marketing que se preocupa em cuidar da imagem da marca ou empresa. É ele que cria ações para melhorar a satisfação dos clientes. E é com ele que são definidos caminhos para gerar novas vendas, novos leads.

Toda essa série de ações tem como objetivo mostrar e ressaltar o valor da sua empresa para o seu público. No entanto, para que você obtenha sucesso nessas ações e gere bons resultados, é necessário um bom e detalhado planejamento, muito controle, persistência e elaboração de vários testes.

E isso não acontece da noite para o dia.

Prossiga esta leitura para entender de forma clara e objetiva o por quê defendo a ideia de que você deve persistir no Marketing Digital e o motivo pelo qual acredito que ele é uma construção. Vou te mostrar que Marketing é um trabalho contínuo, de muito estudo, muita persistência e execução de testes para que dê resultados.

Se você deseja aumentar significativamente suas vendas, precisa entender que Marketing é uma construção diária. Vamos lá?  

 

MARKETING REALMENTE TRAZ RESULTADOS?

Ao longo dos meus anos como especialista de Marketing Digital, recebo muitas mensagens de alunos e estudantes — que também são empresários — dizendo que usam Marketing em suas empresas para fazer anúncios, porém não conseguem geram vendas; ou que recebem cliques, mas não convertem. 

Esse tipo de situação é muito frequente e muito comum. Infelizmente, diante de resultados negativos, muitas pessoas acabam desistindo, pois acreditam que anunciar no Google, por exemplo, não é para o seu negócio.

E é justamente para você, que tem esse tipo de pensamento, que eu escrevi esse artigo. Algo muito importante que você tem que ter em mente é o seguinte: Marketing é uma construção. Absorva bem essa informação. Marketing não é somente fazer campanhas, não é um recurso secreto e mágico, não é apenas anúncios e não é palavra-chave, o Marketing engloba muito mais do que isso.

É através dele que um negócio pode crescer. Ele é o caminho para fazer uma empresa que vende pouco, passar a vender muito.

Sabe aquela empresa extremamente bem-sucedida que você sonha em se tornar? Pois é, ela começou com um alicerce. Tem muita gente que cria anúncios e acha que vai gerar inúmeras vendas, mas nem sequer preparou este alicerce. Nos últimos anos eu tive contato com diversas empresas que anunciam no Google Ads, todas as que vendem muito — sem exceção — começaram construindo o Marketing.

 

COMO CONSTRUIR O MARKETING DA SUA EMPRESA

Nesta altura do artigo, você pode estar se perguntando: mas o que seria realmente essa construção? Pois bem, Marketing não é só criar campanhas esporádicas e, se não der certo, você desiste. Se seus anúncios não performam da forma que você gostaria, a solução não é parar. É necessário ter persistência, fazer testes, até que as suas campanhas gerem bons resultados.

Marketing é um processo contínuo. Você nunca vai parar de fazê-lo sempre terá algo a melhorar.

Pode ser que em algum momento você encontre uma forma melhor para definir sua persona. Talvez definir melhor suas estratégias de ofertas, ou quem sabe atualizar o seu site e criar páginas novas. Melhorar o seu atendimento, buscar novos diferenciais para o seu produto ou serviço. Estudar a concorrência… enfim, sempre existirá algum ponto que você possa melhorar com as estratégias de Marketing bem definidas.

Saiba que não existe uma única receita para fazer Marketing bem feito, o que funciona para você, pode não funcionar para outros, mas o principal pensamento é: se você decide realmente fazer essa construção, não pode nem cogitar a ideia de desistir quando um anúncio dá errado.

Mesmo eu – com toda minha bagagem e experiência em Marketing Digital – já cometi diversos erros. O que eu quero que você entenda é que, não importa se está começando agora ou se já tem 10 anos de experiência: você vai errar e isso é absolutamente normal. Se você tem algo para vender, é preciso que você entenda e compreenda o seu público-alvo, como se comunicar com ele, como ele se comporta. Tudo isso faz parte de um processo a ser construído.

 

VOCÊ É O QUE VOCÊ TOLERA

A grande verdade é que você vende exatamente o que tolera, você tem os resultados que tolera. E neste momento você vai me questionar: “Como você pode falar que eu estou vendendo o quanto quero? Se eu pudesse escolher, estaria vendendo 10 vezes mais.”

Será que isso é verdade? Vou te provar que não.

Você tolera os resultados que tem quando estuda 30 minutos por semana, sabendo que os seus concorrentes estudam 1 hora por dia. Você tolera os resultados que tem quando não se dedica o suficiente para se tornar melhor no que oferece. Você tolera os resultados quando os seus clientes pedem por coisas que você poderia fazer, mas não faz. 

Isso torna você estático nos negócios, torna você tolerante a resultados ruins ou medianos. Quando você tolera qualquer resultado e desiste das suas campanhas, dos seus anúncios que não estão dando certo, você não está apenas desistindo do Marketing. Você está desistindo de si próprio, da sua empresa, dos seus sonhos.

Com certeza existem outras pessoas passando pelo mesmo problema que você ou até situações piores. É a forma como você encara esses obstáculos fará toda a diferença nos seus resultados. Um dos grandes segredos de empresas bem-sucedidas e que vendem muito é: não desistir, é ter o pensamento de não tolerar resultados ruins.

Toda vez que abro as inscrições do meu curso pago — Máquina de Tráfego e Conversão —, tenho sempre conjuntos de estratégias que deram certo e as que deram errado. Eu aprendo com as duas. Todo bom resultado é reflexo de uma construção, de tentativas diárias, de acertos e erros.

Lembro até hoje quando comemorei os primeiros 500 inscritos do meu canal do YouTube. Após diversas estratégias que foram positivas e negativas, ações, estudos, dedicação e muito trabalho, hoje já tenho mais de 60 mil pessoas inscritas. E esse resultado só foi possível porque eu aprendi com meus erros, fiz inúmeros testes e persisti no que deu certo.

 

AVANCE NOS ESTUDOS SOBRE MARKETING DIGITAL

Eu vivo todos os dias essa construção de Marketing. Então conte comigo para te auxiliar nesse percurso. Tenho uma série de conteúdos gratuitos que podem e vão te ajudar a despertar pensamentos mais estratégicos, para que você consiga pôr em prática na sua empresa e, pouco a pouco, consolidar o seu Marketing.

Abaixo estão as principais indicações de conteúdos que eu acredito que possam te ajudar nessa jornada:

Canal do Youtubeencontre centenas de vídeos sobre Marketing Digital e Google Ads que vão te mostrar o passo a passo para construir o seu Marketing; 

– Curso de Google Ads: aprenda a anunciar o seu produto ou serviço no Google Ads e o passo a passo para criar a sua primeira campanha. 

Além destes conteúdos gratuitos, também sou criador do Máquina de Tráfego e Conversão. O Máquina é um treinamento completo, que não só irá te ajudar a vender todos os dias no Google, mas também a construir uma mentalidade de empresário e entender a fundo como aplicar a estratégia de Marketing Digital. As inscrições deste curso são abertas algumas vezes ao ano. Clicando aqui você poderá entrar para a lista de espera.

 

CONCLUSÃO

Após esta leitura, espero que você tenha entendido a importância de um Marketing bem construído para o sucesso da sua empresa. Deixo aqui uma auto reflexão: se questione. Essas perguntas vão te levar para algum caminho. 

Pergunte-se:

Por que isso não funciona para mim?
O que eu ainda não fiz, que eu poderia fazer?
Quais os pontos que posso tentar melhorar?
O que posso fazer de novidade?
O que eu ainda não testei?
O que eu posso aprender com meus erros?

Essas são perguntas possibilitadoras, que podem te trazer novos experimentos e soluções.

Enquanto você acreditar que simplesmente criar uma campanha, criar um anúncio, será o suficiente para atingir seus objetivos como empresa, você não terá os resultados desejados. 

Com este texto, espero que você tenha adquirido a consciência de que Marketing é algo muito mais amplo e que se dedique realmente a ele. Assim, você vai virar o jogo e criar possibilidades para gerar cada vez mais vendas. A partir do momento que você começar a construir o seu Marketing, não existe mais ‘não funciona’ ou ‘não vai dar certo’. Com análises, estratégias e dedicação, o momento de bons resultados virá. 

Não é um botão que vai fazer o seu negócio decolar e crescer, mas sim um conjuntos de estratégias que, unidas, constroem um Marketing eficaz.

Se você ainda ficou com alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários. Até o próximo artigo!

Adriano Gianini

Adriano Gianini

Adriano Gianini é um dos Maiores Especialistas e Produtores de Conteúdo sobre Google Ads no Brasil. Seu canal do YouTube oferece conteúdos gratuitos que têm ajudado milhares de pessoas a anunciarem no Google de forma inteligente. Acredita que Marketing é uma construção e que, por isso, toda empresa bem direcionada pode traçar uma estratégia de vendas campeã no Google.

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