CERTIFICADO GOOGLE ADS: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA TIRAR O SEU

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Para entender a importância do Certificado Google Ads, é preciso entender primeiro a importância do próprio Google, a plataforma de anúncios do Google.  Uma ferramenta indispensável para a construção e aplicação de estratégias digitais de empresas que precisam vender na internet.

Através deste recurso, empresários e empreendedores virtuais lançam e gerenciam suas campanhas de marketing e publicidade, a fim de atrair visibilidade para dentro do seu negócio.

Você com certeza já fez pesquisas na internet sobre qualquer tema e obteve resultados, certo? Grande parte desses resultados são anúncios criados pela ferramenta Google Ads.

Os anúncios criados por empresas através do Google Ads aparecem, normalmente, no início e no final da página de pesquisa e exibem a palavra “Anúncio” antes do endereço do site.

certificado google ads

Hoje em dia, com a internet sendo a principal ferramenta de pesquisa e compra por parte de dos consumidores, quem não quer aparecer no Google, certo? Principalmente na primeira página de busca. Afinal, é o maior buscador do mundo.

Para ter sucesso em seus anúncios, saber trabalhar corretamente com tudo aquilo que o Google oferece é um dos pontapés iniciais para obter melhores resultados.

Alguns fatores são essenciais para ajudar quem quer melhorar sua posição no Google, e é aí que o Certificado de Google Ads entra na jogada. Se você é profissional de Marketing Digital ou está pretendendo se tornar um, sabe o peso que um certificado Google traz para o seu currículo. Se não sabe, vou te explicar no decorrer deste artigo.

O reconhecimento do uso profissional da ferramenta é essencial para desenvolver campanhas de qualidade e ganhar espaço no mercado. Com a certificação, você é reconhecido mundialmente pelo Google como especialista em Google Ads. A certificação é uma qualificação profissional que eles entregam aos usuários que demonstram proficiência na ferramenta.

A seguir, saiba mais detalhes sobre o que é a Certificação Google Ads, o que fazer para conquistar a sua e outras informações importantes sobre a prova e vantagens da certificação. 

 

O que é a Certificação Google Ads?

São avaliações que foram desenvolvidas para testar conhecimentos sobre o uso das redes de publicidade do Google Ads e das práticas de publicidade online da ferramenta. 

A finalidade é basicamente comprovar ou não as habilidades do usuário com a plataforma — e quem faz isso é o próprio Google, a maior autoridade no assunto. Isso dá um peso enorme à certificação Google Ads para profissionais de Marketing que desejam atuar como Analistas ou Gestores de Tráfego, por exemplo. 

 

Tipos de Certificação Google Ads

No total, são quatro certificações existentes. Confira abaixo a descrição e as competências que você precisará ter para conseguir cada uma das certificações:

  • Rede de Pesquisa: testará seus conhecimentos sobre a criação e otimização de campanhas de pesquisa do Google. Para receber a certificação, os usuários devem mostrar a capacidade de usar soluções automatizadas, como os Lances inteligentes e as soluções de públicos-alvo, para melhorar o desempenho de campanhas e, dessa forma, alcançar determinados objetivos de marketing.
  • Display: analisará sua capacidade de usar campanhas de display do Google para conseguir resultados que geram o máximo de retorno sobre o investimento na publicidade em display. Para receber a certificação, os usuários devem demonstrar habilidade em desenvolver estratégias e campanhas de display eficientes para alcançar metas de marketing específicas.
  • Vídeo: avaliará sua habilidade para conseguir resultados com as soluções de publicidade em vídeo do YouTube e do Google. Para receber o certificado, os usuários devem demonstrar que sabem como contar histórias marcantes no YouTube com o objetivo de alcançar vários clientes em potencial ao longo de toda a jornada de compra.
  • Shopping: testará suas competências em otimizar anúncios do Shopping para comprovar sua proficiência. Os usuários certificados também demonstram que sabem como criar e otimizar campanhas do Shopping que maximizam o alcance e as conversões.

 

Quais são as vantagens de tirar as Certificações Google Ads? 

Como já mencionei, as certificações Google Ads demonstram para o mercado de trabalho que você é uma autoridade na ferramenta e está apto a criar campanhas usando as redes de publicidade do Google. 

A seguir, veja algumas outras vantagens das Certificações, tanto para pessoas físicas, quanto para empresas.

  • PESSOA FÍSICA

Para profissionais da área, a certificação é como uma medalha: você pode exibi-la em seu currículo, mostrando suas competências. Com ele você ganha credibilidade, conhecimento e habilidades em um nicho especializado. No meio de uma multidão de currículos, destaca-se muito quem consegue provar que possui as especialidades certas. Ou seja, quem possui o Certificado.

  • PESSOA JURÍDICA

Já para as empresas, ter o certificado não apenas as diferencia das demais, como também traz vantagens que compensam cada minuto investido. Antes de tudo, a organização precisa possuir o selo do Google Partners. Estabelecer parceria com o Google traz uma série de benefícios para a empresa, são eles:

  • Divulgação do selo Google Partners, ganhando credibilidade e atraindo novos clientes;
  • Acesso a conteúdos exclusivos;
  • Suporte para melhorar estratégias;
  • Disponibilização de marketplace;
  • Possibilidade de premiações;
  • Mais qualidade nos anúncios;
  • Descontos nas contratações anuais;

Além de todas essas razões, o Certificado Google Ads faz com que o profissional esteja sempre atualizado. Isso acontece porque a manter a certificação exige a realização da prova a cada ano. Ou seja, você sempre estará atualizado sobre as novidades e recursos da ferramenta.

O Certificado e selo Google Partners são forma das empresas e agências saberem que você – profissional autônomo ou Pessoa Jurídica – é competente e capaz de gerenciar campanhas para os padrões elevados do Google.

 

Certificado Google Ads: como tirar o seu

Informações sobre a prova

  • Todas as provas são onlines e totalmente gratuitas;
  • Não é necessário responder nenhum exame anterior para ter acesso às provas avançadas;
  • Não é obrigatório tirar todos os certificados oferecidos pelo Google, é possível optar por qualquer um dos certificados disponíveis;
  • Para conseguir tirar seu certificado, é necessário acertar pelo menos 80% das respostas;
  • Todas as provas têm 1h15 de duração;
  • O Certificado é válido por 1 ano;
  • Caso você não passe de primeira, não tem problema, após 24h o exame será liberado novamente;
  • As provas têm, em média, 50 questões cada.

Como fazer a sua conta na Skillshop

As provas são realizadas na plataforma Skillshop, do Google.

Vamos ao passo a passo:

  • Acesse o site Skillshop e inscreva-se;
  • Depois, crie o seu acesso a partir de uma Conta Google;
  • Após a criação da sua conta, acesse a plataforma e escolha a prova que irá realizar.

Aprovação na prova

Para ser aprovado em qualquer uma das provas, você precisa acertar pelo menos 80% das questões.

Já para as empresas, é necessário possuir o selo Google Partners. Para garantir o alto padrão do programa, o Google avalia as empresas que podem receber e manter o selo.

Requisitos para adquirir o selo Google Partners:

  • Desempenho da empresa: necessário comprovar um aumento sólido na receita geral de anúncio, além de manter ou ampliar a base de clientes. O Google Partners avalia as contas de cliente vinculadas à sua conta de administrador durante um período de 18 meses e exige pelo menos 12 meses de atividade com gastos na conta de administrador;
  • Gasto: a empresa precisa atender ao requisito de gastos com anúncios de US$10.000 por 90 dias em todas as contas gerenciadas para comprovar que tem uma quantidade considerável de atividades;
  • Certificação: uma empresa precisa ter um usuário certificado em Google Ads com acesso administrativo ou padrão à conta de administrador do Google Ads ou a qualquer conta vinculada à conta de administrador do Google Ads registrada no Google Partners.

Observação: esses requisitos serão atualizados até o final de Junho/2020.

  Após passar por todo esse processo e ingressar no programa Google Partners, sua empresa poderá se qualificar para o status de parceiro do Google, baixar o selo e aplicá-lo no site.

Manutenção da certificação

O certificado é válido por 1 ano. Após esse período, é necessário se submeter novamente a um novo exame para continuar com o título. 

No caso das empresas e o selo Google Partners, a manutenção é totalmente ligada aos requisitos citados acima. Quando deixar de cumprir um ou mais dos respectivos requisitos, a empresa perderá o selo. A empresa terá um tempo razoável para fazer as mudanças e se qualificar novamente para recebê-lo novamente.

 

Dicas de estudo para obter o Certificado Google Ads

Como as provas possuem um alto nível de dificuldade, há cursos que ajudam a entender e dominar o conteúdo necessário. Para quem não pode investir em cursos pagos, existe a possibilidade de estudar online, de graça e com material dado pelo próprio Google.

Além disso, forneço um extenso conteúdo em meus canais digitais que, com certeza, vai te auxiliar nos estudos. Confira:

Curso completo e gratuito de Google Ads; 

Canal Adriano Gianini, no YouTube, com vídeos sobre diversos temas que caem na prova; 

Máquina de Tráfego e Conversão, o meu treinamento completo sobre Google Ads.

 

Como usar o Certificado Google Ads

Depois da aprovação, você precisará divulgar sua certificação. Basta habilitar seu perfil como “público” no Google Academy for Ads e divulgar o link nos canais que você desejar. O LinkedIn é um bom exemplo. O certificado também é disponível para impressão.

Para as empresas, o ideal é aplicar o selo Google Partner no site e reservar uma explicação do que isso significa. Há dois formatos de selo: um que pode ser usado em propriedades on-line (chamado de selo dinâmico) e outro para materiais de marketing impressos (chamado de selo estático).

 

Diferença entre Certificado Google Ads e selo Google Partners

A certificação do Google Ads é um credenciamento profissional que o Google oferece a pessoas com proficiência em aspectos básicos e avançados em Google Ads. Este certificado é para pessoa física.

Já o selo Google Partner, garante que uma empresa – ou seja, uma pessoa jurídica – possua profissionais especializados em Google Ads, as atualizações mais recentes sobre suas soluções e tenha todos os requisitos para ser um parceiro. Em outras palavras, é a forma que o Google demonstra que aquela determinada empresa está apta a oferecer esses serviços com qualidade.

 

Conclusão

Acredito que, depois da leitura deste artigo, você esteja apto a entender a credibilidade que um certificado Google Ads pode dar para você ou para sua empresa. 

Um dos caminhos para reduzir a desconfiança dos prospects e atrair clientes é adquirir o Certificado Google Ads ou Selo Google Partner. sso garante que um profissional/empresa possui o conhecimento necessário para fornecer a seus clientes o melhor serviço do Google Ads.

Então, invista tempo e estudos para conseguir ser um profissional certificado. É um excelente desafio e estratégia para te capacitar e te ajudar a conseguir mais clientes.

Espero que essa leitura tenha esclarecido suas dúvidas sobre o que é, para o que serve e como conseguir tirar seu certificado. Que você consiga entender que um profissional com esta certificação é muito mais competitivo e que isso te estimule e te motive a iniciar agora o projeto: tirar meu certificado Google Ads.

Se você ainda ficou com dúvidas, deixe aqui seu comentário. Abraços.

Adriano Gianini

Adriano Gianini

Adriano Gianini é um dos Maiores Especialistas e Produtores de Conteúdo sobre Google Ads no Brasil. Seu canal do YouTube oferece conteúdos gratuitos que têm ajudado milhares de pessoas a anunciarem no Google de forma inteligente. Acredita que Marketing é uma construção e que, por isso, toda empresa bem direcionada pode traçar uma estratégia de vendas campeã no Google.

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