Publicar um site na internet não o fará aparecer no Google. Há alguns ajustes iniciais e configurações que você deve executar no seu domínio para que isso aconteça. 

A boa notícia é que o processo de adicionar URL ao maior mecanismo de busca da internet é super simples. Após este artigo você conseguirá fazer seu site aparecer no Google e aumentar as chances de atrair novos clientes. Se preferir, você pode assistir ao vídeo sobre esse conteúdo no final dessa página.

ENTRETANTO, AQUI VAI UM AVISO IMPORTANTE PRA VOCÊ QUE ACHA QUE VAI TER O PRÓPRIO SITE NA PRIMEIRA PÁGINA DO GOOGLE DE FORMA FÁCIL. 

Embora o processo de informar ao Google que o seu site existe seja simples, ganhar posições nas primeiras páginas do mecanismo de busca é outro processo bem diferente. É tarefa de um profissional de SEO fazer com que um site seja bem ranqueado (apareça nas primeiras posições). E isso envolve uma série de ações e, principalmente, produção de conteúdo.

Em outro momento escreverei mais sobre SEO e Marketing de Conteúdo, até pra não fugir muito do assunto deste post. Apenas fique ciente que: aparecer no Google é uma coisa. Ganhar as melhores posições é outra completamente distinta, com trabalhos e estratégias distintas também.

Dito isso, veja como eu fiz para que o meu site fosse reconhecido pelo Google. 

 

Aparecer no Google é fundamental para qualquer negócio

Antes de falar sobre a parte prática de colocar a sua URL no Google, quero esclarecer sobre a importância da sua empresa ou negócio possuir uma forte presença online. 

Um estudo realizado pela Hootsuite e We Are Social no início de 2019 levantou os seguintes dados: os brasileiros passam, em média, nove horas diárias conectados à internet. É a partir dessa ferramenta que a nossa população busca informações sobre os mais variados assuntos. Inclusive sobre os produtos e serviços que queiram contratar. 

Dessa forma, estar presente na internet com um site confiável e informativo sobre o seu negócio é imprescindível para que novos clientes possam te achar e contratar o seu serviço. Para se manter dentro da concorrência, essa é definitivamente uma tarefa crucial. 

 

Não adianta aparecer no Google se seu site não é profissional

Mas para aparecer no Google é preciso que você tenha feito a sua lição de casa. E a lição de casa é: o seu site deve ser profissional. 

Seus usuários e potenciais clientes vão te encontrar por meio dos mecanismos de busca (o Google é o mais famoso e importante deles). Se eles entrarem no seu site e se depararem com uma página confusa e que não entrega exatamente aquilo que estão procurando, o que vai acontecer?

Eles simplesmente vão fechar a janela e nunca mais vão voltar ao seu site.

E o pior: eles voltam para a página de busca e clicam no próximo resultado. Se o site do seu concorrente for melhor, dê adeus à sua credibilidade. 

O fato é: as pessoas não confiam em sites amadores. 

Portanto, antes de adicionar uma URL e aparecer no Google é importante que o seu dever de casa tenha sido feito com sucesso. Apresente um site profissional, com informações valiosas sobre o seu produto e serviço. Assim, além de se destacar da sua concorrência, você começa a criar um relacionamento com o seu público — para que lá na frente ele se torne uma venda. 

Leitura complementar: As 4 camadas para avaliar sites como um verdadeiro empresário

Com esse ponto esclarecido, vamos à parte prática para você avisar ao Google que o seu site está pronto para receber visitas e realizar vendas? 

 

Passo 1: Crie um Sitemap 

O sitemap nada mais é do que uma listagem de todos os links que o seu site possui. Calma, não precisa ficar desesperado e nem ter um conhecimento avançado em programação para realizar essa tarefa. Existe uma ferramenta que pode te ajudar a criar esse documento de uma forma simples e rápida. 

O site XML-Sitemaps.com é a ferramenta que eu uso para esses casos. Se o seu site tiver até 500 links, é possível criar um sitemap gratuitamente. Acesse o XML-Sitemap, insira o domínio do seu site e clique em “Start”. 

aparecer no google
Adicione a URL do seu site para gerar um sitemap.xml (Reprodução/Adriano Gianini)

Pronto, o seu sitemap será gerado. A seguir, faça download do arquivo. Essa é a primeira etapa e, agora é hora de partirmos para a próxima: inserir o sitemap no Google Search Console. 

aparecer no google
Faça download do sitemap.xml para adicioná-lo ao Google Search Console (Reprodução/Adriano Gianini)

Passo 2: Insira o Sitemap no Google Search Console

O segundo passo é acessar o Google Search Console (antigo Google Webmaster Tool) para finalmente avisar ao Google de que o seu site existe. Você fará isso ao adicionar a URL do seu site e ao enviar o sitemap. Para acessar a ferramenta, você deve ter uma conta Google. Se não possuir, é possível criar uma rapidamente e de forma gratuita. 

Para que o Google saiba que você é realmente o proprietário da URL que deseja cadastrar é preciso inserir um ficheiro disponibilizado pelo site na raíz do seu domínio. Depois de realizar essa ação e validá-la, você terá a sua propriedade dentro do Search Console.

Clique na sua propriedade, identifique a seção “Sitemap” e envie o arquivo gerado no Passo 1. É importante lembrar: o arquivo sitemap.xml também deve estar na raiz do seu site, certo? Ao submeter o arquivo sitemap.xml ao Google, você estará alertando-o de que o seu site existe. Após a validação do documento, o Google vai começar a indexar todos os links que constam no arquivo.

Conclusão

As suas páginas não vão começar a aparecer no Google de uma hora para a outra. E nem de uma vez. O trabalho é gradual e dentro do Search Console você poderá ver como ele está progredindo. Caso existam erros durante o processo, o Google vai te avisar. Portanto, esteja sempre de olho no Search Console para monitorar o seu site. Para garantir que o seu site estará indexado corretamente e que ele poderá ser ranqueado nas primeiras posições da página de resultados, utilize essa ferramenta para identificar possíveis problemas e ajustes necessários. 

Pronto, agora você está com o seu site cadastrado no Google. O primeiro passo foi dado. O próximo é entender mais sobre as estratégias de SEO e Marketing de Conteúdo para que o seu domínio alcance as primeiras posições na página de buscas do Google. 

Compartilhe nos comentários: o seu site já está com a URL adicionada ao Google? Você já começou a trabalhar em uma estratégia de SEO? 

Aprenda no vídeo abaixo o passo a passo parar adicionar URL e aparecer no Google.


Adriano Gianini
Adriano Gianini

Adriano Gianini é Consultor, Professor, Palestrante e Especialista em Marketing Digital há 10 anos. É também especialista em Tráfego e Conversão, Google Ads, Facebook Ads, Inbound Marketing, Métricas, BI e Negócios.

    1 Response to "Como adicionar URL e aparecer no Google?"

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.