Neste artigo eu vou ensinar a você o passo a passo para criar uma campanha de vídeo no Google Ads. É hora de aprender a como anunciar no YouTube. 

Se você não tem acompanhado os artigos aqui no blog ou os vídeos que eu disponibilizo no meu canal do YouTube, e que formam um Curso completo e gratuito de Google Ads, preciso dar dois avisos para você antes de começarmos. 

Para anunciar no YouTube você precisa:

  • Ter uma conta no Google Ads
  • Ter um canal no YouTube
  • Vincular o seu canal do YouTube à sua conta no Google Ads
  • Fazer upload do seu anúncio em vídeo no seu canal do YouTube

Esses são os pré-requisitos para anunciar no YouTube. Para vincular o seu canal do YouTube à sua conta no Google Ads, basta seguir o passo a passo abaixo.

Sem mais delongas, vamos aprender a como anunciar no YouTube? 

 

Como vincular a sua conta do YouTube ao Google Ads

Entre na sua conta do Google AdWords. Clique na engrenagem indicada na imagem abaixo e, no menu, escolha a opção Contas vinculadas. 

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No exemplo abaixo, eu já tenho uma conta vinculada. Para verificar se você já tem ou vincular um novo canal do YouTube ao Google Ads, clique na opção YouTube.

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Para vincular um novo canal, clique no ícone +, como mostra a imagem abaixo. 

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Em seguida, informe a URL do canal do YouTube que você deseja vincular à sua conta no Google Ads. 

Pronto, o seu canal do YouTube estará listado ao Google Ads. 

 

Como anunciar no Youtube 

Configurando a sua campanha de vídeo no Google Ads

Na página inicial do Google Ads, vá até a seção Campanhas no menu lateral esquerdo. Em seguida, clique no ícone + e em Nova campanha. 

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O próximo passo é definir o tipo de campanha que você deseja criar. Nesse caso, vamos escolher a opção Vídeo.

A seguir, é necessário escolher uma meta de sucesso para a sua campanha de vídeo. As opções são:

  • Consideração de produto e marca
  • Alcance e reconhecimento de marca

Ao oferecer essas duas opções, o Google Ads está dando uma ajuda para você definir a estratégia da sua campanha. Mas também é possível que você tenha a sua própria estratégia, que não seja nenhuma das duas sugeridas pela ferramenta. 

Nesse caso, escolha a opção Criar uma campanha sem metas e, depois, clique em Continuar

Agora é hora de configurar a sua campanha. Defina um nome para ela. Eu costumo indicar entre colchetes o tipo de campanha que estou fazendo, seguido da meta que desejo alcançar com ela e uma descrição genérica. Veja um exemplo: 

Definindo o orçamento da campanha

Em seguida, defina um orçamento para a campanha. Esse é um dos tópicos mais importantes do passo a passo sobre como anunciar no YouTube. No exemplo que estou criando, vou colocar orçamento diário, com um valor médio de R$10. Clique em Método de exibição para definir entre padrão e acelerado. Veja as principais diferenças entre esses métodos: 

  • Padrão: usa o valor médio distribuído ao longo do dia.
  • Acelerado: usa o valor médio de forma acelerada, em poucas horas. 

Escolha a que é melhor para o seu negócio. 

Na próxima seção, você precisa definir datas de início e de término da sua campanha. Se você quiser que ela rode por um tempo específico ou até mesmo programar a campanha para ela ir ao ar em uma data específica, é nesse espaço que você deve configurar essas informações. 

No exemplo abaixo, não vou mexer nessa configuração. Se você colocou uma verba de R$10 por dia e deseja manter a campanha rodando dessa forma até uma data indefinida, sem data para encerrar, não é preciso alterar nada nessa seção. Esse tipo de definição vai ficar mais fácil depois que você medir os resultados da sua primeira campanha e quando estiver mais avançado na jornada de como anunciar no YouTube. 

Escolhendo as redes de anúncio

Em seguida, é preciso configurar as redes em que o seu anúncio vai aparecer. As opções são: 

  • Resultados de pesquisa do YouTube: o seu anúncio vai aparecer nas pesquisas feitas dentro do próprio YouTube, como na imagem abaixo. Se você quiser que o seu anúncio apareça nesse local, deixe essa opção ativada. 

Se você quiser que o seu anúncio apareça nesse local, deixe essa opção ativada nas configurações.

  • Vídeos do YouTube: os anúncios aparecerão para o usuário antes do vídeo que ele escolheu assistir no YouTube.
       
  • Parceiros de vídeo na Rede de Display: os anúncios aparecerão em sites parceiros do Google Ads. 

Pode ser que você pense: vou deixar todas essas opções ativadas para que o meu anúncio apareça em todos os lugares e traga resultados mais rápido. Cuidado: esse pode ser um pensamento de quem está iniciando na arte de como anunciar no YouTube. 

Não necessariamente isso vai acontecer. Se você exibir o seu anúncio em vários lugares, você vai consumir rapidamente toda a sua verba de campanha. Recomendo que você escolha apenas a rede que esteja relacionada de alguma forma à sua estratégia de campanha. 

Por exemplo, se eu quero veicular um anúncio que o usuário não pode pular, não faz sentido escolher a rede de resultados de pesquisa do YouTube. Nesse caso, eu vou escolher apenas a rede de vídeos do YouTube, para que ele veja o meu vídeo antes de começar a assistir o que se propôs.

Para o exemplo que estamos criando, vou deixar todas as opções ativas, mas lembre-se: escolha aquela que faz sentido para a sua estratégia. 

Configurando o idioma da sua campanha

Em Idiomas, coloque Português e Inglês. Você pode pensar: mas estou veiculando meus anúncios para o Brasil! Ainda assim, coloco sempre a opção do Inglês nas minhas campanhas, pois muitas pessoas usam seus navegadores e sites em inglês aqui no Brasil — e o meu objetivo é alcançá-las. 

Por último, você precisa definir a sua estratégia de lance. Se você não sabe o que esse termo significa, sugiro que você leia o artigo que vou deixar aqui embaixo.

LEITURA COMPLEMENTAR: Qual é a melhor estratégia de lances no Google Ads?

As opções de estratégia de lances são a de CPV máximo e a de CPM máximo. Lembrando que CPV significa custo por visualização, enquanto CPM significa custo por mil visualizações. No exemplo, vamos utilizar o CPV máximo. 

 

Como anunciar no YouTube: criando o grupo de anúncio 

Na próxima seção de configuração da sua campanha, vamos criar o grupo de anúncio. O primeiro passo é definir um nome para ele. No exemplo abaixo, eu indiquei no nome do grupo de anúncio o tipo de público para quem minha campanha está direcionada. 

Em seguida, defina o lance máximo de CPV. Eu normalmente coloco R$0,15 para o início de campanhas. Logo abaixo, é possível configurar o ajuste de lance para os vídeos mais assistidos. Ou seja, se o vídeo está sendo muito assistido, você poderá dar um lance para ganhar no leilão. 

Como estamos fazendo uma campanha para iniciantes, não vamos mexer nessa configuração. Depois, se for necessário, você poderá ajustar esse tópico. 

Configurando o público-alvo e onde seus anúncios serão exibidos

A seguir, você deverá definir Pessoas que você deseja alcançar e o Conteúdo onde você quer exibir seus anúncios. 

Para definir a seção Pessoas, você deve informar:  

  • Informações demográficas: escolha idade, sexo, status parental e renda familiar das pessoas que você deseja impactar com os seus anúncios.
  • Público-alvo: aqui você poderá segmentar por interesse. Você pode definir afinidade, intenção e eventos importantes, além de listas de remarketing. 

Para definir tópicos do Conteúdo, você precisará informar: 

  • Palavras-chave: se a sua campanha for focada para a rede de pesquisa do YouTube, como mencionei no começo desse artigo, faz sentido segmentar o seu anúncio por palavra-chave. Preencha aquelas que o seu público está buscando para que o seu anúncio apareça.
  • Tópicos: selecione qualquer assunto para segmentar a sua audiência.
  • Canais: você pode escolher entre canais do YouTube, vídeos do YouTube, Websites, Aplicativos e até mesmo Categorias de Aplicativos. Se um vídeo do YouTube tiver a opção de monetização ativada, você poderá anunciar nesse vídeo. Se você digitar uma palavra-chave na busca, como indicado na imagem abaixo, você já conseguirá ver um exemplo dos melhores canais para anunciar referente ao tema buscado.

Se quiser entender ainda mais sobre os tópicos acima, sugiro novamente que você assista ao Curso Gratuito de Google Ads. 

No exemplo que estou criando, vou configurar para que o meu anúncio aparece em um só vídeo de uma pessoa no YouTube, como na imagem abaixo. Analise a sua estratégia e os canais disponíveis, aqueles que possuem maior relação com o seu público, para configurar a sua campanha.

Criando o anúncio de vídeo

Agora vamos criar o pilar mais importante da campanha: o seu anúncio. 

Na seção Criando o seu anúncio de vídeo, você deve informar a URL do seu anúncio em video no YouTube. 

Isso significa, portanto, que você deverá fazer upload do seu anúncio no seu canal do YouTube para informar a URL ao Google Ads.

Ao fazer o upload, sugiro que você deixe o anúncio não listado, assim o público do seu canal não conseguirá acessá-lo a não ser no formato de anúncio. 

Definindo o formato do anúncio

A seguir, escolha o formato do anúncio em vídeo. Veja o que significa cada uma das opções disponíveis: 

  • Anúncio in-stream: é o anúncio transmitido antes ou durante o vídeo a ser assistido no YouTube pelo usuário. O seu público assistirá 5 segundos do vídeo antes que apareça a opção “Pular anúncio” na tela.
  • Anúncio vídeo discovery: esse tipo de anúncio aparece na pesquisa do usuário ou até mesmo como sugestão de vídeo no menu lateral.
  • Anúncio bumper: esse anúncio fica disponível apenas quando você escolhe “CPM máximo” como sua estratégia de lance. Além disso, o bumper é um anúncio em vídeo de, no máximo, 6 segundos e que não permite que o usuário pule sua transmissão. 

Dica: clique nas opções para visualizar na lateral do Google Ads como eles serão veiculados. Veja um exemplo na imagem abaixo: 

Depois de escolher o seu formato de anúncio, preencha informações como título e descrição do anúncio — caso o seu anúncio seja do tipo discovery. A descrição deve conter um CTA, ou seja, uma chamada para o usuário realizar uma ação, como no exemplo abaixo. 

Outro ponto importante é indicar a página de destino do seu anúncio. Ao definir o CTA, você precisa identificar uma URL de destino para os usuários. Para onde você quer levá-los? Para o seu canal do Youtube ou para uma página de exibição do vídeo no YouTube? 

Se você escolheu o formato in-stream, é necessário apenas indicar a URL final do anúncio e URL de visualização. Se desejar, você também pode fazer um upload de um banner ou gerar um automaticamente com os vídeos do seu canal. 

Escolha um nome para o seu anúncio e, depois, clique em Salvar e Continuar. 

Agora você já pode ver a sua campanha configurada no painel do Google Ads! 

Inserindo um botão com call-to-action no seu anúncio

Para fechar com chave de ouro, vamos adicionar um botão com CTA no seu anúncio? Clique em Vídeo no menu lateral e, em seguida, clique em Editar call-to-action. 

Em seguida, defina o título do seu botão e a URL para onde ele será direcionado. Se desejar, você pode adicionar uma imagem e habilitar ou não para dispositivos móveis. 

Se quiser ver o resultado, basta clicar no anúncio. 

Pronto, agora você já sabe o passo a passo de como anunciar no YouTube. Se tiver alguma dúvida durante o processo, deixe o seu comentário para que eu possa ajudá-lo, legal? 

Assista ao vídeo completo sobre Como anunciar no YouTube – Tutorial para iniciantes. 

 


Adriano Gianini
Adriano Gianini

Adriano Gianini é Consultor, Professor, Palestrante e Especialista em Marketing Digital há 10 anos. É também especialista em Tráfego e Conversão, Google Ads, Facebook Ads, Inbound Marketing, Métricas, BI e Negócios.

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