COMO COLOCAR A SUA EMPRESA NO GOOGLE DE FORMA GRATUITA

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no tumblr

Você já sabe como colocar a sua empresa no Google?

É possível encontrá-la ao fazer uma busca na internet pelo produto ou serviço que você vende? 

Se a sua resposta para a pergunta acima é não, saiba que você está perdendo uma grande oportunidade de ser visto por potenciais clientes — e, consequentemente, de gerar vendas para a sua empresa.

Se você está se perguntando como é possível colocar a sua empresa no Google, me acompanhe neste artigo. Vou te mostrar tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

 

AMPLIE A PRESENÇA DA SUA EMPRESA NA INTERNET

Não ter dinheiro para investir é um dos grandes obstáculos que surge em cenários como esse. Existe uma forma de cadastrar sua empresa no Google de forma totalmente gratuita: através do Google Meu Negócio, também conhecido como Google My Business.

Imagino que, para você, não é nenhuma novidade que a internet tem se tornado uma das principais vitrines de vendas. O comércio online vem crescendo a passos largos em todo o mundo. Ter a sua empresa presente neste universo é essencial para ganhar autoridade de marca, alcançar uma audiência maior, gerar mais leads e converter mais vendas.

Se o seu potencial cliente não encontrar a sua empresa na internet, mas encontra a empresa do seu concorrente, você está perdendo uma oportunidade de venda. Se a sua concorrência está no Google, você também precisa estar para que se torne competitivo dentro do seu mercado. Agora, se os seus concorrentes ainda não estão na plataforma, essa é uma oportunidade gigantesca para ser visto enquanto a maior autoridade na internet dentro do seu nicho.

Todos os dias, uma quantidade enorme de pessoas fazem pesquisas no Google. Estima-se que são realizadas cerca 5,5 bilhões de buscas por dia no site, ou seja, mais de 63.000 buscas realizadas por segundo.

Já pensou quantas delas não procuram pelo o que você oferece? É exatamente por essa razão que eu recomendo a você estar presente nas páginas do Google. E digo mais: essa é uma das principais estratégias da atualidade para vender mais.

Neste artigo, eu quero  mostrar a você que é possível colocar a sua empresa no Google sem pagar nada. Além disso, vou explicar por que essa estratégia é tão importante para o seu negócio. Pode ser o primeiro passo para que a sua empresa ganhe força, se torne mais conhecida e, consequentemente, mais bem-sucedida. Vamos lá?

 

POR QUE COLOCAR A SUA EMPRESA NO GOOGLE

O Google oferece diversas opções para você colocar sua empresa no buscador:

  • Site
  • Blog
  • Google Meu Negócio
  • Google Maps
  • Redes Sociais

Enfim, são várias alternativas para incluir a sua empresa na página de pesquisa da plataforma.

Dentre essas opções, existem estratégias gratuitas e pagas. As estratégias pagas dependem da sua verba destinada para investimento de Marketing. Mas lembre-se: uma das formas mais eficazes para o seu cliente ter acesso às informações da sua empresa é posicionando-a no Google.

Talvez você ainda esteja se questionando sobre o motivo pelo qual ter a sua empresa no Google é tão importante. De forma geral, aparecer nesse buscador aumenta sua exposição. 93% das pessoas que querem comprar um produto ou contratar um serviço, usam o Google para realizar essas ações.

Já parou para refletir quantas oportunidades e vendas você perde se o seu cliente não encontra a sua empresa no Google? Posso afirmar para você que são muitas.

Além do ganho de visibilidade, você também consegue interagir com os seus clientes por meio de respostas em comentários e em avaliações feitas sobre a sua empresa. Criar um relacionamento online com quem pode e compra de você: essa é uma estratégia que pode fazer com que a sua marca se fortaleça.

As empresas que têm um bom posicionamento online, que otimizam seus conteúdos, disponibilizam todas as informações do negócio de forma clara, respondem seus clientes, atualizam endereço, postam novas fotos, fornecem os horários de funcionamento etc., ganham credibilidade.

A presença online realmente vale a pena.

 

COMO COLOCAR SUA EMPRESA NO GOOGLE

Como citei acima, existem algumas formas de incluir sua empresa nas páginas de busca do Google. Neste tópico, vou te explicar algumas.

SITE E SEO

Para você que já tem um site pronto, mas não aparece nas primeiras páginas – que são as mais vistas – quando um usuário faz uma busca pelo seu produto ou serviço, há diversas estratégias de SEO que podem te ajudar a alcançar esse objetivo.

Mas, afinal, o que é SEO? 

É um conjunto de técnicas de otimização de sites para que eles apareçam no topo dos resultados de buscas orgânicas – não pagas – no Google. De forma geral, o buscador posiciona  os sites que oferecem experiências mais completas para o usuário. Velocidade de acesso, conteúdo relevante, título, palavras-chave etc., são alguns dos elementos que fazem parte da otimização de posts e sites..

Essa, portanto,  é uma forma gratuita de ter o seu site bem ranqueado. Para atingir esse objetivo é preciso muita dedicação, pois, para alcançar a primeira página, em um ambiente tão competitivo, não é nada fácil.

GOOGLE ADS

Outra maneira de colocar sua empresa no Google é através do Google Ads. Neste caso, estamos falando de uma ferramenta paga. Você basicamente investe na plataforma para que o seu anúncio apareça para um público-alvo específico.

A ferramenta permite que você crie anúncios para: 

  • Pessoas que estão pesquisando pelo seu produto ou serviço; 
  • Pessoas que estão assistindo aos vídeos relacionados ao seu produto; 
  • Pessoas que estão acessando sites;
  • Pessoas que estão no Gmail; 

Estima-se que, por meio de todos os canais disponibilizados pelo Google, é possível atingir até 90% das pessoas que estão na internet.

Se você deseja se aprofundar e entender melhor sobre o Google Ads, recomendo este artigo. Nele você aprenderá sobre a ferramenta de forma mais de detalhada.

GOOGLE MEU NEGÓCIO

Se você está pensando em abrir um negócio, ou se já tem uma pequena empresa, muito provavelmente pode ter dificuldade em criar um site ou investir em propagandas inicialmente. E, pensando nessa barreira para empresários, o Google criou o Google Meu Negócio.

Siga comigo para entender mais sobre o Google Meu Negócio e como ele pode te ajudar a colocar a sua empresa no Google gratuitamente.

 

O QUE É E PARA O QUE SERVE O GOOGLE MEU NEGÓCIO?

Trata-se de uma ferramenta gratuita que permite colocar a sua empresa nos resultados de busca do Google.

Utilizar o Google Meu Negócio é um facilitador para atrair sua audiência. Estar presente no Google permite que a sua empresa seja encontrada facilmente na internet, ajudando os usuários a descobrirem os seus produtos e serviços.

Para fazer o cadastro na ferramenta, é necessário ter uma empresa aberta. Não importa o porte do seu negócio – pequeno, médio ou grande –, todos podem usufruir.

Muitas pessoas acreditam que para se cadastrar na plataforma é necessário ter um site, mas isso não é verdade. Vou dar alguns exemplos para ficar mais claro. Se você tem apenas uma loja física e não tem site, pode se cadastrar. Se você tem somente uma loja online, também pode se cadastrar. Ou seja,é uma ferramenta voltada para todos os tipos e tamanhos de negócios.

Estar no Google Meu Negócio também possibilita que você seja encontrado através do Google Maps, o que pode ajudar muito nas suas estratégias locais. Você também pode incluir links que direcionam o seu cliente para suas páginas: site, redes sociais, blog e etc.

COMO A MINHA EMPRESA APARECERÁ NO GOOGLE MEU NEGÓCIO?

Acredito que você já tenha entendido do que se trata, mas deve estar se perguntando como se cadastrar e como a sua empresa aparecerá após o cadastro realizado. A primeira questão vou deixar para um outro tópico do artigo. Agora, vamos entender onde a sua empresa irá aparecer de fato quando estiver cadastrada no Google Meu Negócio..

Você já procurou uma empresa no Google e viu ao lado direito um campo contendo informações como: horário de atendimento, fotos, endereço, mapa e avaliações de clientes? Ou, então, os primeiros resultados da busca contendo as mesmas informações?

Esses são os resultados exibidos pelo Google Meu Negócio.

Visualize abaixo o primeiro caso:

Agora, o segundo caso:

 

VANTAGENS E OPORTUNIDADES DO GOOGLE MEU NEGÓCIO

Apesar de a ferramenta poder ser utilizada por empresas de todos os portes, o Google Meu Negócio é primordial para as menores e mais regionais. Por quê? Pois são exatamente elas que não possuem verba para altos investimentos. Sendo assim, apostar em uma estratégia gratuita e eficaz é o primeiro passo para atrair uma audiência.

O buscador é uma plataforma inteligente. Ele procura entregar os melhores conteúdos para seus usuários. Além da qualidade, outro aspecto que o Google prioriza é a localização. Deixa eu ser mais claro.

Por exemplo, se você está procurando por uma pizzaria na sua cidade e digita o termo “pizzaria” no buscador, o Google dará prioridade para àquelas que estiverem próximas a você quando apresentar os resultados para a sua busca. 

Devem existir pizzarias mais conceituadas pela cidade, mas ele te mostrará, preferencialmente, os restaurantes do bairro. E isso é uma oportunidade enorme para os pequenos comércios regionais.

VANTAGENS DE TER UM PERFIL NO GOOGLE MEU NEGÓCIO

A empresa com perfil no Google Meu Negócio possui algumas vantagens como:

  • Aumento da presença online: impacte potenciais clientes e aumente as possibilidades de venda;

  • Atração de novos clientes: a plataforma possibilita mostrar fotos e vídeos da empresa ou estabelecimento, produtos e serviços. É uma forma de atrair sua audiência para o que você oferece;
  • Interação com os clientes: você pode responder comentários e avaliações de clientes e criar uma bom relacionamento com eles, além de colher feedbacks sobre seus serviços;

  • Análise de informações: a ferramenta possibilita ver quantas pessoas fizeram ligações para o seu negócio utilizando os resultados da pesquisa do Google, quantas pessoas visualizaram o seu perfil, quantas interagiram, quantas fotos visualizaram e etc;

  • Ajuda na superação da concorrência local: se você realizar um bom trabalho na configuração do seu negócio local, você poderá tornar o seu negócio mais relevante para quem pesquisa e para quem compra seu produto, superando seus concorrentes;

  • Criação de site: caso você não tenha um site ou não tenha possibilidade de criar um, o Google Meu Negócio te ajudar a construir um, com base nas informações que você cadastrar na plataforma. É um modelo bem básico, mas que poderá ser bastante útil para um pequeno negócio que está começando a dar seus primeiros passos no mercado. Você poderá solicitar a criação do site da sua empresa durante o cadastro no Google Meu Negócio.

São muitas as vantagens de colocar a sua empresa no Google Meu Negócio, certo? Vamos para o próximo passo: cadastrar sua empresa na plataforma.

 

COMO CADASTRAR SUA EMPRESA NO GOOGLE MEU NEGÓCIO

Consegui convencer você a criar um perfil no Google Meu Negócio? Então agora vou te ajudar a se cadastrar corretamente na plataforma e a configurar todas as informações necessárias.

CRIE A SUA CONTA – ESTABELECIMENTO FÍSICO

  • Faça o login da sua conta Google (é necessário que você tenha uma);

INCLUA OS DADOS DA SUA EMPRESA

  • Após acessar sua conta, vá em “Inclua sua empresa no Google”, como na imagem abaixo:

  • Após realizar esse passo, ele pedirá para escrever o nome da sua empresa, que na realidade é o nome do seu negócio. É aconselhável que utilize palavras-chave na criação do nome do seu negócio local, tais como “restaurante” ou “empresa”. Feito isso, crie uma empresa com o nome escolhido;
  • Escolha a categoria do seu negócio;

  • No próximo passo, você deve sinalizar se deseja adicionar ao seu perfil um local que os clientes podem visitar. Caso seja um estabelecimento físico que permita receber clientes, é importante que o você detalhe, da melhor forma possível, para que ele seja identificado no Google Maps;

  • A próxima parte da configuração diz respeito a onde você está. Aqui, você deve arrastar e dar zoom no mapa para posicionar o marcador exatamente no local da sua empresa;

  • Siga preenchendo com as informações individuais do seu negócio;

  • No passo seguinte, você deverá colocar os contatos: número de telefone ou WhatsApp, site, caso você tenha. Não é obrigatório preencher esses dados, mas se você quer atrair seus clientes, informá-los ajuda bastante.

  • Pronto: agora é só concluir o seu cadastramento e sua ficha será criada;

  • Para finalizar o seu cadastro, você precisará verificar a sua conta. O Google enviará para o seu endereço um cartão-postal com um código de verificação do seu negócio local. Quando você receber o cartão, deverá validar o perfil para poder usufruir de todas as ferramentas que o Google Meu Negócio oferece;

  • Você receberá a confirmação de que o envio do seu cartão-postal foi programado.

CRIE A SUA CONTA – LOJA ONLINE

Agora vamos levar em consideração que você não possui loja física, apenas um comércio online.

  • Siga todos os passos iniciais do exemplo acima;

  • A única diferença do passo a passo anterior é o seguinte: quando a questão “Você quer adicionar um local que os clientes podem visitar, como uma loja ou um escritório?” aparecer para você, clique em “Não”.

Como colocar a sua empresa no Google de forma gratuita

  • Em seguida, você deverá incluir sua área de atuação, por exemplo: se você só faz vendas em São Paulo, selecione apenas essa cidade.
  • Você continuará preenchendo os dados e informações da sua empresa, até concluir e receber a confirmação do envio do seu cartão-postal, como descrito anteriormente.

Finalizado todos os passos, o Google já abrirá automaticamente seu painel administrativo. Mas você só poderá usufruir de todas as ferramentas que o Google Meu Negócio oferece quando receber o cartão-postal e validar o perfil do seu negócio local.

 

DICAS PARA MELHORAR O SEU PERFIL NO GOOGLE MEU NEGÓCIO

Depois de criar o seu perfil, você não deve deixá-lo lá esquecido, é preciso mantê-lo atraente e relevante. Isso é fundamental para que os seus clientes cheguem até você. Vou te dar algumas dicas de como fazer isso:

  • Sempre mantenha todos os dados da sua empresa atualizados. É muito ruim para o seu negócio se o cliente procura por informações e encontra um endereço ou telefone antigos. Atualize o perfil quando houver qualquer mudança das informações que estão na ferramenta.

  • Publique imagens e fotografias no seu perfil com frequência. Caso você tenha um estabelecimento físico para receber clientes, postar imagens do local é uma excelente forma de atrair pessoas e receber mais cliques. Se você tem uma loja online, publicar fotos dos seus produtos também é bastante assertivo.

  • Responda todas as avaliações. Essa é uma forma de interagir com seus clientes e mostrar que se importa com a opinião deles sobre o seu negócio, seja ela positiva ou negativa. Assumir erros e oferecer compensações demonstra interesse e preocupação com seus consumidores.

  • Apresente os horários e dias de funcionamento do seu estabelecimento. Por exemplo, se você for o tipo de empresa que abre aos feriados, é importante sinalizar isso para quem procura o seu serviço. Se você não funciona nessas datas, é igualmente importante informar. Pode ser o caso de você abrir somente meio período; essa informação também deverá aparecer no seu perfil.

  • Analise as suas ações de marketing. Você consegue acompanhar as estratégias que estão funcionando e as que não estão. Com essa informação, procure melhorar seus resultados.

 

GOOGLE MEU NEGÓCIO E GOOGLE ADS

Agora você já sabe o que é, como cadastrar e os direcionamentos para ter um bom perfil no Google Meu Negócio. Apesar de ser uma estratégia essencial e muito interessante, temos que ter em mente que o ambiente Google é bastante competitivo. Chegar às primeiras páginas e ao topo não é uma tarefa fácil. Muito provavelmente, só com o seu perfil gratuito, isso não seja suficiente.

E é aí que o Google Ads entra na jogada. Como já falei anteriormente, essa plataforma é utilizada para criar e gerenciar campanhas e anúncios pagos. A sua principal finalidade é atrair potenciais clientes, tornar uma marca mais conhecida e gerar mais vendas.

Que tal unir as duas ferramentas? Juntas, elas poderão ser fortes aliadas do Marketing da sua empresa, para que você alcance suas metas. Quando você tem um perfil relevante no Google Meu Negócio e passa a anunciar também no Google Ads, a sua empresa ganha força no buscador.

Se o seu objetivo é realmente vender mais pela internet ou com a ajuda dela, unir as duas estratégias se torna inevitável.

Caso você tenha interesse em conhecer mais sobre Google Ads e como ele pode alavancar suas vendas por meio de anúncios, indico os seguintes conteúdos que vão te ajudar nessa jornada.

 

 

CONCLUSÃO

Se eu cumpri a minha missão neste artigo, você está indo agora cadastrar a sua empresa no Google Meu Negócio. Já é hora de você utilizar os benefícios dessa ferramenta totalmente gratuita a favor do seu negócio. Espero que tenha entendido que, tão importante quanto ter a sua empresa cadastrada, é manter atualizada todas as informações.

Para quem tem uma pequena empresa e está dando os primeiros passos no mercado, ter uma forte presença online faz total diferença. A credibilidade do seu negócio se torna outra. E as suas vendas também. 

O Google Meu Negócio é uma iniciativa muito importante, mas sozinho não tem tanta força. E é por essa razão que desenvolver estratégias pagas no Google Ads, se torna essencial para quem quer dar o próximo passo e vender ainda mais na internet. 

Desejo que esta leitura tenha sido produtiva para você. Conte comigo e com os meus conteúdos para fazer sua empresa vender mais no Google.

Surgiu alguma dúvida? Deixe abaixo nos comentários que responderei o mais breve possível.

Até o próximo artigo.

Adriano Gianini

Adriano Gianini

Adriano Gianini é um dos Maiores Especialistas e Produtores de Conteúdo sobre Google Ads no Brasil. Seu canal do YouTube oferece conteúdos gratuitos que têm ajudado milhares de pessoas a anunciarem no Google de forma inteligente. Acredita que Marketing é uma construção e que, por isso, toda empresa bem direcionada pode traçar uma estratégia de vendas campeã no Google.

Aprofunde seu conhecimento com os artigos abaixo:

Uma resposta para “COMO COLOCAR A SUA EMPRESA NO GOOGLE DE FORMA GRATUITA”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mensagem enviada com sucesso!

Logo retornaremos o seu contato.