Nada é mais estratégico em um site do que a página inicial.

Afinal, é ela a responsável por criar o primeiro vínculo com a sua audiência. É justamente na página inicial que você deve entregar o melhor que o seu negócio ou marca pode oferecer para já chamar a atenção do seu público, gerar curiosidade e começar a criar a sua autoridade aos olhos do usuário. 

Para que isso de fato aconteça, você não pode ter uma home page com elementos aleatórios ou simplesmente “jogados” em qualquer lugar da sua página. É preciso saber quais são os seus objetivos com o site e priorizá-los na página inicial, ornando elementos visuais que deem sentido e visibilidade à sua estratégia. 

Ou seja, é preciso ter uma estratégia. Saber qual resultado você deseja obter com a sua página inicial e definir a melhor forma de alcançá-lo. 

Esqueça aquele pensamento de inserir texto e imagens na sua página inicial nos locais onde você acha mais bonito. Ou escrever aquela frase que você acha que possui algum impacto. 

Há um processo a ser seguido para que a home do seu site alcance resultados que você deseja. E é sobre ele que vou falar neste artigo. 

página inicial
Confira quais são os principais elementos que devem guiar a construção da página inicial do seu site

 

1. Construa uma página inicial focada no objetivo mestre

O primeiro ponto que você deve entender sobre o seu site é o seguinte: qual é o objetivo mestre? Qual é a principal meta que você deseja atingir com o seu domínio? 

Pode ser que você consiga elencar até mais de uma função para o seu site. E tudo bem. Mas é importante que você tenha um objetivo mestre, aquele que se sobressai e que vai direcionar as ações da sua página principal. Alguns exemplos: 

  • existem sites que estão focados em vender 
  • existem sites que estão focados em gerar leads e construir listas de e-mails
  • existem sites que estão focados em gerar orçamentos

Sem saber quais são os objetivos a serem alcançados, você não conseguirá definir ou mesmo entender se os resultados estão sendo atingidos. Todos os elementos da sua página devem ser analisados pela seguinte perspectiva: isso vai me levar ao meu objetivo mestre? 

 

2. Use a sua persona para definir elementos da página inicial 

O segundo ponto estratégico para o seu site é a definição da sua persona. Persona é representação fictícia da pessoa para quem você está criando o site; não é quem já contratou o seu serviço, mas uma caracterização do seu cliente ideal, de quem você pretende atingir. 

A persona deve ser definida nos mínimos detalhes e além dos dados demográficos que geralmente nos mostra quem é o nosso público-alvo. Não basta saber apenas gênero, idade ou localização. Também é preciso delimitar informações pessoais, como o que ela gosta de fazer no tempo livre, qual é sua profissão, o que ela gosta de vestir, quais são seus desafios, limitações e objetivos etc.

Pode parecer que são informações muito detalhadas, mas quanto mais rica for a sua persona, o seu modelo ideal de cliente, mais você criará uma comunicação direcionada à ele e aos seus objetivos. São exatamente esses critérios que dirão qual tipo de linguagem você deve usar no seu site, quais elementos visuais são mais adequados etc. 

Imagine que a sua persona é alguém que não gosta de ler. Você vai criar um site com linguagem formal e muitos blocos de texto? Não, o ideal é usar uma linguagem leve e coloquial e tentar sintetizar ao máximo a sua mensagem para não perder a atenção do seu usuário. 

O levantamento dos dados que são utilizados na criação da persona pode ser feito por meio de pesquisas com os seus atuais clientes. Elabore um questionário que aborde os principais pontos que você deseja entender sobre o seu público e veja o quanto de informações valiosas você terá para desenvolver a sua persona. 

 

3. Análise os resultados do seu site

Depois de criar a página principal focada no objetivo mestre e na sua persona, é hora de avaliar se as suas hipóteses estavam certas. Mensure e analise os seus resultados e veja se os seus objetivos estão sendo atingidos. 

O seu site está vendendo mais? 

Está gerando mais leads? 

Está recebendo mais orçamentos? 

Caso não esteja, faça alterações que o deixem ainda mais perto da satisfação da sua persona e do seu objetivo mestre. Se você seguir as dicas anteriores, os dados estarão à sua disposição para serem utilizados de forma consistente e coerente. A dica aqui é testar, testar e testar até entender o que mais atrai e converte os seus visitantes para que você possa sempre otimizar a sua página inicial e alcançar ainda mais resultados. 

 

Conclusão

Se o que você busca é uma página inicial de sucesso, a primeira coisa que deve fazer é construir uma estratégia para alcançá-la. Um site deve estar atrelado à algum objetivo do seu negócio; objetivo esse que guiará a construção da sua página inicial, que lhe dirá o que deve ou não ser feito, quais elementos devem ser incluídos ou excluídos da sua home — e que passará por cima de todas as preferências pessoais e achismos que surgirem no meio do caminho. 

Além do objetivo mestre, a construção da sua página inicial deve ser feita baseada em uma persona. A persona nada mais é do que uma representação fictícia e mais humanizada do seu público-alvo. Você deve definir um nome, idade e localização geográfica para a sua persona. Características mais emocionais, como limitações, objetivos e desafios também são importantes. Quanto mais informações a sua persona tiver, mais dados você poderá usar para criar uma página inicial cativante e direcionada à sua audiência.  

Por fim, monitore os seus resultados e faça mudanças caso seja necessário. O seu objetivo mestre está sendo atingido? O que é preciso alterar na sua página inicial para agradar ainda mais a sua persona? Teste o que puder e anote os resultados. Analise. Só assim você terá uma visão completa do que ainda pode ser implementado e do que deve ser alterado para gerar resultados ainda melhores para o seu negócio. 

Agora é a sua vez de compartilhar as suas experiências comigo: como foi o processo de criação da página inicial do seu site? Você se baseou em dados para construí-la ou em preferências pessoais? Deixe o seu comentário! 

Se desejar, assista ao vídeo em que explico detalhadamente o conteúdo deste artigo. 

 


Adriano Gianini
Adriano Gianini

Adriano Gianini é Consultor, Professor, Palestrante e Especialista em Marketing Digital há 10 anos. É também especialista em Tráfego e Conversão, Google Ads, Facebook Ads, InBound Marketing, Métricas, BI e Negócios. Formado em Web Design e Programação e Pós Graduado em Comunicação Digital, Web Jornalismo e Novas Mídias, possui todas as certificações Google em Google Ads e Google Analytics. Como consultor atende empresas de médio e pequeno porte, no Brasil e nos EUA, reduzindo o custo de aquisição e escalando os resultados em contas com grandes investimentos em tráfego.

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