COMO FUNCIONA O GOOGLE ADS: TUDO QUE PRECISA SABER SOBRE A PLATAFORMA DE ANÚNCIO DO GOOGLE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no tumblr

como-funciona-o-google-ads

Se você chegou até este artigo, muito provavelmente já ouviu falar sobre a plataforma de anúncio do Google. Mas afinal, como funciona o Google Ads?

A verdade é que, se você tem algum interesse em colocar a sua empresa na internet e vender seus produtos ou serviços de maneira online, o Google é uma plataforma incrível para isso.

O Google Ads é o nome atualizado do Google Adwords. É uma ferramenta que possibilita que você pague para que a sua empresa chegue até às pessoas que estão interessadas no que você tem para oferecer. Ou seja, o seu objetivo é fazer com que a sua oferta alcance seus potenciais clientes. Isso é conhecido como gerar tráfego pago

Para conseguir impactar o seu público-alvo é necessário criar anúncios no Google Ads. Eles são a ponte entre a sua empresa e a sua persona. Persona é um esboço de personagem que simboliza o seu cliente.

Mas como funciona isso? Onde os seus anúncios podem aparecer? Quanto dinheiro é preciso investir? E como o Google escolhe quais anúncios aparecem no topo do Google?

Se você tem essas e outras dúvidas, esse artigo foi feito para você. Vamos lá?

O QUE É O GOOGLE ADS?

O Google Ads é a plataforma para criação de anúncios do Google. Qualquer publicidade exibida nas redes de publicidade do buscador, são criadas a partir do Google Ads.

Com certeza você já usou o Google alguma vez na vida para fazer uma pesquisa. Seja para descobrir os ingredientes de uma receita, para visualizar um modo de preparo, para comprar, enfim…

O Google é a ferramenta mais popular para quem deseja procurar por alguma informação rápida na internet. Principalmente para quem deseja consultar preços ou visualizar produtos e serviços. 

Durante uma pesquisa qualquer no Google, você já deve ter se deparado com alguns anúncios. Eles são fáceis de identificar, pois estão localizados entre os três ou quatro primeiros resultados da página de resultados e possuem uma identificação de anúncio.

O Google Ads é a ferramenta usada por anunciantes para criar estas propagandas. É a plataforma que possibilita que empresas e negócios anunciem seus produtos ou serviços para um público que esteja buscando por eles.

Lembre-se: o Google é a ferramenta de pesquisa mais utilizada no mundo. Imagine a quantidade de pessoas que você pode impactar com um anúncio.

RECOMENDAÇÃO DE ESTUDO: Quais as vantagens de anunciar no Google Ads?

GOOGLE ADS: COMO FUNCIONA E COMO USAR

Se você tem uma empresa e quer começar a anunciar no Google, o primeiro passo é criar uma conta no Google Ads

Feito isso, você já poderá criar suas campanhas na plataforma.

RECOMENDAÇÃO DE ESTUDO: Como anunciar no Google Ads 2020 – Tutorial passo a passo para iniciantes. 

Essa é a parte fácil e operacional da plataforma. Agora vamos entender como funcionam os bastidores por trás dessa ferramenta tão incrível e importante para os negócios.

LEILÃO GOOGLE ADS

como-funciona-o-leilao-google-ads

Como o Google escolhe qual anúncio irá aparecer e em qual posição?

Essa é uma das maiores dúvidas de quem pretende ou está começando a anunciar. De maneira simples: o Google Ads funciona a base de um leilão

Imagina que a sua empresa é totalmente inovadora e não existe ninguém anunciando no Google sobre o seu produto ou serviço. Você fez algumas pesquisas e decidiu que anunciar no buscador seria uma excelente estratégia.

Como se trata de um leilão, é necessário escolher qual o valor do seu lance. Já que não há concorrentes, você resolveu pagar R$0,30. Esse valor já seria o suficiente para que o seu anúncio aparecesse em primeiro lugar. Afinal, não existe mais ninguém oferecendo um lance maior.

Seria como se estivesse dizendo: “Estou disposto a pagar 30 centavos para que meu anúncio apareça.” Se não há ninguém que faça uma oferta melhor: você leva.

Porém, vamos considerar que surgiu uma empresa concorrente. Dentro da plataforma Google Ads é possível ver qual o valor máximo que alguém está pagando no leilão. O seu concorrente viu que o lance mais alto é R$0,30. Sendo assim, decidiu dobrar a oferta. Ou seja, ele está disposto a pagar R$0,60 para aparecer.

Quando isso acontece, o seu anúncio vai para a segunda posição e ele conquista o primeiro lugar. Então, a posição de um anúncio está totalmente ligada ao valor de investimento.

No entanto, não necessariamente quem paga mais conquista o primeiro lugar. Dentro do Google Ads existe algo chamado Índice de Qualidade. Este índice pode mudar a jogada e fazer com que empresas que paguem menos, consigam a primeira posição.

Siga para entender o porquê.

ÍNDICE DE QUALIDADE GOOGLE ADS

O Índice de qualidade do Google Ads funciona como um termômetro que mede a relevância dos anúncios. Trata-se de uma escala de 1 a 10, onde 10 indica extrema relevância e 1 indica pouquíssima ou quase nenhuma relevância.

Mas o que será que este índice leva em consideração? Ele é medido pela análise de três elementos:

1. CTR (Click Through Rate): esta métrica indica o número de cliques que o seu anúncio teve, dividido pela quantidade de vezes que ele foi exibido. Ou seja, se o seu anúncio foi exibido 100 vezes, mas só 1 pessoa clicou, o CTR será de 0,01%. Sendo, 1 (número de cliques) dividido por 100 (número de impressões). 

2. Relevância do anúncio: o Google busca compreender se existe coerência nos textos dos seus anúncios (título, descrição, palavras-chave). Essa análise é feita para entender se a publicidade realmente tem coerência e se conecta com o usuário. 

3. Experiência na página de destino: após o usuário clicar no seu anúncio, como é a experiência dele na página de destino? Isso é muito importante para o Google. O site deve continuar a comunicação do anúncio, não demorar para carregar e assim por diante. 

Então, além do fator dinheiro, o Google leva em consideração o Índice de Qualidade. Anúncios com classificações muito baixas (3 ou menos) raramente aparecem, não importa o valor que a empresa esteja disposto a pagar.

PALAVRAS-CHAVE

Existem diversas formas do seu anúncio aparecer para o seu público-alvo. A mais conhecida é através de palavras-chaves.

Quando você está criando sua campanha, é possível escolher termos que serão os responsáveis por ativar os seus anúncios. Esses termos são as palavras-chave.

Então, se você é tem uma loja de bolos em São Paulo, pode escolher anunciar para a palavra-chave: “comprar bolo de aniversário em sp”. Isso quer dizer que, quando um usuário digitar esse termo no Google, você deseja que o seu anúncio apareça para ele. Assim como também pode escolher anunciar para: “bolo de casamento em sp”. 

Esse é um dos processos mais importantes dentro do Google Ads. Entender como o seu público-alvo pesquisa pelo seu produto ou serviço é primordial para conseguir chegar até ele. 

Como vender se você não consegue impactar o seu potencial cliente, não é mesmo?

Quando uma empresa não sabe definir as palavras-chave adequadamente, com certeza vai perder dinheiro e não ter resultados positivos.

DICA DE OURO: a escolha da palavra-chave deve ser coerente com o seu objetivo. Por exemplo, se a loja de bolos deseja vender, ela precisa focar em palavras que possuem essa intenção.

Sendo assim, a palavra “bolo de aniversário” tem uma intenção totalmente diferente de “comprar bolo de aniversário”. No primeiro caso, o usuário pode apenas estar pesquisando uma receita que deseja fazer e não necessariamente quer comprar um. Consequentemente, se o objetivo é venda, a primeira palavra não é interessante. 

Assim, aumentam as chances de impactar apenas as pessoas que realmente estão interessadas no seu produto ou serviço e que podem estar interessadas em comprar.

RECOMENDAÇÃO DE ESTUDO: Palavras-chave: como escolher as melhores para o seu negócio no Google

ONDE OS ANÚNCIOS PODEM SER EXIBIDOS?

Quando você anuncia no Google Ads, você escolhe em qual rede de publicidade deseja anunciar. Os formatos podem variar de acordo com a rede escolhida. Veja quais são as opções disponíveis a seguir.

Rede de pesquisa

Esse é o famoso buscador do Google. Quando você faz uma pesquisa por determinado termo e aparecem os resultados, os anúncios que aparecem ali são criados na Rede de Pesquisa. 

Veja o exemplo abaixo:

anuncios-de-rede-de-pesquisa-google-ads

Nos resultados podem aparecer de 0 a 7 anúncios por página: até 4 no primeiro bloco e até 3 no final. Não necessariamente sempre serão os mesmos anúncios ou na mesma posição. Se a concorrência para aquela determinada palavra-chave for alta, a rotatividade de anúncios também será.

Então é totalmente possível que você faça uma pesquisa por um determinado termo agora e, após atualizar a página, seja outro anúncio no topo.

Apesar de ser um dos melhores canais para se anunciar, por ser uma rede pró-ativa, a rede de pesquisa não é o único lugar disponível para colocar sua publicidade. 

Rede de Display

E se o seu público estiver interessado no seu produto ou serviço, mas não buscar por ele no Google? 

Não necessariamente você só conseguirá vender para quem está procurando pelo que oferece.

Se as pessoas não estão pesquisando, mas são possíveis compradores, significa que elas não estão lá no buscador. Para impacta-las, você pode usar a rede de display, por exemplo. 

Essa rede veicula seus anúncios dentro de sites parceiros. (Sites, aplicativos e YouTube)

Imagine um portal de notícias. Sabe quando você está lendo uma reportagem e, no meio do texto, aparece um anúncio? É exatamente nesses locais que a sua propaganda vai aparecer caso você decida anunciar por meio da rede de display. 

Vale lembrar que existem sites que possuem seus próprios sistemas de anúncios. Mas também existem aqueles que são parceiros do Google. Eles disponibilizam espaço dentro de seus domínios para os anúncios gerados dentro do Google Ads. 

Você pode chegar à conclusão de que o seu público não pesquisa por palavras-chave relacionadas ao seu produto ou serviço. Mas pode descobrir que eles acessam massivamente determinado site. Portanto, usar a rede de display para anunciar neste site seria o ideal para atingir o seu potencial cliente, gerar cliques e conversões.

Rede-display-google-ads

Youtube

É possível anunciar no YouTube através de campanhas da rede de display e as próprias campanhas de vídeo. 

O Youtube é a rede de vídeos do Google. As pessoas utilizam a plataforma para diversos fins: estudar, ver filmes, entretenimento, avaliar produtos ou marcas, entre outras. 

Em vários desses momentos sua marca pode aparecer, influenciando a decisão de compra do consumidor.

No Youtube conseguimos anunciar de diversas formas. Confira este artigo completo sobre a plataforma de vídeo.

YOUTUBE ADS: O QUE É E COMO ANUNCIAR NO YOUTUBE – PASSO A PASSO PARA CRIAR SEU ANÚNCIO

Google Shopping

O Google Shopping é a rede do Google exclusiva para lojas virtuais (e-commerces) com produtos físicos para venda. Sempre que buscamos algo no Google e esta busca é por produtos, antes dos anúncios tradicionais vemos os anúncios do Shopping, que contém foto do produto e preço.

A grande vantagem dos anúncios do Shopping é que não precisamos clicar para ver as duas informações mais relevantes em uma busca: o produto e o preço. Veja um exemplo de resultado do Shopping:

Google-Shopping-google-ads

Anúncios em Aplicativos

É possível anunciar em aplicativos parceiros do Google. Da mesma forma que na Rede de Display você consegue anunciar em sites parceiros, buscando pessoas que não estão procurando por você. Em anúncios de aplicativos é possível fazer o mesmo.

Podemos anunciar tanto produtos e serviços, quanto aplicativos em geral (até jogos). O que faz todo sentido concorda? Se um usuário tem o aplicativo Uber, é possível que se interesse também por outros aplicativos desta categoria. Sua campanha pode ser focada em levar o usuário para o site ou baixar e instalar o seu aplicativo.

anuncios-aplicativos-google-ads

COMO É COBRADO O GOOGLE ADS?

No Google Ads existem duas formas de pagamento: cartão de crédito e boleto bancário

Como já abordado anteriormente, o Google é um leilão. A forma mais conhecida de cobrança do Google é chamada de CPC (Custo Por Clique). Em outras palavras, nesse caso, você não paga quando seu anúncio aparece, mas sim quando alguém clica nele. Logo, se seu anúncio aparecer mil vezes e ninguém clicar, você não pagará nada.

Não existe um valor fixo de quanto você deve pagar por um clique para aparecer na primeira página. Esse valor é definido através do leilão. Quanto mais concorrido é o mercado, maior é o valor que se paga por um clique.

Para descobrir o custo do clique (CPC) para um determinado termo, é através do Planejador De Palavras-chave do Google Ads

Existem outras formas de cobrança:

  • CPM: significa Custo Por Mil Impressões. Neste caso, você só será cobrado quando o seu anúncio for exibido 1000 vezes. Importante: nesta cobrança não importa os cliques, apenas se a publicidade apareceu.
  • CPV: este é o Custo Por Visualização. Essa métrica é comum para campanhas de vídeo. Ou seja, você paga cada vez que um usuário ver o seu vídeo.

OBS: para ser cobrado existe um tempo mínimo de visualização. Então, caso a pessoa pule seu anúncio logo no início, não será cobrado.

  • CPA: neste caso estamos falando de Custo Por Aquisição. Sim, é possível escolher o valor máximo que você deseja pagar por cada conversão. Porém, importante ficar atento que esta cobrança não é indicada para iniciantes.

QUANTO É PRECISO INVESTIR PARA COMEÇAR ANUNCIAR NO GOOGLE ADS?

quanto-e-preciso-investir-para-comecar-a-anunciar-no-google-ads

Na realidade a sua dúvida não é exatamente essa, o que você quer saber é: quanto é necessário investir para ter bons resultados. Certo? Afinal, investir por investir ninguém quer, o objetivo é conseguir aumentar as vendas.

A primeira informação importante: não existe um valor mínimo para anunciar. Ou seja, se você quiser colocar R$2,00 por dia, a ferramenta permite. 

Mas, seguindo a lógica do leilão, fica claro que com R$2,00 você não conseguirá atingir muitas pessoas. Possivelmente com esse valor o seu anúncio nem apareça. Consequentemente, não vai gerar vendas. 

O fato é que nenhum valor garante vendas. Mas, com campanhas bem planejadas, com bases sólidas de estudo de persona, esse objetivo fica muito mais fácil. Sendo assim, é possível calcular uma estimativa de valor de investimento para que as suas vendas comecem a acontecer.

A minha recomendação para iniciantes é que você invista, pelo menos, 10% do seu faturamento. Ou seja, se o faturamento é de 5 mil reais, comece investimento 500. 

É um valor que dá para começar a brincar e fazer testes para coletar informações. Conforme o seu conhecimento aumenta, aí poderá calcular o seu investimento de formas mais profissionais e que podem gerar mais resultados.

QUANTO TEMPO DEMORA PARA O ANÚNCIO IR PARA O AR?

Duas coisas precisam acontecer para que os seus anúncios sejam veiculados.

  1. Sua conta precisa ter saldo financeiro suficiente. Se for via boleto, já tem que estar pago. Caso seja cartão de crédito, ele já deverá estar aprovado na conta. Sem saldo os anúncios não aparecem.
  1. O anúncio precisa estar aprovado pelo Google. Assim que o anúncio é criado, o Google pode demorar até 3 dias para aprovação. Isso é uma forma de verificação das políticas de bom uso da ferramenta. Status qualificado não é aprovado. Quando o anúncio é aprovado, ele já começa a aparecer.

Quem poderá ver seus anúncios?

Quando a segmentação for atendida por algum usuário. Exemplo: se você segmentou sua campanha para pessoas que pesquisam pela palavra-chave “curso de inglês”. Quando alguém fizer esta pesquisa seu anúncio poderá ser exibido.

Se você adicionou esta segmentação de palavra-chave e várias outras segmentações em conjunto (como idade, sexo, local, etc), somente quando todas elas forem atendidas, seu anúncio aparecerá. Caso contrário, não.

CONTINUAÇÃO DOS ESTUDOS: PRÓXIMOS PASSOS

CURSO DE GOOGLE ADS GRATUITO – NÍVEL BÁSICO

JORNADA GOOGLE ADS – CURSO DE GOOGLE ADS GRATUITO – NÍVEL INTERMEDIÁRIO 

Se você ainda ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário aqui embaixo. Ficarei feliz em responder. Ótimos insights e até o próximo artigo!

Adriano Gianini

Adriano Gianini

Adriano Gianini é um dos Maiores Especialistas e Produtores de Conteúdo sobre Google Ads no Brasil. Seu canal do YouTube oferece conteúdos gratuitos que têm ajudado milhares de pessoas a anunciarem no Google de forma inteligente. Acredita que Marketing é uma construção e que, por isso, toda empresa bem direcionada pode traçar uma estratégia de vendas campeã no Google.

Aprofunde seu conhecimento com os artigos abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mensagem enviada com sucesso!

Logo retornaremos o seu contato.