Uma necessidade básica de quem resolve investir em compra de tráfego no Google Ads (antigo Google AdWords), é saber como impactar um público específico, como um dentista, um potencial aluno de um curso e assim por diante.  Pode parecer complexo, mas é algo muito simples. O desafio maior, na verdade, é entender quem é seu público alvo.

Para começar, você precisa responder três perguntas:

1) Quem é o seu público alvo? Isso vai te ajudar a fazer várias segmentações no Ads.

2) Onde o seu público estar? Isso irá te ajudar a saber em qual das redes de publicidade do ads você vai anunciar.

3) O quê que o seu público está fazendo lá? Você conseguirá mensurar se ele está buscando por conteúdo ou por um produto.

Eu irei detalhar esses três itens, e você vai perceber como o conhecimento das respostas às essas perguntas, irão te ajudar à extrair informações para que você consiga segmentar e impactar o seu público alvo.

Público Alvo

Primeiro, vamos falar sobre quem é o seu público alvo. É óbvio que você conhece o seu público alvo, nem que seja minimamente. Por exemplo: Se é homem ou é mulher? Qual percentual maior, é o público masculino ou feminino? Em que lugar eles estão? Qual a cidade, Estado, país? Qual o horário que esse público navega? Para algumas pessoas isso faz diferença, para outras não. Nesse caso, suponhamos que você tem uma pizzaria que faz entrega, e para esse tipo de negócio, o horário faz toda diferença. Qual é a idade do seu público? Qual é o interesse dessas pessoas? Por qual área (região) fazem mais buscas?

Tudo isso que citei acima, você consegue segmentar no Google Ads. Posso criar uma campanha para todo mundo? Posso! Mas também posso criar só para homens; E para homens de idade entre 25 a 45 anos; Para homens de idade entre 25 a 45 anos que estão em São Paulo e que navegam apenas por computador desktop, não só pelo celular.

Saber o seu público alvo já vai lidar várias opções de segmentação no Google AdWords, só que saber quem é o seu público, não lhe diz totalmente onde anunciar. Então, quando eu pergunto quem é o seu público alvo, é para você conhecer a sua persona (nome que damos ao conjunto de segmentações que define quem comprará de você).

Onde está seu Público Alvo?

Quando eu pergunto onde o seu público alvo está, é para você saber aonde vai anunciar. Por exemplo: Meu público alvo está sempre fazendo pesquisas no Google, ele está buscando sempre por soluções que eu tenho para oferecer. Então, eu vou anunciar na rede de pesquisa, que é lá no buscador do Google, onde me permite mostrar anúncios para quem está pesquisando por algo que eu posso esclarecer ou vender. Caso o público não pesquise na rede de pesquisa, mas eu sei que esse público assiste a vídeos no YouTube, então é lá onde seu possível cliente está. Se ele nem pesquisa, nem navega no YouTube, mas acessa portais de notícias, é onde você poderá exibir anúncios. Então, saber onde o seu público está, vai te ajudar a definir em qual rede do Google você vai anunciar.

O quê que o seu público está fazendo lá?

Terceiro ponto, o quê que o seu público está fazendo ali? O quê que ele procura nesse lugar? Você deve está se perguntando: “Mas como assim, o que ele está fazendo lá?” Vamos entender… Eu citei casos de pessoas que estão no Google, casos de pessoas que estão navegando em sites e pessoas que estão no YouTube, por exemplo. O que que uma pessoa está fazendo no buscador do Google? “Ah, ele pode estar procurando uma solução para o problema dele!” Legal! Então, já se sabe que ele busca uma forma de resolver algo.

A pessoa que está procurando uma solução, tem mais chance de comprar? Sim, tem! E aí sabendo dessas informações, é hora de exibir um anúncio para ele. Estando o seu público no YouTube, o que ele está fazendo lá? Buscando alguma informação de algo que ele precisa. Será que você vai conseguir vender pra ele? Pode ser que sim. mas, pode ser que seja melhor fazer uma campanha no Youtube primeiro, por exemplo, para exibir um vídeo explicando melhor sobre um produto, e então, você ganhará a atenção dele, ganha autoridade, engaja com ele, para que depois realize a venda. Porque não é só exibir anúncios, é exibir os anúncios certos e no momento certo.

De acordo com a política do Google, a prioridade é exibir o anúncio no momento certo, para a pessoa certa, na hora certa em que a pessoa esta propícia a reagir à determinado anúncio. Um anúncio de venda para quem está começando a pesquisar sobre algo que sequer sabe se vai comprar, dificilmente vai vender. Para quem quer comprar, eu exibo anúncios de produtos de venda, para quem quer se informar, eu posso exibir conteúdo ou até mesmo posso decidir que não quero anunciar para essas pessoas. Essa é, inclusive, a realidade de muitas empresas, que anunciam apenas pensando em vendas e não em qualificar seu potencial consumidor para comprar no futuro.

Dessa forma, sabendo quem é sua persona, o que ele busca, onde procura se informar, você tem os três pilares básicos para pensar no anúncio que você vai fazer. E o que se deve entregar, se será uma oferta de compra ou informação para engajamento. E para finalizar, nesse artigo eu falei sobre estratégias para impactar o seu público, algo teórico. Caso queira aprender a criar uma campanha no Google Ads, no meu canal do YouTube tem uma aula ensinando na prática todo o processo que está gratuitamente para você logo abaixo.

http://www.youtube.com/watch?v=4KChqVJt7Vk

Muito sucesso pra você em suas campanhas, qualquer dúvida deixa como comentário aqui no artigo.

 

 


Adriano Gianini
Adriano Gianini

Adriano Gianini é Consultor, Professor, Palestrante e Especialista em Marketing Digital há 10 anos. É também especialista em Tráfego e Conversão, Google Ads, Facebook Ads, InBound Marketing, Métricas, BI e Negócios. Formado em Web Design e Programação e Pós Graduado em Comunicação Digital, Web Jornalismo e Novas Mídias, possui todas as certificações Google em Google Ads e Google Analytics. Como consultor atende empresas de médio e pequeno porte, no Brasil e nos EUA, reduzindo o custo de aquisição e escalando os resultados em contas com grandes investimentos em tráfego.

    1 Response to "Como impactar um público específico no Google AdWords?"

    • Sabrina Sousa

      Você faz consultoria? se faz, cobra quanto? rs deixei o link de meu site

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