COMO USAR O NOVO PLANEJADOR DE PALAVRAS-CHAVE DO GOOGLE ADS

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Como usar o planejador de palavras-chave do Google Ads? Por que ele é tão importante para você criar seus anúncios?

Além das dúvidas acima, em algum momento, quando você decide anunciar no Google Ads,  é possível que se depare com os seguintes questionamentos: Qual palavra-chave eu devo utilizar? Será que alguém usa essa palavra para pesquisar no Google? Vale a pena investir nela? Qual a média de resultados que eu posso esperar utilizando essa palavra? 

Sim, são diversas dúvidas, mas isso é muito comum de acontecer. Pensando nisso, para responder a estes questionamentos, neste post vou falar sobre como utilizar o planejador de palavras-chave. Também vou falar sobre como, hoje, você pode ter acesso a informações que realmente vão te ajudar a encontrar o público comprador.

De forma resumida, o planejador de palavras-chave do Google é uma ferramenta de busca que ajuda você a achar as palavras ideais para alcançar seus potenciais clientes. 

Ao compreender como utilizar o planejador de palavras-chave e colocar o aprendizado em prática, você poderá impulsionar o desempenho de suas campanhas. Isso porque, em campos altamente competitivos (com grande demanda de concorrência, o que significa maior quantidade de anúncios para determinada palavra-chave), as palavras-chave podem ter um custo muito alto por um único clique. 

Sendo assim, é mais importante do que nunca que você faça a segmentação das palavras-chave corretas para o seu negócio.

Veja a seguir o conteúdo que preparei sobre como utilizar o planejador de palavras-chave do Google Ads de forma prática. Descubra como escolher as melhores palavras para criar seus anúncios!

Vamos lá!

Como acessar o planejador de palavras-chave

A primeira coisa que preciso dizer é: apesar de o planejador ser uma ferramenta gratuita, para que você tenha acesso completo a todos os seus recursos, é necessário que já tenha campanhas criadas e ativas. Isso significa que não basta apenas ter uma conta no Google Ads, é necessário ter uma campanha funcionando. 

Caso não tenha campanhas no ar, você até pode ter acesso ao planejador de palavras. Porém, o seu acesso será limitado e não poderá aproveitar uma das vantagens que a ferramenta oferece, que é a possibilidade de ver o número exato de volume de buscas para cada palavra-chave. 

Dito isso, vamos aprender como acessar o planejador. 

Antes de conferir o passo a passo, saiba que é necessário ter uma conta no Google Ads. Caso ainda não tenha, você pode assistir meu vídeo no canal do YouTube onde ensino como criá-la. 

COMO CRIAR UMA CONTA NO GOOGLE ADS 2020 – TUTORIAL PASSO A PASSO

Passo a passo para acessar o planejador de palavras

  1. Acesse a página inicial do Google Ads para fazer o login da sua conta, utilizando e-mail ou nome de usuário e senha. 
  1. Após acessar sua conta do Google Ads, clique em “Ferramentas” (ícone de chave inglesa), que fica localizada na barra de ferramentas – na parte superior da página. 
  1. Em seguida, escolha a opção “Planejador de palavras-chave”.       planejador-palavra-chave

Você encontrará duas opções de ferramentas: 

  • Descubra novas palavras-chave 
  • Obtenha previsões e volume de pesquisa

Ambas opções são muito eficazes na geração de palavras-chave. Entenda melhor sobre cada uma delas a seguir:  

1. Descubra novas palavras-chave

planejador de palavras chave

Quando você pesquisa por palavras-chave, é necessário pensar de forma estratégica. Isso significa que deve montar um planejamento com as palavras que realmente são relevantes para o seu negócio. 

Como o próprio nome já diz, essa ferramenta serve para encontrar novas palavras-chave. Ou seja, você está em um processo de descoberta. Precisa entender quais são as opções de palavras que podem ser mais eficientes para seus anúncios. Ou seja, as palavras utilizadas em pesquisas pelo público que tem interesse em comprar o que você vende. 

A ferramenta de “Descubra novas palavras-chave” pode ser utilizada de duas formas, que são: 

  • Começar com palavras-chave  
  • Começar com um site. 

Vamos entender como cada uma delas pode ser utilizada. 

Começar com palavras-chave

Muitas pessoas já sabem ou têm uma grande noção sobre o que e como os potenciais clientes buscam quando desejam encontrar seu produto ou serviço na pesquisa do Google. 

Isso acontece porque elas conversam com seus clientes, realizam pesquisas e até mesmo já fizeram a criação de persona – personagem semi ficcional que representa o cliente ideal. 

Se você ainda não tem essa visão de possíveis buscas, tente pensar nas palavras-chave que seus potenciais clientes utilizam. Elas são palavras relacionadas ao seu negócio e às dores e desejos do seu público-alvo.  

Por exemplo, vamos imaginar que você vende serviços de Marketing Digital para e-commerce. Quais palavras-chave o seu público utilizará nas pesquisas? Pode ser: “marketing digital para e-commerce”, “marketing digital para loja virtual”, “marketing para comércio eletrônico” e assim por diante. 

Feito isso, você deverá inserir tais palavras no campo “Seu produto ou serviço”.

Você poderá validar se as palavras incluídas realmente são uma boa opção para utilizar. Se elas possuem volume de busca (e qual é a média), qual o nível de concorrência, entre outras métricas  – detalharemos algumas delas adiante. Além disso, o Google irá sugerir outras ideias de palavras-chave que podem ser relevantes. 

Claro, quanto mais genérica for a palavra, mais desafiante será para o Google te dar uma estimativa. 

Observe o exemplo abaixo utilizando as palavras-chave “curso google ads” e “google ads curso”: 

planejador de palavras chave

Além de inserir as palavras que deseja, você também pode trocar a localização da busca. Ou seja, é possível segmentar para que as sugestões de palavras-chave sejam de acordo com o país que deseja anunciar.

Você também pode inserir um domínio para utilizar como filtro:

planejador de palavras chave

Se você apenas inserir as palavras-chave, o Google apresentará diversas ideias de combinações de palavras relacionadas a partir das que você já colocou. 

Imagine que você esteja utilizando a palavra-chave “curso online”, que é uma palavra muito genérica. Neste caso, pode utilizar um domínio como filtro. Você pode, por exemplo, colocar o seu próprio site. 

Porém, essa é apenas uma das formas de utilizar a ferramenta. Você também pode escolher a opção de “Começar com um site”. 

Começar com um site

Agora, vamos supor que você não tenha ideia de quais palavras-chave são utilizadas pelo seus potenciais clientes. Neste caso, você pode fazer a pesquisa utilizando a opção de “Começar com um site”. 

Para descobrir as palavras-chave relevantes para o seu negócio, você pode usar o site do seu concorrente. Basta inserir o domínio ou uma página no campo disponível. 

Observe que, logo abaixo da opção para o link, existem duas alternativas que podem ser utilizadas:

  • Usar todo o site
  • Usar apenas esta página. 

 

planejador de palavras chave

planejador de palavras chave

As duas opções existem porque pode acontecer de um site ter muitas páginas e nem todas elas serem relevantes para o seu negócio. Portanto, se esse for o caso, você pode escolher apenas uma página (home, produto, sobre a empresa, etc.) para fazer a análise e não o site inteiro. 

2. Volume de pesquisa e previsões

Preciso dizer que quando se trata de descobrir quais são as sugestões de palavras-chave para o seu negócio, a opção de “Descubra novas palavras-chave” é a ideal. Isso porque o recurso de “Ver volume de pesquisa e previsões” só é realmente útil caso você já tenha uma lista de palavras-chave. 

Portanto, essa opção não ajudará a descobrir novas ideias de palavras, e sim mostrar dados das palavras-chave que você já escolheu para utilizar. 

Para usar o recurso, basta escolher o mais adequado e inserir as palavras-chave no campo de pesquisa. 

planejador de palavras chave

O resultado será praticamente igual ao que aparece quando escolhe “Descubra novas palavras-chave”. Porém, no caso da opção “Ver volume de pesquisa e previsões”, você irá visualizar os dados apenas das palavras inseridas. 

Isso significa que, independentemente da ferramenta utilizada, você vai acabar no mesmo local: página de resultado de palavras-chave. 

Agora, vamos compreender quais são os dados apresentados e como fazer as análises. 

Como analisar os resultados do planejador de palavras

Depois de realizar as pesquisas de palavras-chave, é hora de fazer a análise dos resultados. Em ambas as opções que citei anteriormente, você vai visualizar a página de resultados. Veja o exemplo abaixo:

 

planejador de palavra chave

A primeira informação que deve observar são as sugestões de palavras-chave. Para ficar mais fácil a visualização  dos dados, você pode selecionar as palavras que considera mais relevantes para o seu negócio. 

O planejador de palavras-chave do Google Ads disponibiliza diversos dados importantes sobre as palavras. No entanto, neste artigo, vou falar sobre os três principais, que são: 

  • Média de Pesquisas Mensais
  • Concorrência
  • Lance Sugerido

Veja a seguir o detalhamento de cada um deles: 

Média de Pesquisas Mensais

Como o próprio nome já diz, essa informação é sobre a quantidade média de pesquisas mensais para uma palavra-chave, considerando os últimos doze meses. A análise dessa informação deve ser feita para que você compreenda se a palavra tem volume de buscas. 

De forma clara, esse dado vai mostrar se as pessoas estão utilizando uma determinada palavra-chave. E isso é extremamente importante para que você possa decidir se irá utilizá-la. 

Afinal, ninguém quer investir seu tempo e dinheiro em uma palavra que não está sendo pesquisada por seus potenciais clientes, não é mesmo? 

Portanto, observe se existe um número relevante de consultas antes de escolher uma palavra-chave. Se você tiver campanhas ativas no Google Ads, conseguirá ver os números exatos de buscas. Caso não tenha, terá acesso apenas ao volume com grandes intervalos, como 1 a 10 ou 1000 a 10000, por exemplo. 

Concorrência

O dado de concorrência vai mostrar o número de anunciantes que criaram anúncios para aquela determinada palavra-chave.

Quanto maior for o número de concorrência, normalmente o CPC (custo por clique) da palavra-chave costuma ser mais caro, já que se trata de um termo muito concorrido. Além de também ser mais difícil conseguir posicionar um conteúdo nas primeiras posições de busca do Google  – quando se trata de SEO (tráfego orgânico). 

Se você não tem grande poder de investimento para conseguir posicionar palavras com alta concorrência, invista seus esforços nas que são classificadas como média ou baixa. Se você é iniciante, é fundamental saber quais palavras-chave realmente merecem a sua dedicação e dinheiro, sempre pensando nos resultados que deseja alcançar. 

Lance sugerido 

O lance sugerido é uma estimativa do Google Ads sobre o valor do lance para cada palavra. Ou seja, quanto você vai pagar cada vez que um usuário clicar no seu anúncio com aquela palavra-chave. Veja o exemplo abaixo utilizando a palavra “curso de google ads”:

planejador de palavra chave

O “Lance na parte superior da página (menores valores)” mostra qual é o menor valor de lance que a palavra chave já teve. Já o “Lance na parte superior da página (maiores valores)” indica o valor máximo de lance que a palavra já atingiu. 

Seu cálculo é feito com base no valor que os seus concorrentes estão pagando por determinada palavra-chave. 

Fazer essa análise também é muito  importante para que você possa definir quais palavras valem a pena anunciar, de acordo com quanto você tem para investir. Observe se o CPC (custo por clique) está dentro da sua capacidade financeira. 

Para entender essa questão, é necessário que identifique qual o valor do Custo de Aquisição de Clientes (CAC). Essa métrica trata-se do resultado da soma dos investimentos feitos em Marketing e Vendas, dividida pelo número de clientes conquistados em um mesmo período. Após ter ciência desse número, analise se aquela palavra-chave está de acordo com o quanto você está disposto a pagar por cliente e se vale a pena financeiramente. 

Por exemplo, se o custo por clique de uma palavra é R$10,00 e o custo por aquisição é de R$15,00. Será que vale a pena pagar por essa palavra-chave e lucrar R$5,00? Talvez vale a pena pesquisar outras palavras relevantes para o seu negócio, no qual o custo por clique seja menor. Desta forma poderá ter mais lucro por venda. 

Planejador de palavras-chave para adicionar keywords aos seus anúncios

Depois de fazer as análises das palavras-chave e escolher as que serão utilizadas, você pode usar outro recurso do planejador. Ele serve para fazer a seleção das palavras, com o objetivo de criar um plano para criação da campanha. 

Isso é opcional, já que é possível apenas escolher as palavras e incluí-las diretamente em sua campanha. 

Entretanto, se você deseja utilizar o recurso, basta seguir o passo a passo a seguir: 

  1. Na página de resultados, selecione as palavras que deseja utilizar e clique em “Adicionar palavras-chave”, como na imagem abaixo: 

planejador de palavra chave

  1. Depois de adicionar as palavras, você deve clicar na opção de “Visão geral do plano”, que fica localizada no lado superior esquerdo. Veja o exemplo a seguir:

planejador de palavra chave

É muito importante que você compreenda que isso é apenas uma estimativa de custos oferecida pelo Google Ads. Sendo assim, esses valores apresentados podem ser alterados.

Além disso, o plano é feito baseando-se na sua conta, ou seja, caso outra pessoa (com outra conta) utilize as mesmas palavras que você, as informações na página de resultados do planejador podem ser totalmente diferentes. 

O planejador de palavras-chave também ajuda o tráfego orgânico? 

O planejador de palavras-chave do Google Ads é voltado para a criação de campanhas. Porém, ao definir as palavras ideais para o seu negócio, você poderá utilizá-las para criar conteúdo e, desta forma, também potencializar o tráfego orgânico. 

Basicamente, o planejador também pode ser utilizado para estratégias de tráfego orgânico. Isso porque grande parte das técnicas de SEO são aplicadas com palavras-chave, sendo a criação de conteúdo uma das mais importantes. 

Vale dizer que tráfego pago e tráfego orgânico são coisas diferentes. O tráfego orgânico é conhecido por não exigir um investimento em dinheiro. No entanto, ele é composto por diversas técnicas de SEO – otimização de sites – que devem ser muito bem aplicadas. 

Ou seja, dizer que o tráfego orgânico é gratuito é uma afirmação equivocada. Para que o seu negócio apareça nos resultados orgânicos, é necessário produzir muito conteúdo relevante e otimizado. 

Estou dizendo isso porque é importante deixar claro que tráfego orgânico exige tempo e dedicação. Logo, é necessário fazer um investimento. Em algum momento, você precisará contratar um profissional, ou montar uma equipe para produção de conteúdo. 

Para saber mais sobre o assunto, confira nosso post sobre: Tráfego orgânico ou Tráfego pago? Qual o melhor para seu negócio?

Conclusão

O novo planejador de palavras-chave do Google Ads evoluiu e está com uma usabilidade mais agradável. Isso permite que você possa encontrar e analisar palavras-chave de forma mais rápida. 

Além disso, as métricas estão mais aprofundadas e possuem melhores previsões, já que o Google Ads está oferecendo mais informações sobre como cada palavra-chave pode afetar sua campanha. 

Vale dizer, mais uma vez – sim, porque é muito importante –, que a escolha das palavras-chave para a criação de seus anúncios deve ser feita de forma estratégia. 

Sempre faça análises e concentre-se em encontrar as palavras-chave certas para o seu negócio, começando com a compreensão da intenção de busca. 

Espero que, a partir de agora, você possa aproveitar as atualizações do planejador e utilizá-las da melhor forma possível para atender às suas necessidades. Faça testes e coloque em prática tudo o que foi ensinado neste post. 

Você já acessou o novo planejador de palavras-chave do Google Ads? O que achou? Deixe seu comentário para eu saber a sua opinião! Responderei em breve!  

Se você quer ter acesso ao meu curso Gratuito de Google Ads, basta clicar no botão abaixo e fazer sua inscrição! 

 

Adriano Gianini

Adriano Gianini

Adriano Gianini é um dos Maiores Especialistas e Produtores de Conteúdo sobre Google Ads no Brasil. Seu canal do YouTube oferece conteúdos gratuitos que têm ajudado milhares de pessoas a anunciarem no Google de forma inteligente. Acredita que Marketing é uma construção e que, por isso, toda empresa bem direcionada pode traçar uma estratégia de vendas campeã no Google.

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