COMO VENDER SERVIÇO ANUNCIANDO NO GOOGLE ADS – TUTORIAL PASSO A PASSO

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Você sabe como vender serviços no Google Ads?

A internet, principalmente o Google – o maior buscador do universo online –, está repleta de empresas anunciando para ganhar espaço no mercado em que atuam. É muito comum se deparar com propagandas de diversos nichos diferentes, oferecendo todo tipo de produto. Mas, e se ao contrário da grande maioria, você não vender um produto: será que existe espaço para vender serviços na internet?

Caso você se encaixe nesse perfil de empresário, fique tranquilo que a resposta para essa pergunta é sim. Afinal, assim como é possível criar campanhas publicitárias que performam muito bem para venda de produtos, anunciar serviços no Google também pode trazer resultados muito satisfatórios.

Muitos empreendedores acreditam que vender serviços na internet pode não trazer resultados positivos. Equivocadamente, pensam que anunciar nessas condições só será eficaz se tiverem um produto físico para venda.

Ao contrário: existe muito espaço para empresas e prestadores de serviços no Google Ads. Claro que, para vender todos os dias, é necessário saber como criar uma campanha de forma correta.

E como criar uma campanha corretamente para vender serviços na internet? Um dos pontos principais é descobrir quem é o seu público-alvo. Assim, conseguirá criar anúncios assertivos para impactar exatamente aquele usuário que tem potencial de compra. Além disso, saber segmentar a região em que atua também é fundamental para a eficiência da sua publicidade.

Se você tem uma empresa que oferece serviços e precisa aprender como vender no Google, este artigo foi feito para você. Nesta leitura, você aprenderá o passo a passo de como criar uma campanha focada em venda de serviços.

Vem comigo!

POR QUE ANUNCIAR O SEU SERVIÇO NO GOOGLE ADS?

Ter a sua empresa no Google é como mostrar o seu serviço em uma vitrine muito frequentada. Afinal, o número de consumidores online só cresce a cada ano. É cada vez mais comum os usuários pesquisarem virtualmente por um serviço antes de realmente contratá-lo. Por isso, anunciar no Google Ads pode ser, de fato, uma grande oportunidade de crescimento para o seu negócio.

São inúmeras as vantagens de anunciar na plataforma, confira algumas a seguir:

  • Ganho de autoridade: com um site bem estruturado e um bom posicionamento de marca, inevitavelmente sua empresa terá mais autoridade. Ou seja, ela passará credibilidade e confiança para os consumidores que buscam pelo seu serviço. Ter autoridade é um facilitador e um incentivo para que o usuário contrate o que você oferece. 
  • Alto poder de segmentação: considerando que conheça o perfil e comportamento do seu público-alvo, o Google Ads permite que crie campanhas direcionadas para essa parcela de pessoas. Assim, é possível segmentar por palavra-chave, dispositivo, região, gênero, idade e por aí vai. Se trata de um instrumento muito poderoso, se feito de forma certa.
  • Flexibilidade no valor do investimento: o Google Ads permite que você comece a anunciar com o valor que caiba no seu bolso. Você pode iniciar com um orçamento de R$15, R$20, R$100 por dia, dependendo da sua disponibilidade financeira. É claro que o valor investido estará atrelado ao desempenho da sua publicidade. Mas não necessariamente quem investe mais está no topo do Google, já que existem outros aspectos que também influenciam na exibição de anúncios.
  • Mensuração de resultados: no Marketing Digital, é necessário saber mensurar os resultados para entender o que deu certo e o que não deu. Essa análise é fundamental para tomadas de decisões futuras. O Google Ads oferece relatórios para acompanhar o desempenho das campanhas. 

O QUE É PRECISO PARA VENDER UM SERVIÇO NO GOOGLE ADS?

Talvez você esteja se questionando: o que é preciso para anunciar no Google Ads? Ora, o único requisito obrigatório para criar uma conta e começar a desenvolver suas campanhas é ter uma conta no Gmail.

Caso ainda não saiba fazer isso, neste artigo explico o passo a passo para criar uma conta no Google Ads.

Se você já tem cadastro no Gmail, está apto para ter uma conta e vender serviços na internet. Porém, apenas criá-la, não é garantia de retorno. Por isso, existem alguns pensamentos estratégicos que são fundamentais para otimizar seus anúncios. Veja a seguir:

  • Ter um site bem estruturado: para anunciar no Google Ads, ter um site não é obrigatoriedade, mas com certeza é o mais recomendado.  Afinal, através da página online, a sua empresa pode passar informações relevantes para o público e transmitir mais credibilidade e segurança. 
  • Saber para quem você vai anunciar: conhecer o seu público-alvo para definir a segmentação das suas campanhas é fundamental. Esse direcionamento faz com que você evite gastar seu orçamento com cliques desnecessários. Caso ainda não saiba quem é seu potencial comprador, terá que realizar testes e mais testes para coletar essas informações e traçar um perfil.
  • Entender a dor do seu cliente: quando falamos “dor do cliente” em Marketing Digital, significa entender o problema dele. Quando um usuário pesquisa por um serviço, ele está buscando uma solução para um problema. Sabendo identificar isso, você passa a não vender apenas um serviço, mas sim uma solução. O que torna o serviço mais atrativo.

Além disso, entender o funcionamento da ferramenta Google Ads e ter um orçamento diário para anunciar, também são requisitos essenciais para conseguir ter resultados positivos.

EM QUAL REDE DO GOOGLE VOCÊ DEVE ANUNCIAR O SEU SERVIÇO?

Não sei se você sabe, mas o Google possui quatro Redes para veiculação de anúncio:

    1. Rede de Pesquisa
    2. Rede de Display
    3. YouTube
    4. Shopping

As Redes possuem formatos diferentes, com estratégias diferentes. Se quer conhecer as particularidades de cada uma delas, temos este artigo inteiro dedicado a esse tema.

Agora que você já conhece as vantagens de anunciar no Google e os pensamentos estratégicos para colocar em prática, é hora de entender em qual das Redes deve anunciar.

I. REDE DE PESQUISA

Existem empresas que prestam serviços emergenciais. Ou seja, são aquelas em que a jornada de compra é rápida. Por isso o usuário não passa dias ou até meses procurando por uma solução. São serviços como: eletricistas, guinchos, desentupidoras, montadores, manutenções e assim por diante.

No caso dessas empresas, o consumidor que procura por este tipo de serviço, muito provavelmente precisa de agilidade para resolver o problema. Nestes casos, o recomendado é divulgar na Rede de Pesquisa do Google. O usuário procura pelo serviço, acha o seu anúncio e te contrata no mesmo dia.

Além dos serviços emergenciais, os outros tipos que não precisam ser tão ágeis, também podem ser anunciados nesta Rede. Por exemplo, uma assessoria de casamento. Para estes serviços, existe uma pesquisa mais ampla por parte de quem quer contratar. E é muito provável que quem esteja buscando por este serviço vá procurar no Google. Então faz todo sentido anunciar nesta Rede.

II. REDE DE DISPLAY E YOUTUBE

Anunciar na Rede Display e no YouTube só é uma estratégia válida para serviços que não são emergenciais. Ou seja, para aquele que exigem uma jornada de contratação mais demorada.

Seguindo o exemplo de assessoria de casamento, anunciar em sites que estão relacionados ao tema é uma boa estratégia. Por exemplo: desenvolver um vídeo publicitário mostrando algum evento produzido por você, também pode gerar bons resultados.

COMO CRIAR UMA CAMPANHA PARA VENDER SERVIÇO NO GOOGLE ADS

Agora que você já sabe o motivo pelo qual é vantajoso vender serviços no Google, e entendeu o que precisa para anunciar e em qual Rede veicular, chegou o momento de aprender a criar uma campanha com este objetivo.

OBS 1: estou levando em consideração que você leu o artigo recomendado anteriormente e já tem uma conta criada no Google Ads.

OBS 2: para este exemplo, a campanha será criada na Rede de Pesquisa.

Vamos ao passo a passo.

CRIANDO UMA CAMPANHA PARA A REDE DE PESQUISA DO GOOGLE

1. Abra sua conta Google Ads, clique em “Campanhas” e, posteriormente, no sinal de “mais” e em “Nova campanha”;

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2. Escolha o objetivo da sua campanha. No caso, selecionei a opção “Criar uma campanha sem meta”;

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3. No campo “Selecione os resultados que você espera alcançar com esta campanha”, não escolha nenhuma das opções, pois iremos configurar este item mais a frente;

4. Em “Configurações Gerais”, preencha: o nome da campanha, tire a seleção da Rede Display, selecione a região de atuação adequadamente e defina o idioma;

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5. Para definir o orçamento, como não existe valor mínimo, recomendo que você coloque um valor que consiga ter mensalmente para investir. Na opção de “Lances”, se você é iniciante, recomendo escolher “Cliques”;

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6. Clique em “Extensões de frase de destaque” e vá em “Nova extensão de frase de destaque”. Extensões de anúncio é um recurso que permite adicionar informações ao anúncio;

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Escolha frases que trazem informações relevantes para o seu público. Após incluí-las, vá em “Salvar”.

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7. Em seguida, vá em “Extensões de chamada”, clique em “Nova extensão de chamada”. Preencha o telefone da sua empresa e o país em que o seu negócio está. Agora, em “Ação de conversão”, coloque “Chamadas a partir de anúncio”. Clique em “Opções avançadas”: preencha de acordo com sua necessidade e inclua seu horário de atendimento. Salve suas alterações.

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CRIANDO E CONFIGURANDO GRUPO DE ANÚNCIO

O próximo passo é a criação do grupo de anúncio. Vamos lá:

1. Defina o nome do grupo de anúncio e escolha suas palavras-chave. Depois, vá em “Salvar” e prossiga.

Caso você não entenda muito sobre quais palavras-chave escolher, recomendo o meu curso gratuito e completo sobre o assunto:

CURSO GRATUITO DE PESQUISA DE PALAVRA-CHAVE

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2. Na página seguinte, “Criar anúncios”, clique em “Cancelar”. Não precisa incluir nenhuma informação;

3. Seu grupo de anúncios foi criado. Neste momento você retornará para o painel do Google Ads. Clique no grupo de anúncio recém-criado. Após esta ação, no canto esquerdo vá em “Anúncios e Extensões”, clique no sinal de “mais” e escolha a opção “Anúncio só para chamada”;

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CRIANDO UM ANÚNCIO

Com o grupo de anúncio criado, vou te mostrar o passo a passo para criar o seu anúncio:

1. Na página criação de anúncio, preencha o telefone. Em URL final, caso você não tenha um site, pode colocar o link da sua Fanpage ou do seu Instagram. Coloque o caminho de exibição. Dê um título para seu anúncio e as possíveis descrições. Em “Ação de conversão”, altere para “Chamadas a partir de anúncio”. Ao final da página, vá em “Salvar novo anúncio”.

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2. Sua campanha está criada e em análise para aprovação.

Recomendação: crie pelo menos até dois anúncios diferentes para conseguir entender qual performa melhor. Depois,  detecte o que é mais atrativo para o seu público.

COMO USAR GATILHOS MENTAIS PARA CRIAR ANÚNCIOS QUE VENDEM MAIS

CONCLUSÃO

Neste artigo, você aprendeu como vender serviços na internet, a partir do Google Ads. Embora criar sua campanha não seja difícil, é necessário que você entenda as configurações e saiba escolher as opções corretas para que seja criada da maneira certa.

Talvez, por não saberem essas informações, muitos empresários ficam inseguros e deixam de anunciar seus serviços no Google. Mas isso é um erro, pois essa prática pode sim trazer excelentes resultados e oportunidade para o negócio de prestação de serviços.

O Google Ads pode ser utilizado por empresas pequenas, médias ou grandes. Porém, é necessário que quem administra a ferramenta entenda pelo menos o básico sobre ela, para que consiga alcançar os melhores resultados.

É preciso ter pensamentos estratégicos antes de se aventurar no Marketing Digital. Espero que este artigo tenha feito você refletir sobre esses pensamentos e que esteja mais preparado para embarcar no universo do Google Ads.

Além disso, se você ainda não sabia como criar uma campanha e anúncios com foco em vendas de serviços, nesta leitura você aprendeu o passo a passo.

O que achou deste artigo? Ainda ficou com alguma dúvida? Deixe abaixo suas perguntas e comentários. Responderei em breve.

Adriano Gianini

Adriano Gianini

Adriano Gianini é um dos Maiores Especialistas e Produtores de Conteúdo sobre Google Ads no Brasil. Seu canal do YouTube oferece conteúdos gratuitos que têm ajudado milhares de pessoas a anunciarem no Google de forma inteligente. Acredita que Marketing é uma construção e que, por isso, toda empresa bem direcionada pode traçar uma estratégia de vendas campeã no Google.

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