DICAS DE MARKETING DIGITAL PARA O ANO DE 2021

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Para compartilhar dicas de Marketing Digital para 2021, preciso começar este artigo dizendo que 2020 foi o ano da adaptação para as empresas. Muitos empreendedores que não investiam em estratégias online, por exemplo, finalmente entenderam a importância de estar na internet. 

O atual cenário de pandemia mudou a maneira como as empresas operam. Vimos mais produtos e serviços migrarem para o mundo online e a transformação digital ganhou destaque. 

Ao olharmos para 2021, temos que nos perguntar: quais mudanças nos comportamentos do consumidor e estratégias de Marketing terão impacto duradouro?

Há razão para ser otimista quanto ao futuro da publicidade digital. Mais do que nunca os consumidores estão na internet, realizando pesquisas de produtos ou serviços. Mas, se eles não encontrarem o seu negócio, encontrarão o do seu concorrente. 

Portanto, empresas que ainda não investem em Google Ads ou outras plataformas de publicidade online, precisam parar agora mesmo e rever as suas estratégias. 

Entenda que o comportamento do consumidor já mudou e continuará mudando após a pandemia. Afinal, o efeito do novo coronavírus foi significativo e, provavelmente, duradouro. 

Com isso, profissionais de Marketing e empresários precisam fazer mudanças em suas estratégias para gerar vendas. 

Neste artigo, compartilharei algumas dicas de Marketing Digital para 2021 que sua empresa deve considerar.

Continue a leitura e confira!

Principais benefícios do Marketing Digital 

Se você ainda não investe em Marketing Digital, saiba que pode estar perdendo muitas oportunidades de vendas. O mercado está investindo em estratégias online. Não apostar no digital significa ficar para trás e dar espaço para seus concorrentes. 

Antes de saber quais são as tendências de estratégias online para 2021, confira abaixo alguns dos principais benefícios do Marketing Digital. 

1. Menor custo

Uma das maiores vantagens do Marketing Digital é que, quando comparado aos métodos tradicionais de Marketing (televisão, revistas), ele poderá te ajudar a economizar dinheiro e gerar mais leads. 

Quando se trata do Marketing tradicional, as pequenas e médias empresas têm dificuldade em competir com os gigantes do mercado. Isso porque as grandes corporações têm um alto orçamento para investir em publicidade na TV, no rádio e assim por diante. 

Com o Marketing Digital, no entanto, é possível que as empresas estejam na mesma competição. É uma forma mais acessível de divulgar seu negócio. 

Por exemplo, você pode definir seu orçamento na publicidade paga por clique (PPC) do Google Ads. Você pode gastar R$50 ou R$200.000,00. Depende do quanto a sua empresa tem para investir. 

Vale dizer que, dependendo da estratégia, pode demorar um pouco para alcançar os resultados desejados. No caso do Google Ads, por exemplo, você pode criar sua campanha e ver seus anúncios aparecendo hoje mesmo. 

Já no caso do SEO (otimização para resultados de mecanismos de pesquisa), pode levar algum tempo para implementar a estratégia e atingir seus objetivos. No entanto, os resultados valem o investimento de tempo. 

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2. Alto poder de mensuração

Ao investir dinheiro em uma campanha de Marketing, é importante que você acompanhe seus resultados. Afinal, como você vai saber se os seus esforços estão ou não alcançando os objetivos desejados? 

E um dos principais benefícios das estratégias de Marketing Digital é a capacidade de medir seus resultados. Os métodos tradicionais podem ser muito eficazes, porém é difícil medir os resultados exatos. 

Não existe uma maneira de rastrear com precisão a origem dos leads e clientes que vem de uma propaganda de televisão, por exemplo. A não ser que você crie formulários perguntando para cada pessoa como ela chegou até a sua empresa. 

Já com o Marketing Digital, o cenário é diferente. De redes sociais até as técnicas de SEO, você poderá acompanhar todos os resultados. Por exemplo, se quiser acompanhar seu desempenho de SEO, pode usar o Google Analytics para fazer isso. 

Também pode acompanhar várias métricas de suas campanhas no Google Ads, como cliques, conversões e assim por diante. Entender e analisar seus resultados vai fazer com que você busque por melhorias, já que poderá ver o que está funcionando ou não para sua empresa. 

3. Capacidade para segmentar os clientes ideais

Alcançar as pessoas certas é fundamental para ter bons resultados com o Marketing Digital.

Com as mídias offline é mais difícil conseguir isso. No rádio, por exemplo, você até pode escolher em qual programa quer anunciar. Apesar da sua mensagem atingir uma grande quantidade de pessoas, muitas delas podem nem fazer parte do seu público-alvo. 

Com o Marketing Online é possível segmentar para atingir quem realmente tem interesse no seu produto ou serviço. É um nível de profundidade que as estratégias tradicionais não conseguem se igualar.

A partir do momento que você passar a investir em estratégias de Marketing Digital, é muito importante que tenha uma persona para o seu negócio. Essa persona é um personagem semi-ficcional que representa seu cliente ideal.

Você usa essa representação para atingir as pessoas que têm maior probabilidade de  comprar seus produtos ou serviços.

Por exemplo, no momento de criar seus anúncios, seja no Facebook Ads ou no Google, poderá fazer uma segmentação sinalizando quem deseja atingir. É possível fazer isso filtrando dados como idade, sexo, profissão, interesses, localização, hobbies e muito mais. 

Com essa segmentação você poderá gastar seu orçamento de maneira mais eficaz e obter leads mais valiosos para o seu negócio.

4. Melhor relação entre vendas e clientes

No marketing offline, os empreendedores ou seus vendedores costumam dar cartões de visita ou panfletos aos clientes após a venda. Porém, o que acontece muitas vezes é que, nessas ocasiões, os clientes acabam perdendo esses papéis. 

No final das contas, a maioria dos clientes não se lembram do vendedor e muito menos do cartão. Então, esse método de marketing não funciona para potencializar a fidelização deles.

Isso é diferente do Marketing Online, em que é facilmente possível coletar endereços de e-mail de seus potenciais clientes. Além disso, existem redes sociais, e-mail de suporte, que facilitam muito o contato entre cliente e empresa. Essa prática favorece um relacionamento entre as duas partes.

Com esses e-mails coletados, as empresas podem usar a estratégia de enviar informações relevantes. Como por exemplo um desconto, alguma promoção e por aí vai. É uma forma de chamar atenção do seu público-alvo para que se torne cliente.

Tendências para o próximo ano

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Agora que você já sabe quais são os principais benefícios do Marketing Digital, planeje suas estratégias para gerar vendas com essas dicas. 

Empresas de todos os tamanhos estão investindo dinheiro na migração para plataformas digitais. Isso inclui e-commerce, chatbots, e-mail, aplicativos, inteligência artificial e muito mais. 

Aqui estão algumas dicas de Marketing Digital para 2021 que podem ser o melhor retorno de investimento para a sua empresa.

Lances automatizados no Google Ads

Eu sempre digo que o Google Ads não é apenas apertar botões. É necessário pensar estrategicamente para realmente conseguir bons resultados. É fundamental conhecer as opções que a plataforma oferece para criar campanhas eficazes para as necessidades do seu negócio.

Para ter sucesso com as campanhas do Google Ads, é importante ter atenção aos resultados que os anúncios estão gerando. Somente dessa maneira é possível analisar e fazer mudanças necessárias nas palavras-chave ou lances, por exemplo, para obter mais vendas. 

A questão é que isso vai exigir um certo tempo para você. Ao optar por lances automatizados – ou campanhas inteligentes -,  o Google literalmente vai automatizar configurações para ajustar seu lance. 

Vale dizer que os lances automáticos não são novidade, já que existem desde 2016. No entanto, devido às suas melhorias, essa pode ser uma grande tendência para o próximo ano. 

Os lances automatizados no Google Ads poderão te ajudar a direcionar sua atenção e tempo para outros aspectos das suas campanhas e da sua empresa. 

Porém, tenha em mente que usar essa opção de lances não quer dizer que não precisará fazer análises. Pelo contrário. Acompanhar como seus anúncios estão performando é fundamental para que possa atingir os resultados que deseja. 

Vale dizer que o Google Ads tem outra estratégia de lances muito utilizada, chamada CPC Manual. Porém, existe a possibilidade dela deixar de existir. Se você já investe em anúncios no Google ou pretende começar, assista ao vídeo abaixo: 

> CPC MANUAL: O GOOGLE VAI ACABAR COM ESSA ESTRATÉGIA DE LANCES?

Crescimento do Google Meu Negócio

Se você tem uma empresa, uma das coisas mais importante que pode fazer é garantir que ela esteja no Google Meu Negócio. 

Mas não basta apenas incluir as informações do seu negócio neste recurso do Google. Também é necessário mantê-las atualizadas. 

Para empresas locais – como consultórios de dentistas ou pizzarias, por exemplo -, a listagem do Google Meu Negócio fornece informações que são importantes para que os clientes saibam mais sobre o seu estabelecimento, como:

  • Endereço;
  • Telefone;
  • Site;
  • Horário de funcionamento;
  • Fluxo de movimentação em determinados horários;
  • Avaliações de clientes;
  • Imagens e muito mais. 

Uma dica para implementar hoje mesmo: certifique-se de ter uma área definida geograficamente em suas listagens locais. Isso ajudará sua empresa a aparecer nas pesquisas “perto de mim”. 

Isso porque muitos mecanismos de pesquisa (especialmente o Google) priorizam a relevância dos resultados para entregar o melhor aos seus usuários.  

Pode parecer contra-intuitivo limitar o raio de distância da sua empresa. Mas, ao fazer isso, você poderá atingir mais pessoas que realmente terão interesse em seu negócio.

Manter suas listagens atualizadas também permite que seus clientes saibam de quaisquer mudanças em seu horário. Além de ser possível compartilhar promoções ou qualquer outra informação que você gostaria de fornecer rapidamente. 

> GOOGLE MEU NEGÓCIO: O QUE É E COMO COLOCAR A SUA EMPRESA NO GOOGLE DE FORMA GRATUITA

Integração entre e-commerce e Instagram

Com o e-commerce e as mídias sociais crescendo, não é de se admirar que as marcas estejam usando ambos em conjunto para maximizar as oportunidades de vendas.

Em março de 2019, o Instagram revelou o Instagram Checkout, que permite aos usuários concluir a compra dentro do próprio Instagram. Por enquanto esta opção ainda não está disponível no Brasil, mas a tendência é que também chegue aqui. 

Com este recurso é possível que diminua o risco dos clientes abandonarem suas compras. Afinal, antes, eles precisavam acessar outro aplicativo ou site para finalizar a aquisição.   

Se você ouviu falar que o Instagram está escondendo curtidas e pensou que ele estava em declínio, pense de novo.

A mídia social é parte integrante do marketing digital. Melhor ainda, o comércio visual está decolando. Isso porque mais consumidores estão dispostos a comprar produtos por meio de anúncios em seus feeds.

O Instagram informa que a plataforma tem 1 bilhão de usuários, e 90% deles já seguem perfis de marcas onde já realizaram alguma compra, e os visitam diariamente. 

Então, nada melhor do que aproveitar esse enorme potencial e usar esse recurso de vender na própria postagem. 

Lives

Durante este ano, você provavelmente assistiu a alguma live ou pelo menos ficou sabendo da realização de algumas delas. 

O Marketing Digital está em constante evolução, atualizando as estratégias existentes e criando novas opções, e isso inclui as lives. 

Os usuários do Facebook já estavam acostumados com a opção de transmissão ao vivo. Depois, a opção ficou popular no Instagram. Mas, agora, devido ao cenário de pandemia, as pessoas estão mais do que nunca consumindo conteúdos de lives nas plataformas digitais. 

Você pode criar lives no Facebook, Instagram, YouTube e muito mais. Com as pessoas em casa, o consumo de lives se tornou imenso. 

E não estou falando apenas de conteúdo de entretenimento. As pessoas também buscaram – e provavelmente continuarão a buscar – por lives educativas. 

Promover lives que ajudarão a solucionar dúvidas e problemas de seu público-alvo pode ser ótimo para o seu negócio. Com essa estratégia, é possível criar uma aproximação entre você (ou sua empresa) e seu público. 

Portanto, essa é uma das dicas de Marketing Digital que provavelmente continuará em alta em 2021. 

Inteligência Artificial e Chatbots

Quando pensamos em Inteligência Artificial (IA) é comum que nossos pensamentos sejam sobre robôs vivendo em sociedade. Porém, a IA vai muito além disso e está presente em nosso dia a dia. 

Ela pode usar dados de plataformas de mídia social e postagens de blog para ajudar a entender o comportamento do consumidor. 

Por exemplo, com base em comportamentos comuns – como interação nas publicações -, é possível traçar perfis de público. Você pode entender qual horário seus seguidores mais interagem, qual tipo de conteúdo mais os engajam e assim por diante. 

Assim, pode-se usar essas informações de maneira mais efetiva em estratégias de Marketing. 

Um ótimo exemplo de IA na prática são os chatbots. Eles já fizeram um grande sucesso durante 2020, mas continuarão sendo uma parte importante do Marketing Digital em 2021. 

Essa tecnologia baseada em IA usa mensagens instantâneas para bater papo em tempo real, durante 24 horas, 7 dias da semana. Os chatbots são usados com os clientes ou leads que visitam seu site ou redes sociais, por exemplo. 

Esse é só um exemplo do que a Inteligência Artificial está fazendo no Marketing Digital. A tendência é que em breve ela estará por trás de muitos outros serviços. 

Pesquisa por voz

O uso crescente da pesquisa por voz se tornou importante para as empresas repensarem suas estratégias de Marketing Digital em 2021.

Basicamente, essa opção tem o objetivo de oferecer informações relevantes através de conteúdo em áudio. 

A IA (Inteligência Artificial) está ficando mais inteligente. E o número de erros – como executar uma ação diferente da que foi solicitada – cometidos por assistentes de voz diminuíram muito. 

Muitas marcas já estão incluindo a pesquisa por voz em suas estratégias de Marketing Digital. Alguns exemplos são: 

  • A pizzaria Domino’s permite que seus clientes façam pedidos solicitando a Alexa (assistente de voz da Amazon);
  • Os usuários do PayPal podem usar a Siri para enviar dinheiro a amigos, familiares ou empresas.

O Google Assistant tem 2.000 “ações” e Alexa tem 30.000 “habilidades”. Essas funções permitem que esses assistentes de voz reajam de forma específica aos comandos de seus usuários. 

Tenha em mente que não apenas mais empresas produzirão conteúdo de áudio na esperança de ganhar o reconhecimento da marca. Os anúncios provavelmente serão os próximos. Isso significa que Alexa poderá dar a resposta à sua pergunta junto com uma “palavra de seu patrocinador”.

A otimização da pesquisa por voz é uma ótima maneira de espalhar o conhecimento da marca. Mas como isso se converterá em vendas? 

Bem, em 2021 veremos mais tentativas de exploração desse potencial de alto-falantes inteligentes como um canal lucrativo para impulsionar as vendas.

Marketing de Conteúdo em crescimento

Cada vez mais as pessoas estão interessadas em buscar conteúdo relevante que, de alguma maneira, as ajude a solucionar algum problema. 

O Marketing de Conteúdo, quando bem elaborado, consegue atingir o objetivo de atrair pessoas para um funil de vendas. Ou seja, através de conteúdo é possível atrair um público interessado em seu produto ou serviço. 

Com conteúdo, é possível despertar o sentimento de reciprocidade nas pessoas. A partir disso, elas descerão no funil de vendas, até que estejam preparadas para tomar a decisão de compra. 

Para atingir o seu público-alvo, você poderá investir em diferentes estratégias de Marketing Digital. Algumas opções são: publicidade paga, mídias sociais, e-mail marketing, SEO e assim por diante. Todas essas estratégias devem ter foco em conteúdo de qualidade. 

Por exemplo, o Marketing de Conteúdo é extremamente importante para o SEO. Através dele – com conteúdo otimizado – é possível que o seu site tenha um bom posicionamento nos resultados de pesquisa do Google. 

E, durante 2021, o Google provavelmente continuará valorizando artigos bem escritos e atualizados regularmente. Portanto, a tendência é que muitas empresas líderes de mercado continuarão a investir de maneira pesada em Marketing de Conteúdo ao longo do próximo ano. 

Marketing de vídeo

O marketing de vídeo é uma das tendências mais importantes atualmente e que promete continuar em alta. 

Não pense apenas no YouTube. Existem muitas maneiras de aumentar o engajamento promovendo o seu vídeo. Isso porque você pode postar um vídeo ou iniciar uma transmissão ao vivo no Facebook ou Instagram, por exemplo. 

Um dos desafios que os profissionais de marketing enfrentaram nos últimos anos é a crescente mudança para dispositivos móveis. 

Eles tiveram que pensar em soluções para acompanhar esse novo comportamento dos usuários. Por exemplo, foi necessário criar sites que fossem responsivos – que se adaptam a diferentes tamanhos de tela.

No entanto, o vídeo pode apresentar as mesmas informações em um formato que funciona perfeitamente, independentemente do dispositivo.

Além disso, as pessoas acham o conteúdo de vídeo mais atraente. Isso faz com que o Google coloque as páginas que incluem vídeos em posições mais altas em seus resultados de pesquisas.

Uma das melhores coisas sobre o marketing de vídeo é que ele facilita a reformatação do seu conteúdo. Imagine que você gravou um vídeo para o seu canal do YouTube. Em vez de apenas publicá-lo no YouTube, você também pode:

  • Transcrevê-lo para ter uma versão em texto;
  • Publicar a transcrição em seu blog com um vídeo do YouTube incorporado para obter uma melhor classificação;
  • Publicar o vídeo bruto no Facebook. Publicações feitas diretamente na rede social têm uma parcela de impressões e engajamento maior do que links compartilhados do YouTube;
  • Extrair o áudio sozinho e usá-lo como um episódio de podcast;
  • Usar miniaturas de vídeo em suas campanhas de e-mail marketing..

Conclusão

Provavelmente existem muitas outras dicas de Marketing Digital para 2021. No entanto, essas que compartilhei neste artigo já poderão te ajudar com seu planejamento de estratégias.

Este ano proporcionou grandes mudanças no comportamento dos consumidores, o que também refletiu no Marketing Digital.

Não acompanhar as atualizações e tendências para 2021 não deve ser uma opção caso você queira ter sucesso com vendas na internet.

Investir em novas estratégias pode ser algo assustador. Porém, se você não tentar, não se arriscar, poderá perder a chance que faltava para conseguir muito mais vendas e crescer a sua empresa. 

Espero que tenha gostado das dicas de Marketing Digital para 2021 e que consiga atingir todas as suas metas neste próximo ano que está chegando! 

E, se você quer começar 2021 aprendendo sobre Google Ads, eu tenho um curso gratuito! Faça sua inscrição no formulário abaixo e aproveite! 

 

 

Adriano Gianini

Adriano Gianini

Adriano Gianini é um dos Maiores Especialistas e Produtores de Conteúdo sobre Google Ads no Brasil. Seu canal do YouTube oferece conteúdos gratuitos que têm ajudado milhares de pessoas a anunciarem no Google de forma inteligente. Acredita que Marketing é uma construção e que, por isso, toda empresa bem direcionada pode traçar uma estratégia de vendas campeã no Google.

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