EXIBIÇÃO DE ANÚNCIOS GOOGLE ADS: ONDE E QUANDO ELES APARECEM?

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Após a criação de uma campanha, é possível que surja a seguinte dúvida: como funciona a exibição de anúncios Google Ads? Como verificar se eles realmente estão aparecendo para o seu público-alvo? 

Estes são questionamentos comuns de quem pretende ou já começou a investir para divulgar empresas na internet no Google Ads, a ferramenta de links patrocinados do Google. Ou seja, é a plataforma para a criação de anúncios. O serviço permite criar campanhas em diferentes redes:

  1. Rede de Pesquisa
  2. Rede de Display
  3. YouTube
  4. Shopping

Mas apenas criar uma campanha qualquer e jogá-la na internet dificilmente trará bons resultados. Portanto, é preciso pensar em uma série de estratégias que precisam ser bem definidas para que sua publicidade converta da forma desejada.

Uma dessas estratégias é: saber onde o seu público-alvo está. E quando digo isto, não quero dizer a localização geográfica, mas sim onde ele está na internet. Ele pesquisa no Google? Consome vídeos do YouTube? Acessa canais de notícias? O que ele acessa?

A escolha de direcionamento dos seus anúncios está totalmente ligada a essas respostas. Afinal, são elas que vão te guiar a uma rede para exibir suas campanhas.

Continue com essa leitura para conhecer melhor as redes do Google, os formatos de anúncio e quando eles aparecem para o seu público-alvo.

EXIBIÇÃO DE ANÚNCIOS GOOGLE ADS: ONDE OS ANÚNCIOS APARECEM?

Engana-se quem pensa que o Google proporciona somente um formato de anúncio, para ser exibido em um único local da internet.

O Google Ads oferece diversas opções para que você divulgue seu produto ou serviço nos canais do Google, também chamados de redes de publicidade. Portanto, as redes são uma forma da plataforma atender diferentes modelos de negócios e estratégias, para promovê-los de forma eficiente e adequada.

A escolha do tipo de anúncio e rede de publicidade da suas campanhas depende das características e comportamentos do seu público-alvo, e também da sua estratégia.

Você pode optar por vincular os seus anúncios na Rede de Pesquisa, na Rede de Display, Rede de Vídeo e em Aplicativos. Assim, dependendo da sua escolha, seu anúncio aparecerá em locais e em formatos diferentes.

Confira abaixo as peculiaridades das diferentes Redes do Google Ads e os seus respectivos formatos de anúncio.

REDE DE PESQUISA

Os anúncios da rede de pesquisa são aqueles exibidos nos resultados de pesquisas feitas no Google, no famoso buscador. 

Visualize abaixo:

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Pesquisa feita no Google Search, ou na rede de pesquisa do Google, mostra anúncios relacionados à palavra-chave pesquisada (Fonte: Adriano Gianini)

Este formato é bastante interessante para pessoas que buscam por produtos, serviços ou soluções específicas. Por essa razão, torna-se eficiente para empresas que desejam alcançar o público que já sabe o que está procurando.

Se você deseja resultados a curto prazo, anunciar na Rede de Pesquisa pode ser uma excelente opção. Portanto, empresas prestadoras de serviços e e-commerce podem se beneficiar desse tipo de anúncio.

Para obter bons resultados na Rede de Pesquisa, é importante estudar sobre as palavras-chave do seu nicho e defini-las de maneira estratégica. Por isso, é essencial revisar a eficácia da sua publicidade e o engajamento que ela gera, para entender o que está funcionando e o que não está.

Se bem planejado, esses anúncios podem ter uma excelente relação entre custo e benefício para sua empresa.

REDE DE DISPLAY

Os anúncios exibidos em sites parceiros são criados através da Rede Display.

Esta rede é composta por inúmeros sites parceiros do Google, como por exemplo a Uol, G1, Terra e assim por diante. Tais sites possuem autorização para exibir anúncios criados no Google Ads, mais especificamente na Rede de Display.

Veja o exemplo a seguir:

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A rede de Display do Google Ads é uma rede de sites parceiros, que oferecem espaços publicitários dentro de seus domínios. Você pode anunciar o seu produto em tais sites, como mostra a imagem acima (Fonte: Adriano Gianini)

Ao escolher anunciar na Rede de Display, o seu anúncio poderá ser exibido em formato de banner nas páginas dos sites parceiros, sempre levando em conta o histórico de interesses do usuário.

Como podemos conferir no exemplo acima, os anúncios que aparecem na display sempre estão relacionados com o termo de busca. Pode ser que o usuário já tenha acessado o seu site, mas também pode ser que ele esteja navegando por sites do mesmo segmento que o seu ou relacionado.

No caso da Rede de Display, o usuário não está procurando diretamente por aquilo que você oferece. Por isso, a probabilidade dele ainda não estar pronto para a compra é grande, o que faz com que a estratégia não seja de curto prazo.

Ao fazer uma segmentação assertiva dos seus anúncios na Rede de Display, é possível aumentar significativamente suas conversões. Assim como na Rede de Pesquisa, saber mensurar os resultados para entender a eficácia da estratégia, é fundamental.

REDE DE VÍDEO (YOUTUBE)

Nos últimos anos, o consumo de vídeos na internet aumentou exponencialmente. Isso fez com que o interesse em anunciar no YouTube crescesse na mesma proporção.

Para anunciar no YouTube, é preciso criar uma conta no Google Ads, que possibilita a criação de anúncios em formato de vídeo na plataforma.

São diversos os formatos de anúncios dentro do YouTube. Conheça alguns a seguir.

Anúncios gráficos: Aparece à direita do vídeo em destaque e acima da lista de sugestões de vídeo. 

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Anúncios gráficos do YouTube (Fonte: Matilde Filme)

 

 

 

 

 

 

 

 

Sobreposição: são os anúncios semitransparentes que são exibidos nos na parte inferior do vídeo.

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Anúncio de sobreposição (Fonte: Matilde Filme)

Anúncios em vídeos puláveis: São os anúncios que os usuários podem pular depois de cinco segundos, se quiserem. Podem ser inseridos antes, durante ou depois do vídeo principal.

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Anúncios em vídeos puláveis (Fonte: Matilde Filme)

Vídeo com anúncios não puláveis: É preciso assistir os anúncios em vídeo não puláveis para que o conteúdo seja exibido. Assim como no exemplo anterior, podem ser exibidos antes, durante ou depois.

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Anúncios de vídeos não puláveis (Fonte: Matilde Filme)

Bumper: O usuário precisa assistir até 6 segundos para conseguir pular.

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Anúncio Bumper (Fonte: Matilde Filme)

Cartões patrocinados: Os cartões patrocinados mostram conteúdo que pode ser relevante para o usuário, como produtos exibidos no vídeo.

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Anúncios de cartões patrocinados (Fonte: Matilde Filme)

Além do alto tráfego diário, o YouTube apresenta uma alta taxa de conversão para diferentes objetivos. É possível criar anúncios com a estratégia de engajar consumidores, estimular vendas, conteúdos informativos e assim por diante.

GOOGLE SHOPPING

O Google Shopping é mais uma dentre as diversas possibilidades de anunciar produtos no Google.

Esta rede funciona como a vitrine de um Shopping Center, onde os anunciantes podem expor seus produtos. No caso, o usuário realiza uma busca no Google e o resultado será relacionado às lojas que vendem o produto pesquisado.

O Google Shopping possibilita a inclusão de imagem, preço e descrição de um produto. O usuário consegue comparar os valores de diversos anunciantes.

Veja o exemplo abaixo:

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Google Shopping é uma das redes de publicidade do Google Ads, recomendada principalmente para e-commerce (Fonte: Adriano Gianini)

 

Perceba que, na busca realizada acima, o usuário está dentro da aba “Shopping” do Google. Neste caso, ele é redirecionado para uma página com os diversos produtos relacionados à sua busca, com opções de filtros e comparações de preço.

Além deste formato, os resultados de busca do Google Shopping podem aparecer também na Rede de Pesquisa, geralmente com destaque maior e no topo da página. Veja abaixo:

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Os anúncios do Google Shopping também podem aparecer na rede de pesquisa do Google (Fonte: Adriano Gianini)

Criar anúncios nessa Rede, escolher os melhores produtos e otimizar suas campanhas, são estratégias que podem aumentar significativamente suas vendas. Mas, para anunciar no Google Shopping é preciso ter uma conta no Google Merchant Center, a central de anunciantes do Google.

QUANDO SEUS ANÚNCIOS SERÃO EXIBIDOS?

Essas são dúvidas muito comuns para quem está iniciando uma campanha no Google Ads: Será que os anúncios serão veiculados assim que criar uma campanha? Precisa de aprovação? Quantos dias leva para a campanha ser aprovada?

Existem dois fatores que estão diretamente ligados ao início da exibição dos seus anúncios, são eles:

PAGAMENTO

Os seus anúncios só aparecerão quando o seu meio de pagamento estiver aprovado. O Google disponibiliza duas formas de pagamento:

  • Cartão de crédito: se você optou por esta opção, o seu cartão de crédito precisa ser aprovado para que sua campanha comece a ser exibida.
  • Boleto bancário: no caso do boleto, é necessário que você pague e que aguarde a identificação deste pagamento. Sua campanha só rodará quando o Google confirmar o recebimento.

APROVAÇÃO DA CAMPANHA

Os anúncios precisam ser aprovados antes de serem exibidos.

Existem vários tipos de campanhas que não entram no ar automaticamente após a criação das mesmas. Elas precisam de aprovação do Google. Este processo pode demorar 2 horas, 2 dias ou até mais tempo. Não é um período determinado.

Pode ocorrer da campanha ser aprovada, mas os anúncios ainda estarem em revisão. Neste caso, eles não estão sendo exibidos. Ou seja, não é porque a sua campanha foi aprovada que, necessariamente, os anúncios também foram.

Este processo de revisão e aprovação se baseia nas políticas de publicidade do Google Ads.

Sempre que você editar um anúncio, ele será revisado novamente para garantir que esteja em conformidade com as políticas necessárias.

FATORES QUE INFLUENCIAM NA EXIBIÇÃO DE ANÚNCIOS DO GOOGLE ADS

Agora que você já sabe onde e quando os seus anúncios serão exibidos após a criação de uma campanha no Google Ads, é importante conhecer a fundo os fatores que influenciam nessa exibição. 

Mesmo que a sua campanha seja configurada corretamente e aprovada, pode ser que a exibição do seu anúncio não saia conforme o planejado. E isso pode decorrer de vários fatores. Conheça os principais abaixo. 

Audiência da sua campanha

Parece óbvio o que vou falar agora, mas muitas pessoas criam campanhas no Google Ads sem levar esse ponto em consideração: é preciso ter uma audiência relevante para que seus anúncios sejam exibidos massivamente. 

Imagine que você criou uma campanha na Rede de Pesquisa para o termo “como comprar eletrodoméstico online”. Será que existe um número suficientes de pessoas fazendo uma busca no Google exatamente com essa palavra-chave? 

A resposta tem que ser positiva, do contrário, o seu anúncio realmente não será exibido, uma vez que não existem pessoas que estejam procurando por termos que o ativem na rede de pesquisa. 

Portanto, a dica aqui é a seguinte: escolha muito bem as palavras-chave da sua campanha, de acordo com o que a sua audiência busca no Google e que esteja relacionado ao seu produto ou serviço.

Quanto maior for o volume de pesquisa dessas palavras-chave, maior será a audiência que você poderá impactar com o seu anúncios — desde que essas palavras-chave estejam na sua campanha, é claro. 

Não sabe como pesquisar as melhores palavras-chave para as suas campanhas? Este curso completo e gratuito sobre o assunto vai te ajudar com isso. 

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Segmentação de campanha

Além de ter uma audiência suficiente, você tem que pensar nas condicionais da sua campanha. O que quero dizer com isso: quanto mais avançado você vai ficando na criação de campanha do Google Ads, mais segmentações você faz. 

Já vi um caso de aluno que me disse não conseguir ver seus próprios anúncios no Google. Perguntei o tipo de segmentação local que ele tinha feito para a campanha e ele me disse que estava segmentada para a região de seus clientes. O problema é que a região em que esse aluno estava quando fez a pesquisa não era a mesma para a qual a campanha estava segmentada. 

Resultado: ele nunca conseguiria ver seu próprio anúncio. Ou seja, não adianta tentar encontrar um anúncio no Google enquanto você está em São Paulo, quando a sua campanha foi segmentada para exibir anúncios apenas para pessoas de Maceió. 

Esse fator de segmentação pode se aplicar para outras categorias além de localização, como por exemplo dispositivo, renda familiar, gênero etc. Dessa forma, o anúncio será exibido exatamente para as condicionais de segmentação que você selecionou ao criar sua campanha. Lembre-se disso ao procurá-lo no Google!

CPC (custo por clique) competitivo

Outro ponto que influencia diretamente na exibição dos seus anúncios é o CPC, custo por clique, definido na sua campanha.  O CPC precisa ser suficiente para disputar com seus concorrentes no leilão do Google Ads.

Já vi inúmeras pessoas dizendo que configuraram suas campanhas corretamente e que, ainda assim, seus anúncios não são exibidos. Quando fui verificar o que poderia ser o problema, vi que o orçamento diário da campanha não era compatível com o custo por clique da concorrência. 

Imagine que uma empresa define o orçamento diário de R$5 e o CPC de R$2, enquanto os concorrentes estavam brigando com R$200 ou R$300 de orçamento diário. Nesse cenário, dificilmente seus anúncios serão exibidos. É como entrar numa corrida de Fórmula 1 com uma bicicleta. 

Nesses casos, use a estratégia de atacar outras palavras-chave que não estejam com o custo por clique tão concorrido.

Orçamento diário de campanha

Preciso desconstruir uma visão errada, que muitas pessoas têm com relação à exibição de seus anúncios criados no Google Ads. Elas pensam o seguinte: se eu pesquiso mil vezes por meu anúncio no Google, ele tem que aparecer em todas as vezes, certo? Afinal, eu só pago quando alguém clica no meu anúncio. 

Esse pensamento está errado. Vou te explicar o porquê. 

Existe um recurso no Google Ads chamado orçamento diário. Esse orçamento é basicamente o quanto você está disposto a gastar por dia nas suas campanhas. Quando você define o quanto quer gastar, você está comprando um espaço publicitário. E, muitas vezes, você está comprando esse espaço em um mercado super concorrido. 

Se você colocar R$10 por dia para anunciar, por exemplo, é preciso entender que o Google terá que distribuir esse valor ao longo do dia para exibir o seu anúncio. Se você configurar a sua campanha para que os seus anúncios apareçam sete vezes por semana, vinte e quatro horas por dia, ele terá apenas R$10 para fazer isso acontecer. 

Já deu para entender que com essa verba, o seu espaço publicitário — ou seja, a exibição do seu anúncio — será reduzido, certo? 

Nesse caso, o que o Google faz? Ora, se você configurou a sua campanha para que ela apareça o dia inteiro, como no exemplo acima, o Google preserva as suas exibições para que elas aconteçam ao longo do dia, como você configurou. 

É exatamente isso o que acontece: você faz algumas pesquisas, o seu anúncio até aparece algumas vezes, mas o Google acaba não exibindo em outras para que a sua verba não seja gasta cedo demais. É possível que você esteja pesquisando seu próprio anúncio nesse momento de “economia”. 

Machine Learning e Estratégias de Lances

Existem algumas estratégias de lance que são baseadas em inteligência, a famosa Machine Learning do Google. Tais estratégias podem ser divididas entre aquelas que são focadas em cliques e aquelas que são focadas em conversão. 

Ambas as estratégias de lance criam um padrão de comportamento que consegue prever se um usuário tem chances de comprar ou não quando um anúncio é exibido. 

Quando é você mesmo que está fazendo uma busca por um termo que ativa o seu anúncio, só para verificar se ele realmente está sendo exibido, e a sua campanha está configurada com uma estratégia de lance inteligente, provavelmente você não o verá. Afinal, você não é um potencial cliente para o seu próprio anúncio, certo? 

Esse é mais um fator que pode impedir você ou o seu cliente de encontrar o próprio anúncio no Facebook. Se quiser entender de forma aprofundada como funcionam os lances inteligentes, acesse o artigo abaixo.

LANCES INTELIGENTES: GUIA COMPLETO

EXIBIÇÃO DE ANÚNCIOS GOOGLE ADS: O QUE FAZER PARA VERIFICAR SE O ANÚNCIO ESTÁ SENDO EXIBIDO?

Indo direto ao ponto: como verificar se o seu anúncio está sendo exibido? É possível fazer isso no Google Ads? A resposta é sim! E existem duas maneiras de fazê-lo. 

Analise as impressões da sua campanha

A maneira mais confiável, inteligente e prática de verificar essa questão é olhando uma métrica chamada impressões nas suas campanhas do Google Ads. Talvez você não saiba, mas impressões nada mais são do que a quantidade de vezes que o seu anúncio aparece para a sua audiência. 

Mesmo que você tenha feito vários testes por conta própria e não tenha visto os seus próprios anúncios por aí, se as impressões da sua campanha não estiverem zeradas, significa que ele foi exibido sim. 

Agora, se as impressões da sua campanha estiverem zeradas, é sinal de que existe alguma coisa errada com ela. Cuidado: ao olhar impressões, é comum que os anunciantes determinem um período de data em que a campanha não estava no ar. 

Por isso, certifique-se de que o período de tempo utilizado para a análise da métrica corresponda ao período em que a campanha esteve no ar. 

Se ainda assim as suas impressões estiverem zeradas, configure sua campanha novamente para que seus anúncios possam ser exibidos.

Ferramenta de diagnóstico e visualização de anúncios 

O Google Ads possui uma ferramenta própria para que você faça o diagnóstico dos seus anúncios e verifique se eles estão sendo exibidos ou não. A seguir, vou mostrar o passo a passo para acessar e usar a ferramenta de exibição de anúncios Google Ads. 

  1. Acesse a sua conta do Google Ads. 
  2. Clique no menu “Ferramentas” e, em seguida, clique em “Diagnóstico e Visualização de Anúncios”. 
  3. Ao acessar a ferramenta, você verá uma página parecida a imagem a seguir. 

  1. Na barra de busca, digite uma palavra-chave para verificar se o seu anúncio está sendo exibido. 

  1. Pronto: a ferramenta indicará para você se o seu anúncio está ou não sendo exibido para a palavra-chave pesquisada.
  2. Também é possível simular a sua busca como se você estivesse em alguma outra região do Brasil. Na barra superior, você pode editar o local da pesquisa clicando no ícone indicado abaixo. Da mesma forma, você pode editar as categorias de idioma, dispositivos e público-alvo. Certifique-se de que você está utilizando os parâmetros utilizados na configuração da sua campanha. 

  1. Caso o seu anúncio esteja sendo exibido, você verá uma mensagem como na imagem a seguir. 

CONCLUSÃO

Neste artigo você aprendeu um pouco mais sobre a exibição de anúncios Google Ads. Esta é definitivamente uma dúvida muito comum de quem está começando a anunciar na ferramenta. 

ASSISTA À AULA COMPLETA SOBRE O ASSUNTO

O artigo explicou a você em quais redes de publicidade do Google Ads você pode anunciar, em que local dessas páginas os anúncios serão exibidos e qual delas é a melhor para a sua estratégia de negócio.

O Google disponibiliza redes distintas para veicular campanhas. Para cada uma dessas redes, existem formatos diferentes de anúncios. Ou seja, dependendo do seu objetivo, uma rede pode funcionar melhor do que a outra.

Espero que, com este texto, você tenha entendido e visualizado onde os seus anúncios podem aparecer e consiga escolher a melhor estratégia para o seu mercado.

Além da escolha da rede, você também aprendeu que o anúncio não é ativado automaticamente após a criação da campanha. Portanto, antes de serem exibidos, é necessário:

  • Aprovação da campanha e dos anúncios;
  • Confirmação do meio de pagamento;

E que existem fatores que influenciam na exibição dos mesmos:

  • Ter audiência suficiente para a campanha;
  • Segmentação adequada;
  • Definição do CPC;
  • Orçamento diário;
  • Machine Learning;
  • Estratégias de lances.

Para verificar se um anúncio do Google Ads está sendo exibido corretamente, basta utilizar a ferramenta de diagnóstico e visualização de anúncios.

Ainda ficou com dúvidas sobre o assunto abordado? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo. Responderei o mais breve possível. 

Adriano Gianini

Adriano Gianini

Adriano Gianini é um dos Maiores Especialistas e Produtores de Conteúdo sobre Google Ads no Brasil. Seu canal do YouTube oferece conteúdos gratuitos que têm ajudado milhares de pessoas a anunciarem no Google de forma inteligente. Acredita que Marketing é uma construção e que, por isso, toda empresa bem direcionada pode traçar uma estratégia de vendas campeã no Google.

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