GOOGLE DATA STUDIO: TUTORIAL PASSO A PASSO PARA INICIANTES

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Você precisa criar relatórios profissionais dos resultados das suas ações de Marketing Digital, mas não sabe como fazer isso? O Google Data Studio pode ser a solução ideal!

Mensurar os resultados de estratégias online é algo essencial dentro do Marketing Digital e para quem anuncia no Google Ads. É através dessas análises de dados que é possível compreender o que está dando certo, o que não está e o que precisa ser melhorado em todos os seus esforços e investimentos (de tempo e dinheiro). 

De forma clara: se você não mensurar suas ações, como saber se uma estratégia ou um anúncio está gerando resultados positivos como cliques, leads ou vendas?

Caso você seja empresário ou preste serviços para empresas, além de coletar essas informações, também surge a necessidade de organizá-las. Desta forma, conseguirá visualizar os dados de forma otimizada e facilitará o seu entendimento.

No caso de analistas de Marketing Digital que prestam serviços para outras empresas, a apresentação dos resultados é muito importante. É uma maneira profissional de mostrar aos clientes os resultados do seu trabalho e gerar credibilidade.

O Google Data Studio é uma ferramenta gratuita oferecida pelo próprio Google para suprir a necessidade desse público que precisa organizar os dados de mensurações.

Quando anunciamos no Google Ads, existem diversas ferramentas criadas para coletar os resultados das suas campanhas. Porém, juntar essas informações e analisá-las pode ser uma tarefa muito complexa para algumas pessoas. Afinal, são diversos dados que podem ser encontrados e que são capazes de apresentar informações sobre: 

  • Desempenho de campanhas;
  • Conversões de vendas;
  • Informações sobre o seu público-alvo entre outros fatores. 

No entanto, de nada adianta ter acesso a toda essa quantidade valiosa de informações, se não é possível visualizá-las de forma clara e organizada. Ou seja, é necessário que os dados sejam apresentados de uma maneira fácil de compreender para que, a partir disso, ajude nas próximas tomadas de decisões da sua empresa

O Google Data Studio existe justamente para atender essa necessidade. A ferramenta consegue ser uma ótima opção para a criação e análise de relatórios, porque com ela é possível integrar e visualizar informações de outras plataformas, como:

Com uma grande quantidade de dados, o Google Data Studio cria os relatórios que podem ser facilmente customizados e que são atualizados em tempo real. A partir disso, é possível criar tabelas, relatórios dinâmicos, entre outras funções.

Se você quer saber mais sobre essa ferramenta e como utilizá-la para melhorar e facilitar o seu trabalho de Marketing Digital, confira o vídeo que criei com um tutorial passo a passo para iniciantes. Nele, eu falo sobre:

  • Como acessar a ferramenta;
  • Como criar relatórios;
  • Como desenvolver alguns pensamentos estratégicos;
  • Razões para utilizar o Google Data Studio e muito mais. 

Dê o play no vídeo e descubra como criar relatórios e fazer análises com essa plataforma do Google!

 

Adriano Gianini

Adriano Gianini

Adriano Gianini é um dos Maiores Especialistas e Produtores de Conteúdo sobre Google Ads no Brasil. Seu canal do YouTube oferece conteúdos gratuitos que têm ajudado milhares de pessoas a anunciarem no Google de forma inteligente. Acredita que Marketing é uma construção e que, por isso, toda empresa bem direcionada pode traçar uma estratégia de vendas campeã no Google.

Aprofunde seu conhecimento com os artigos abaixo:

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