O QUE É GOOGLE ADS, COMO FUNCIONA E QUANTO CUSTA ANUNCIAR?

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Você deseja vender o seu produto ou serviço na internet? Então é crucial que entenda sobre Google Ads: o que é, como funciona e quanto custa para começar anunciar. 

Antigamente o Google Ads se chamava Google AdWords. Essa mudança de AdWords para Ads revela o presente e o futuro da publicidade do Google. Por isso, é importante que você entenda um pouco da trajetória da ferramenta. 

Por muitos anos o Google AdWords foi conhecido como a plataforma que criava anúncios de textos no Google. No entanto, já faz muito tempo que a ferramenta de publicidade não é somente isso. Ela cria muito mais que anúncios escritos.

Por essa razão houve a mudança de nome: de AdWords (anúncios de palavras), para Ads. Ads é a abreviatura de advertising (publicidade em inglês). Apesar de parecer apenas uma mudança de nomenclatura, o conceito também foi transformado. 

Á partir desse momento, a plataforma Google Ads passou a se posicionar oficialmente como ferramenta de publicidade. E não somente como publicidade em texto.

A verdade é que o Google AdWords não era só texto há muito tempo. Mas, essa mudança foi o marco do posicionamento do Google em relação à publicidade.

Então, se por alguma razão você ainda pensa que o Google é apenas um canal de fazer buscas e o Ads é o meio em que é possível anunciar: saiba que é muito mais do que isso.

É possível anunciar em formato de texto – no buscador -, em formato de imagem, em formato de vídeo, para celular, para aplicativos de celular, para comércio eletrônico e assim por diante. 

Agora que já passamos pela história, chegou a hora de entender o que é Google Ads atualmente. Vamos lá?

O QUE É O GOOGLE ADS?

Google Ads é uma plataforma desenvolvida pelo próprio Google para criação de anúncios.  É através dela que empresas anunciam seus produtos ou serviços no buscador e em site parceiros. Ou seja, se você deseja veicular qualquer publicidade em uma das redes do Google: precisará do Google Ads.

Existem formatos distintos de anúncios e diferentes redes de publicidade onde poderá veiculá-los. 

É possível criar anúncios de texto, de imagem e de vídeo. Além disso, as campanhas podem ser exibidas no próprio buscador (Rede de Pesquisa), em sites parceiros (Rede de Display), no YouTube e em aplicativos para celular.

Por que existem tantos formatos e tantas redes?

Porque as pessoas possuem perfis diferentes e se comportam de forma diferente também. Existem usuários que buscam diretamente no Google; existem aqueles que preferem assistir a vídeos; ou pessoas que só leem sites de notícia e por aí vai.

Então, basicamente, o Google tenta abranger todos os diferentes perfis de pessoas nesses canais. Isso faz com que quase todos os nichos possam anunciar no Googla Ads. Já que é muito provável que o potencial cliente (ou a persona) esteja navegando em um desses canais.

Inclusive, se você está pensando em anunciar no Google Ads, um dos primeiros passos e mais importante é a definição da persona.

Se você não sabe nada sobre isso, fica aqui uma indicação crucial de leitura:

O QUE É PERSONA, QUAL SUA IMPORTÂNCIA E COMO IDENTIFICAR A SUA

POR QUE ANUNCIAR NO GOOGLE ADS?

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Porque a chance do seu público-alvo estar navegando pelo Google ou nos sites parceiros é extremamente grande! 

Isso quer dizer que conseguirá impactá-lo com seus anúncios. Esse é um dos grandes segredos de quem vende muito:  atingir aquelas pessoas que realmente comprariam de você.

Neste exato momento, enquanto está lendo este artigo, existem milhares e milhares de pessoas no Google procurando por produtos ou serviços. Elas estão dispostas a comprar.

Imagine que a sua empresa venda um produto de excelente qualidade. Você acredita que somente isso é suficiente para vender muito?

Se você achou que sim, é importante saber que está equivocado. Por melhor que seja o seu produto, se você não conseguir atrair visitantes qualificados: não vai vender!

E como atrair público qualificado? Com Google Ads e segmentação. A plataforma é muito eficiente nesse quesito. Ou seja, se você sabe quem é a sua persona, sabe o perfil de quem compra o seu produto, terá um poder enorme com o Google Ads.

Quando você entende o seu público e cria anúncios direcionados a ele: corre um sério perigo de vender muito na internet. 

Se a sua empresa ainda não está presente no ambiente online, saiba que pode estar perdendo muitas oportunidades de vendas. Significa que está deixando de aparecer para quem deseja comprar o seu produto ou serviço.

Caso o seu público-alvo pesquise pelo o que você oferece e não te encontra, eles comprarão dos seus concorretes que estão anunciando.

Só é lembrado, quem é visto. 

VANTAGENS DE ANUNCIAR NO GOOGLE ADS

Existem inúmeras vantagens em anunciar no Google. Conheça algumas:

Controle de Investimento

São poucas as mídias que te permitem controlar quanto quer investir em publicidade. O Google Ads é uma delas. Você está e sempre estará no controle dos gastos das suas campanhas.

Não existe um valor mínimo para começar a anunciar no Google. É possível investir qualquer quantia que quiser. Se deseja investir 10 reais por dia: não tem problema, é totalmente possível.

Mas, é importante que você não se iluda com o fato de que é possível escolher o valor que quer anunciar. Isso não quer dizer que se investir 10 reais por dia vai ter resultados.

Controle de dias e horários de exibição dos anúncios

Além do investimento, você consegue determinar em quais horários do dia os seus anúncios aparecerão. Por exemplo, se você tem uma pizzaria que abre ás 18 horas e fecha à meia noite, pode configurar para que os anúncios só aparereçam dentro desse período de tempo.

Você pode controlar os dias e horários de acordo com definições importantes do seu negócio. Imagine que a sua pizzaria só começa a fazer entregas às 19 horas quase todos os dias, exceto às segundas. Você consegue, com o Google Ads, criar um anúncio para aparecer somente em seu horário de funcionamento e nos dias ideais.

Segmentação de Públicos

Uma das grandes preocupações de quem está começando a investir no Google Ads é anunciar para o público errado. Quando você anuncia para pessoas que não têm potencial de compra, está jogando dinheiro no lixo.

Com o Google Ads é possível escolher seu público (que chamamos de segmentar) através de diversas formas oferecidas pelo Google Ads. Embora isso pareça técnico demais, é algo simples e que com toda certeza você já sabe como funciona. Basicamente, quanto mais você conhece sobre o seu cliente, mais informações você tem para segmentar.

Vamos conhecer algumas possibilidades de segmentação de público na hora de anunciar:

1. Segmentação por Dados Demográfico

É possível anunciar somente para uma faixa etária específica e também para um gênero específico. Imagine que seu público está entre 25 e 34 anos e é do sexo masculino. O simples fato de escolher somente este público na hora de anunciar (segmentar), já fará com que você não jogue dinheiro fora anunciando para os demais públicos. Que, segundo seu entendimento, não comprariam de você.

2. Segmentação por Dados Geográficos

Você pode escolher anunciar por localização: um país, um estado, uma cidade ou, até mesmo, um raio de quilometragem. Se a sua pizzaria só faz entregas na sua cidade, é perfeitamente possível segmentar por local.

3. Segmentação por Dispositivos

Se o seu público alvo só utiliza dispositivos móveis (celular), você pode usar esta segmentação na hora de anunciar. Desta forma, estará evitando com que pessoas que estejam em computadores ou tablets vejam o seu anúncio.

Claro, é importante que seu site seja otimizado para dispositivos móveis. Tanto no design quanto na velocidade de carregamento. Esse são itens importantes para os usuários de maneira geral e que certamente terão impacto nos seus resultados de venda.

4. Segmentação por Palavras-Chave

Os termos que pesquisamos no Google revelam nosso interesse. Não apenas sobre o produto, mas também se estamos buscando apenas informações sobre ele – algo mais informativo -, ou se queremos comprar efetivamente.

É possível exibir os seus anúncios apenas para quem busca por palavras específicas, totalmente relacionadas com o seu produto ou serviço.

Vejamos alguns exemplos. Imagine que você é um eletricista, residente em São Paulo e quer atrair mais clientes. Poderá anunciar para os termos:

  • eletricista sp
  • são paulo eletricista
  • eletricista telefone

Todas as buscas acima indicam fortemente um interesse nos serviços de um eletricista. Mas, veja agora as palavras-chave abaixo:

  • vagas para eletricista
  • eletricista o que faz

Percebe que a intenção de contratação delas não é tão forte quanto as pesquisadas anteriormente? Por que não seria uma boa ideia anunciar para estes termos?

O primeiro (vagas para eletricista), provavelmente é um profissional eletricista procurando emprego. Enquanto o segundo (eletricista o que faz,) é alguém querendo entender melhor o que faz a profissão.

Nenhum deles indica o desejo de contratar um eletricista, logo não seria uma boa ideia anunciar para estas palavras.

Percebeu? Os termos que pesquisamos indicam o que estamos procurando. Com o Google Ads é possível exibir anúncios somente quando a pesquisa usar termos relevantes com o que vendemos.

5. Segmentação por Várias Segmentações

O Google Ads ainda permite que você aplique diversas segmentações juntas.  Logo, quanto mais conhecer seu público, maiores são suas chances de criar anúncios para quem realmente vai comprar de você.

Poderá criar, por exemplo, um anúncio para um público mais ou menos assim:

  • Idade entre 25 e 34 anos;
  • Sexo masculino;
  • Localizado em São Paulo;
  • Usuário de dispositivo móveis;
  • Pesquisando entre segunda e sexta, entre 8 da manhã e 18 horas;
  • E que pesquise por eletricista em são paulo.

O poder de escolher diversas características sobre seu público torna sua publicidade no Google muito mais direta e focada. Consequentemente estará econimizando. Já que não gastará dinheiro com um público que sequer se interessa pelo seu produto.

Mensuração de resultados

Com o Google Ads você consegue saber exatamente o que está trazendo resultados para sua empresa.

Um dos maiores desafios e impedimento que fazem com as pessoas desistam de anunciar na internet é não saber se seus investimentos estão trazendo retorno ou não.

Surge sempre aquela dúvida: como eu faço para saber se o investimento está gerando vendas?

Com o Google Ads você tem um conjunto gigantesco de métricas e informações. Elas te permitem saber não apenas se está funcionando, mas saber exatamente o que está funcionando.

É possível saber qual palavra-chave trás mais clientes, qual faixa etária trás o cliente mais barato, qual anúncio vende mais, entre tantas outras informações.

E, com essas informações em mãos, é possível fazer ajustes e até interromper campanhas que não estejam trazendo o resultado esperado. Não é preciso gastar sua verba completa se já entendeu que aquela campanha não está performando.

VOCÊ PRECISA ESTAR NO GOOGLE ADS

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Imagine que você tem um negócio, seja venda de produto físico ou de serviço, e precisa vender.  Será que as pessoas vão simplesmente descobrir que abriu um negócio e vão começar a comprar de você? Claro que não!

Em outras palavras, se você tem um negócio, quer seja ele online ou local: ele precisa atrair potenciais clientes. É uma necessidade gigante que todas as empresas possuem. Mas convenhamos, isso não é nenhuma novidade do Marketing Digital e do Google Ads.

Antes mesmo dessas tecnologias aparecerem, quando uma empresa surgia ou quando precisava buscar clientes, elas usavam de publicidade. Só que, na época, eram formas diferentes:  panfletagem, rádio, TV, entre tantas outras opções.

Ou seja, as empresas têm buscado aparecer há muito tempo. Este processo de atrair clientes com publicidade é popularmente chamado de “comprar tráfego”. É quando pagamos para anunciar e trazer pessoas para nosso negócio, online ou presencial.

E, falando em negócios locais e presenciais, é importante você saber que o Google Ads não foi feito apenas para negócios online, lojas virtuais ou algo parecido. Foi feito também para quem tem um negócio físico.

Inclusive, sequer você precisa ter um site para anunciar no Google, basta ter um produto, um serviço ou um estabelecimento.

GOOGLE ADS: MEDO DE ANUNCIAR

Muitas pessoas ficam com medo ao anunciarem no Google, através do Google Ads. Entre as inúmeras incertezas, a principal é: e se eu gastar dinheiro para aparecer e não ter resultados positivos?

Se você é do grupo de pessoas que não acredita que investir no Google pode te trazer resultados: me permita falar um pouco sobre isso.

Além de administrar minhas próprias campanhas, eu administro várias contas de vários clientes da minha consultoria. Onde, em muitos casos, as vendas praticamente parariam, da noite para o dia, se eles deixassem de anunciar no Google.

Já vi casos em que cerca de 90% das vendas da empresa aconteciam através dos anúncios do Google.

Consegue ter uma ideia do poder disso?

É claro que pode dar medo no início, afinal, tudo que é novo nos causa um certo receio. Porém, ao estudar, adquirir conhecimento, estará ganhando confiança e descobrindo estratégias.

O fato é que, se deixar o seu medo vencer, estará perdendo uma grande oportunidade de fazer o seu negócio crescer.

O Google Ads pode transformar a realidade da sua empresa.

Por que algumas pessoas não conseguem ter sucesso vendendo no Google?

É perfeitamente possível que alguém tenha anunciado no Google e não conseguiu conquistar o sucesso desejado. Mas, será que é somente no Marketing que os resultados podem dar errado?

Por exemplo: toda receita resulta em comidas maravilhosas? Claro que não. Seria culpa da receita ou da falta de habilidade de quem a fez?

Siga esse mesmo raciocínio para o Marketing Digital e Google Ads.  O Marketing não é algo totalmente sistemático. Logo, é perfeitamente possível que anuncie para o público errado, que faça uma oferta errada e assim por diante.

Qual será a consequencia disto? Não terá resultados satisfatórios. Porém, jamais será o Google Ads o culpado por isso. Ele é apenas a plataforma que permite a criação de publicidade.

Então, se um anúncio não consegue chamar atenção, ou até chama, mas não consegue converter os visitantes em clientes: o responsável não é o Google Ads.  São vários os elementos estratégicos que podem influenciar no mal desempenho de uma campanha.

Ou seja, não faz o menor sentido culpar a ferramenta. O que faz uma campanha não performar é a falta de conhecimento. Isso vai resultar em estratégias erradas.

COMO FUNCIONA O GOOGLE ADS?

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Como o Google Ads funciona? O que acontece quando crio um anúncio? Quando meus anúncios aparecem? Como serei cobrado e quanto vou pagar? Quem determina o valor que tenho que pagar para aparecer? Quem investe mais dinheiro sempre vai aparecer primeiro?

Essas são dúvidas muito comuns de quem está pensando em anunciar no Google Ads.

Vamos entender cada um desses itens passo a passo.

O que acontece quando crio um anúncio no Google Ads?

A primeira coisa que acontece quando cria-se um anúncio é: ele entra em um processo de revisão e aprovação. Por que isso acontece? Porque o Google possui várias políticas (regras) sobre o que pode e o que não pode anunciar.

Isto é necessário para garantir a ética, seriedade e transparência de todos que anunciam. Além de também proteger o consumidor de anúncios falsos ou ofertas “boas demais para serem verdade”.

Por exemplo: você não pode anunciar um produto proibido por lei. Não pode mentir com uma oferta que não poderá cumprir; entre outras regras.

É exatamente por isso que o anúncio entra em revisão sempre que criado. Em média, ele fica nesse processo até 3 dias. Se estiver tudo dentro das regras do Google, o anúncio será aprovado. Logo quando isso acontece, ele já começa aparecer na rede que escolheu.

Quando meus anúncios do Google Ads aparecem?

Três coisas precisam acontecer para que seus potenciais clientes comecem a ver os seus anúncios.

Primeira: sua conta precisa ter saldo financeiro suficiente, quer seja via boleto bancário ou via cartão de crédito. Sem saldo os anúncios não aparecem.

Segunda: o anúncio precisa estar aprovado pelo Google.

Terceiro:  sua segmentação seja atendida por algum usuário. Exemplo: se você segmentou sua campanha para pessoas que pesquisam pela palavra-chave “curso de inglês”, quando alguém fizer esta pesquisa seu anúncio poderá ser exibido.

Se você adicionou esta segmentação de palavra-chave e várias outras segmentações em conjunto (como idade, sexo, local, etc), quando todas elas forem atendidas, seu anúncio aparecerá.

Ou seja, quando segmentou sua campanha para pessoas que pesquisam pela palavra “curso de inglês”, que moram em São Paulo e apenas para horário comercial, então, somente quando tudo isso acontecer é que seu anúncio será mostrado para o usuário.

Como serei cobrado e quanto vou pagar por minhas campanhas?

O Google trabalha com duas formas de pagamento: cartão de crédito e boleto bancário. Você pode decidir qual a melhor forma de faturamento para você no momento de criação da sua conta no Google Ads.

O Google é um leilão. A forma mais conhecida de cobrança do Google é chamada de CPC (Custo Por Clique). Em outras palavras, você não paga quando seu anúncio aparece, mas sim quando alguém clica nele. Logo, se seu anúncio aparecer um milhão de vezes e absolutamente ninguém clicar, você não pagará nada.

Não existe um valor fixo, tabelado, de quanto você deve pagar por um clique para aparecer na primeira página. Esse valor é definido através de um leilão que acontece e está sempre acontecendo no Google Ads. Vamos detalhar um pouco mais.

É possível ter controle do quanto invisto?

Fique tranquilo, embora seja possível gastar mais do que você deseja, se seguir todos os passos que ensino isso não acontecerá. Você pode definir quanto quer gastar e ainda usar boleto bancário como opção de pagamento. Pelo menos até se sentir seguro para usar cartão de crédito por exemplo.

A vantagem é que, quando escolhe a opção de boleto bancário, ao acabar seu saldo todas as suas campanhas serão automaticamente pausadas.

Isso traz um controle muito grande do quanto você investe.

Como funciona o leilão Google Ads

Imagine que hoje é o primeiro dia do Google Ads e não existe absolutamente ninguém anunciando. Como se trata de um leilão e ainda não existem concorrentes competindo, você decidiu dar o primeiro lance de um centavo por cada clique que receber.

Isso já seria suficiente para aparecer em primeiro. Afinal, ninguém mais está oferecendo um lance maior no leilão.

Só que, surgiu um concorrente no leilão. Ele ofereceu dois centavos por clique, o dobro do seu valor. Quem tem mais vantagens em aparecer agora? Ele. Simplesmente porque está pagando mais.

O seu anúncio que estava em primeiro lugar, foi para segundo. É exatamente assim que o Google Ads funciona, com leilões de palavras-chave.

Então, qual o valor que você vai pagar? Isso vai depender do seu modelo de negócio/nicho e de quanto está o leilão dele. Já vi mercados onde o custo por clique estava abaixo de R$ 0,10.  Mas, também já vi o CPC (sigla comum que usamos para representar custo por clique) a R$ 150,00. Então varia muito.

Quanto mais concorrido é o mercado, maior é o valor que se paga por um clique. Mas fique tranquilo, esse processo é extremamente claro e transparente. Você já saberá quanto vai pagar no começo, estipulando o valor máximo por clique que está disposto a investir.

Se você quer saber como descobrir o custo por clique da palavra que quer anunciar: o Planejador De Palavras-chave do Google Ads pode te ajudar muito.

Quem tem mais dinheiro sempre vai aparecer primeiro no Google?

Não, definitivamente não. Existe um item, dentro do Google Ads, chamado Índice de Qualidade do Anúncio. É uma escala de 1 a 10, onde dez indica que seu anúncio é extremamente relevante e um indica que é pouco ou quase nada relevante. Funciona como um termômetro para medir a relevância dos seus anúncios.

Este índice é medido pela junção da análise de três elementos:

  1. Taxa de cliques esperada – o quanto o Google espera que seu anúncio receba de cliques;
  2. Relevância do anúncio –  o quanto o público considera seu anúncio relevante;
  3. Página de destino – o quanto o público considera a sua página de destino relevante.

Perceba que o valor que você está disposto a investir por clique NÃO É BASE para determinar se seu anúncio é relevante ou não. Anúncios com classificações muito baixas (3 ou menos) raramente aparecem, não importa o valor que o usuário esteja disposto a pagar.

Já anúncios com classificações ruins, mesmo aparecendo, pagarão mais caro que os demais por não terem relevância. Se pensar bem, no final das contas, o Google está preocupado com os consumidores que procuram empresas e produtos na Internet.

Sendo assim, ou as empresas criam anúncios sérios, éticos e transparentes e busquem ser relevantes, ou pagarão mais caro por clique. Podendo até não ter seus anúncios exibidos.

QUANTO CUSTA ANUNCIAR NO GOOGLE ADS? É GRATUITO? 

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O Google Ads NÃO É GRATUITO. Embora criar uma conta no Google Ads seja um processo gratuito, é preciso pagar para anunciar.  Esse valor pode ser um real, cem reais, mil reais e assim vai. Depende muito do nicho em que você atua, do quão concorrido ele está e quanto tem para investir.

No entando, é perfeitamente possível controlar o investimento que você quer fazer. Por exemplo, imagine que você quer começar anunciando 300 reais por mês, algo em torno de 10 reais por dia. É totalemente possível.

Você pode distribuir a verba para o mês inteiro ou, até mesmo, escolher anunciar por um intervalo de dias. Digamos que as duas primeiras semanas são as melhores em vendas, seu orçamento de R$ 300,00 pode ser distribuído apenas nestes dias, para ter melhores resultados.

No entanto, é possível colocar a sua empresa no Google de forma gratuita. Isso é possível através do Google Meu Negócio.

Mas, diferente do Google Ads, que se trata de tráfego pago, ou seja, pagar para atrair pessoas ao seu site; o Google Meu Negócio aparecerá organicamente.

Se você não entende muito bem sobre tráfego pago e tráfego orgânico, segue mais uma recomendação de leitura:

TRÁFEGO ORGÂNICO OU TRÁFEGO PAGO? QUAL O MELHOR PARA O SEU NEGÓCIO?

PRECISO DE UM SITE PARA ANUNCIAR NO GOOGLE?

É perfeitamente possível anunciar sem ter um site. Você pode criar anúncios focados apenas em receber chamadas (ligações telefônicas) ou até mesmo usar uma fan page do Facebook como endereço.

É claro que se você utilizar a segunda opção, é importante que ela tenha informações claras sobre seu negócio. Principalmente um contato fácil e visível para os clientes.

Veja: COMO ANUNCIAR NO GOOGLE SEM TER UM SITE

QUANTO INVESTIR PARA TER RESULTADOS? 

Pensando somente na parte técnica do Google Ads, já te informei que não existe um valor mínimo para investimento. Porém, pensando por um lado estratégico: você acredita que a empresa que investe 10 reais por dia vai ter o mesmo resultado de quem investe 100 reais?

Pense em verba de Marketing como a gasolina que você coloca em seu carro. Se você colocar 10 reais de gasolina todos os dias, o que dá pra fazer? Talvez resolver um problema ou outro (perto), ir ao supermercado e só.

Agora, se você colocar 100 reais de gasolina todos os dias, dá pra fazer muito mais coisas ao longo de um dia e ir muito mais longe, concorda?

Com verba de Marketing Digital é a mesma coisa. Quanto mais você colocar, maior será seu alcance e, se bem feito, maior será o resultado. Para quem está começando, honestamente não recomendo ficar preocupado com quanto precisa investir para ter resultados.

Recomendo que destine uma verba fixa todos os meses para investir. Um valor que seja confortável ao ponto de você não parar de investir no mês seguinte, caso não tenha resultado positivo.

Pode ser 200 reais, 500 reais, enfim. O importante é que comece e não pare. A cada mês que não conseguir bons resultados, aprenda mais sobre seu público-alvo, sobre a sua persona e como encontra-la no lugar certo e na hora certa.

Para quem já possui uma empresa mais madura, recomendo que destine 10% do seu faturamento para investir no Google Ads.

ONDE OS ANÚNCIOS PODEM APARECER? 

Muito se fala sobre o buscador do Google (que chamamos de Rede de Pesquisa) como principal rede do Google para anunciar. Entretanto, hoje temos várias outras opções, chamadas de Rede de Publicidade do Google. Abaixo explicarei cada uma delas.

Rede de Pesquisa

A Rede de Pesquisa nada mais é do que o famoso buscador do Google. Quando você acessa www.google.com.br e faz uma busca, está usando a rede que chamamos de Rede de Pesquisa. É uma imensa rede onde você faz buscas para encontrar o que deseja (produtos, serviços, locais, informações para aprendizado, etc).

Cerca de 90% dos usuários do Google utilizam o buscador para se informarem e também para fazerem compras online. Um dos motivos pelos quais a grande massa de anunciantes prefere anunciar na Rede de Pesquisa, é que podemos entender o momento de compra do usuário pelo termo que ele busca.

Por exemplo, um usuário que procura por “iPhone 8 preto 128GB preço”. É fácil entender que ele já está no momento de compra. Ele já sabe a marca, o modelo, a cor, quanto de memória quer e já está procurando por preço.

Em outras mídias – que citarei abaixo -, também conseguimos impactar nosso público-alvo. No entanto, nada que se compare a intenção e momento de compra como a Rede de Pesquisa. Se você quer aumentar as vendas da noite para o dia, a Rede de Pesquisa é o lugar certo para isso.

Veja como os anúncios aparecem nessa rede:

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Rede de Display

Esta rede é um conjunto de milhões de sites parceiros do Google, que exibem anúncios do Google Ads em troca de uma espécie de comissão.

Imagine que tem um site, esse site recebe milhares ou milhões de acessos todos os dias, mas você não faz muita ideia de como monetizar esta audiência. Através do Google AdSense, programa de sites parceiros do Google, você pode ceder espaço em seu site para que o Google exiba publicidade nele.

De maneira simples, o Google recebe um valor X dos anunciantes e repassa um valor Y para o dono do site.

Sendo assim, a rede de display é o conjunto de sites parceiros do Google, e esse conjunto é gigante, estamos falando de milhões de sites.

A Rede Display é o que chamamos de Rede Reativa.

No buscador do Google, as pessoas estão propositalmente procurando por algo (e totalmente receptivas a publicidade paga). Na Rede Display isso não acontece. As pessoas podem estar lendo uma matéria, estudando sobre um determinado assunto, e seu anúncio simplesmente interromperá a experiência dele.

Falando um português mais claro ainda: você não é bem-vindo. Logo, precisamos criar anúncios que, além de chamativos, façam muito sentido com as dores e desejos do seu potencial cliente.

Exemplo de anúncio na Rede Display:

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Quando usar a Rede Display?

Uma grande vantagem da Rede de Display é que podemos impactar um público que não está procurando pelo seu produto ou serviço.

Quando sabemos o que o nosso cliente busca é relativamente simples criar uma campanha. Escolhemos as palavras-chave, criamos os anúncios e pronto: campanha no ar.

Mas, e quando seu cliente não pesquisa pelo seu produto? Isso não impede que você consiga impacta-lo. Quanto mais você souber sobre seu cliente, mais opções de alcance na publicidade do Google nós temos.

Por exemplo, imagine que seu público costuma ler sites sobre alimentação saudável. É possível encontrar sites parceiros do Google sobre esse assunto e exibir seus anúncios lá.

De maneira mais clara: se está em um restaurante japonês, há uma grande chance de você gostar de comida japonesa certo? Se meu produto é para quem gosta de comida japonesa, faria todo sentido anunciar em um restaurante japonês.

Voltando para nossa realidade, o restaurante japonês seria o site parceiro do Google, exibindo meu anúncio para o meu público-alvo.

Youtube

O Youtube é a rede de vídeos do Google, é uma rede gigante e que cresce exponencialmente a cada dia. Segundo pesquisa, 70% dos usuários preferem vídeos. As pessoas utilizam o Youtube para diversos fins: estudar, ver filmes, entretenimento, avaliar produtos ou marcas, entre outras. Não há muito como negar: vivemos a era dos vídeos.

Em vários desses momentos sua marca pode aparecer, influenciando a decisão de compra do consumidor. Por exemplo, se você vende câmeras digitais, você pode anunciar seu produto em vídeos onde usuários fazem review de câmeras.

No Youtube conseguimos anunciar de diversas formas, algumas delas são:

1.Busca do youtube

Anúncio por palavras-chave, sempre que alguém fizer uma pesquisa por um assunto, você pode exibir seu anúncio;

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2. Anúncio em vídeo do YouTube (chamado In Stream)

Anúncio que aparece Antes do vídeo que queremos assistir, com um botão PULAR disponível, caso o usuário não queira ver a publicidade;

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3. Em um vídeo do YouTube, sem a opção de pular (chamado Bumper)

Anúncio de 6 segundos que aparece antes do vídeo que queremos assistir, neste caso sem o botão PULAR disponível. O usuário é obrigado a ver a publicidade.

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Entre outras.

Anúncios em Aplicativos

É possível anunciar em aplicativos parceiros do Google. Da mesma forma que na Rede de Display você consegue anunciar em sites parceiros, buscando pessoas que não estão procurando por você. Em anúncios de aplicativos podemos fazer mesmo.

Podemos anunciar tanto produtos e serviços, quanto aplicativos em geral (até jogos). O que faz todo sentido concorda? Se um usuário tem o aplicativo Uber, é possível que se interesse também por outros aplicativos desta categoria. Sua campanha pode ser focada em levar o usuário para o site ou baixar e instalar o seu aplicativo.

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Google Shopping

O Google Shopping é a rede do Google exclusiva para lojas virtuais (e-commerces) com produtos físicos para venda. Sempre que buscamos algo no Google e esta busca é por produtos, antes dos anúncios tradicionais vemos os anúncios do Shopping, que contém foto do produto e preço.

A grande vantagem dos anúncios do Shopping é que não precisamos clicar para ver as duas informações mais relevantes em uma busca: o produto e o preço. Veja um exemplo de resultado do Shopping:

Google-Shopping Além dos resultados que aparecem na Rede de Pesquisa, existe a própria aba “Shopping” em que podemos fazer comparações.

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AS VENDAS ACONTECEM DO DIA PARA A NOITE COM O GOOGLE ADS?

Não, infelizmente não é assim que funciona. Muitas vezes vemos nosso concorrente vendendo e achamos que é simples. Mas, o que não aparece para você, é o quanto ele já entendeu sobre o público-alvo dele, sobre as dores e problemas que a audiência dele tem.

Tudo isso serve para ele compreender o que os motivam a comprar, e o principal: qual oferta mais conectou.

Se você é um iniciante em Google Ads, seu desafio não é vender, mas sim chamar atenção da sua persona e fazer com que ela clique em seu anúncio.

Se você não consegue fazer o seu anúncio receber cliques, isso é um sinal grave de que, sequer sabe chamar atenção da sua audiência.

Em outras palavras: comece aprendendo a andar, depois você pode correr.

COMO CRIAR UMA CONTA E UMA CAMPANHA NO GOOGLE ADS

Agora que você entendeu o básico do Google Ads, vamos aprender o passo a passo para criar sua conta e sua primeira campanha. Eu tenho vídeos com aulas completíssimas, didática, feita para quem está começando do zero, onde ensino a criar a conta e a primeira campanha.

COMO CRIAR UMA CONTA NO GOOGLE ADS 2020 – TUTORIAL PASSO A PASSO

COMO ANUNCIAR NO GOOGLE ADS 2020 – TUTORIAL PASSO A PASSO PARA INICIANTES

REMARKETING GOOGLE ADS: DICA EXTRA 

Segundo pesquisa, somente 3% das pessoas compram na primeira vez em que acessam um site. Com isso, impactar novamente quem já acessou seu site, mas não comprou, pode ser uma estratégia que traga vendas para você.

Imagine que você estava no Shopping da sua cidade e entrou em uma loja de tênis. Olhou um modelo, provou, gostou, mas, por alguma razão, não comprou naquele momento. Você pode voltar e comprar? Sim, mas as chances são pequenas. Agora, se algo te lembrasse dessa loja, seria mais fácil, concorda?

Isso é o remarketing. É impactar novamente alguém que já teve contato com você (ou seja, que já visitou seu site). Se você já entrou em algum site, especialmente algum que tenha algo para vender, deve ter visto um anúncio do mesmo produto por onde quer que fosse na internet. Algo como: este anúncio está realmente me seguindo? (sim, está…rsrs).

Caso tenha restado mais alguma dúvida: deixe a questão nos comentários.

Adriano Gianini

Adriano Gianini

Adriano Gianini é um dos Maiores Especialistas e Produtores de Conteúdo sobre Google Ads no Brasil. Seu canal do YouTube oferece conteúdos gratuitos que têm ajudado milhares de pessoas a anunciarem no Google de forma inteligente. Acredita que Marketing é uma construção e que, por isso, toda empresa bem direcionada pode traçar uma estratégia de vendas campeã no Google.

Aprofunde seu conhecimento com os artigos abaixo:

2 respostas para “O QUE É GOOGLE ADS, COMO FUNCIONA E QUANTO CUSTA ANUNCIAR?”

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