Este é o terceiro artigo de um total de cinco, da série sobre machine learning e lances inteligentes. Caso você não tenha lido o anterior, é só clicar aqui. Se você quer aprender mais sobre o assunto, e ainda não leu os outros dois artigos, sugiro que comece pela ordem cronológica dos textos.

O QUE EU GANHO USANDO LANCES INTELIGENTES?

O primeiro ganho é: Tempo de administração. Quando você usa lances manuais, isso consome muito de você. Porque você precisa ficar fazendo ajustes sempre. Lembre-se que, com lances manuais, você sempre irá aparecer em vários momentos do leilão para pessoas que não vão comprar de você. Claro, quando a gente fala sobre lances inteligentes, não significa que todas as vezes que o anúncio aparecer, são pessoas que vão comprar de você. Mas o Google tem sinais, muito mais sinais do que você consegue pensar em uma campanha, de pessoas que estão com uma probabilidade maior para a conversão. Por isso que ele decide quando ela aparece ou quando não aparece.

E quem usa lances manuais, é necessário ficar administrando. Hora sobe o leilão, você tem que subir o valor do CPC manualmente. Outra hora ele sobe de novo e você precisa fazer a modificação novamente. E então, imagine que você tem 10 campanhas, cada campanha com 10 grupos de anúncio, cada grupo de anúncio com “trocentas” palavras chave para você administrar isso manualmente. Só para você ter uma ideia, tem gente que passa um dia inteiro – ou até mais – só fazendo administração de lances. Imagine o tempo jogado fora, que poderia ser utilizado para outras coisas. Se você é o dono da empresa, cheio de coisas para fazer e, ainda cuida das campanhas, o que representaria para você ter um ou dois dias a mais livres por semana, para se dedicar à outras demandas da sua empresa? Os lances inteligentes facilitariam isso, tornando seu tempo mais produtivo.

OTIMIZAÇÃO DE RESULTADOS

Segunda grande vantagem é: Otimização de resultados. Quando você está fazendo administração manual, hora você mexe em um lance, hora em uma campanha, hora você cria uma campanha nova, você otimiza o horário pra melhorar a conversão, e nesse processo você vai tentando entender coisas que não fazem tanto sentido para você, porque você ainda está focando na palavra chave. Você não tem como perceber – pois não está disponível para os usuários – os sinais contextuais. Exemplo: Ele fez três pesquisas antes de ser impactado pela sua campanha, e então, ele comprou.  para você, ele é uma pessoa que fez uma pesquisa pela sua palavra e comprou. Para o Google, são vários sinais contextuais + aquele. Então ele sabe que se esse padrão se repete, a probabilidade de conversão é muito maior. Esse é dos grandes objetivos da machine learning, de maneira geral,  com lances inteligentes. Você, como anunciante, não tem acesso à isso.

Logo, a sua otimização, por melhor que seja, não vai ser feita em cima desses lances de contexto que o Google tem. Então, o segundo grande ganho que você tem quando você migra para lances inteligentes, é que você consegue otimizar resultados, porque o Google faz isso para você, e consegue ter melhores resultados. O que significa melhores resultados? Significa vender mais, vender mais por menos, gerar mais leads, mais ligações, entre outras. Cada vez mais, o Google irá entregar melhores clientes para você. Por isso que é uma combinação perfeita, ele otimiza os seus resultados e depois oferece resultados ainda melhores.

INTELIGÊNCIA E PERFORMANCE

Terceira grande vantagem de você utilizar os lances inteligentes: Inteligência e performance. Que é algo impossível se você utilizar lances manuais. Eu sei que eu tenho batido bastante nessa tecla, mas é fundamental que você entenda, que de certa forma, isso é uma virada de mindset para quem esta tão acostumado, que Google Ads é somente palavra-chave. Isso é Google adwords. Não é a toa, que essa mudança de nome para Google Ads, representa a grande gama de opções de publicidade que o Google tem. definitivamente, não é só palavra-chave já faz tempo.

Perceba, que com lances inteligentes, a inteligência propriamente dita, não está em uma palavra-chave apenas. Ela está na campanha e, muitas vezes, ela está na conta. Se você tem uma campanha, por exemplo, que está performando com palavra-chave, você pode atribuir toda a inteligência àquela palavra-chave, mas às vezes, são vários outros sinais, como eu falei anteriormente. O que acontece quando você tem uma campanha com lance inteligente do tipo CPA? (Fique tranquilo, ainda falarei sobre esse tipo de lance inteligente). Simplesmente, o Google irá trazer os melhores resultados, e quando a engrenagem, a maquininha começar à girar (por isso meu treinamento se chama Máquina de Tráfego e Conversão), você consegue ganhar autonomia de resultado. Ou seja, você consegue ganhar o que, na minha opinião, todos querem: Escala.

Muitos de vocês não jogam dinheiro no Google Ads, porque têm medo dos resultados ficarem cada vez piores. Se você fizer todo o processo de ir performando com lances manuais (que é o que a maioria faz), depois migrar para lances inteligentes, e depois cada vez mais, com mais conversões, for subindo de lances inteligentes (você entenderá melhor o que é subir de lances inteligentes no último artigo dessa série), você conseguirá uma performance que não conseguiria com os lances manuais e você se sentirá confiante para falar o seguinte: Agora eu posso aumentar a verba, porque eu sei que o Google entendeu sobre quem são os meus clientes e quais são os sinais que fazem ele comprar.

CONCLUSÃO

De maneira geral, se você observar tudo o que eu falei neste artigo, é algo que as empresas buscam há anos, e que muitas vezes só era possível com a interferência de um profissional de Google Ads. Muitas empresas contratavaM porque chegava no limite de otimização, e havia a necessidade de ser especialista. Atualmente, com lances inteligentes, você pode ter um nível de inteligência maior do que um especialista em Ads, desde que você faça todo o processo correto.

E o que eu quero deixar como mensagem final para você? Não importa se você ainda está receoso ou não. Em algum momento irá precisar mudar para lances inteligentes, por vários motivos. Talvez o principal deles, que “doa” uma pouco mais em você, é que se os seus concorrentes já não estão usando lances inteligentes, em algum momento eles irão utilizar. O fato é que você nunca irá conseguir concorrer com lances inteligentes, se utilizar lances manuais. Não dá! É uma pessoa concorrendo com uma máquina que tem acesso à informações que o ser humano não tem. E os lances inteligentes não vieram para atrapalhar a sua vida. Muito pelo contrário, eles não se chamam lances inteligentes à toa. Eles vieram para que campanhas no Google Ads não sejam um peso para você, para que você possa focar no que é mais importante dentro do seu negócio e deixe o Google Ads gerenciando elas. Se você migrar o quanto antes para lances inteligentes, com certeza sairá na frente de muita gente. Eu uso lances inteligentes há muito tempo e posso afirmar para você: Não tem coisa melhor do que usar lances inteligentes no Google Ads.

Para finalizar, fazendo um gancho importante para o próximo artigo. Em todas as situações, vale a pena usar lances inteligentes? Adianto: Não! Existem situações que não vale a pena usá-los. Porém, é assunto para o quarto artigo da série machine learning. Até lá!

 

 

 

 

 


Adriano Gianini
Adriano Gianini

Adriano Gianini é Consultor, Professor, Palestrante e Especialista em Marketing Digital há 10 anos. É também especialista em Tráfego e Conversão, Google Ads, Facebook Ads, InBound Marketing, Métricas, BI e Negócios. Formado em Web Design e Programação e Pós Graduado em Comunicação Digital, Web Jornalismo e Novas Mídias, possui todas as certificações Google em Google Ads e Google Analytics. Como consultor atende empresas de médio e pequeno porte, no Brasil e nos EUA, reduzindo o custo de aquisição e escalando os resultados em contas com grandes investimentos em tráfego.

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