QUAIS AS VANTAGENS DE ANUNCIAR NO GOOGLE ADS?

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Se você ainda não anuncia no Google Ads, saiba que está perdendo grandes oportunidades de tornar a sua empresa mais conhecida, de fazer com que ela seja encontrada pelo seu público e de vender muito mais. As vantagens de anunciar no Google Ads são enormes.

Para ganhar notoriedade entre os seus concorrentes, é muito importante que a sua empresa esteja presente na internet. Afinal, as compras onlines já superaram as das lojas físicas. Na internet você consegue comparar preços, ver melhores condições de pagamento, além de ter comodidade e agilidade — tudo o que os consumidores gostam e desejam. Cerca de 74% deles preferem comprar digitalmente.

Se você deseja atrair mais consumidores e vender mais, você precisa de estratégias de Marketing Digital. Desta forma, é possível alimentar sua presença online, ampliar seu potencial de vendas e aprimorar o relacionamento com seus clientes.

Para conseguir atingir esse objetivo, uma das estratégias mais eficazes é investir no Google Ads. Talvez você conheça a ferramenta pelo nome de Google Adwords, como era chamada antigamente, mas este termo já está obsoleto.

O Google Ads é a plataforma de anúncios do Google. É através desse serviço pago que uma empresa consegue impactar, de forma assertiva, os seus potenciais clientes por meio de anúncios na internet. Como é o maior buscador do mundo, ele alcança todos os tipos de usuários.

Essa estratégia é usada por pequenas, médias e grandes empresas, com o intuito de atrair mais olhares até o site de vendas e, consequentemente, gerar um número maior de visitantes e conversões.

O Google Ads possibilita a criação de anúncios direcionados para quem realmente quer comprar de você. Entrega análises e relatórios do que está dando certo e do que não está. O valor do investimento é flexível. Enfim, esses são somente alguns dos benefícios que a ferramenta oferece para seus usuários.

Ao decorrer deste texto, vou explicar o que é e quais são as principais vantagens de anunciar na plataforma. Vamos lá?

 

O QUE É O GOOGLE ADS?

O Google, maior plataforma de pesquisas da internet, disponibiliza a utilização da ferramenta Google Ads.

Mas o que essa ferramenta faz, de fato? Através do Google Ads é possível criar anúncios e campanhas nas redes de publicidade do próprio Google e em outras mídias parceiras. O Google Ads permite que você pague para que o seu anúncio apareça.

E por que é importante criar essa publicidade? Para que o seu cliente te encontre com mais facilidade e compre de você.

Quando você realiza uma pesquisa no Google, já reparou que as primeiras opções e páginas encontradas acompanham uma sinalização de “anúncio”? Observe no exemplo abaixo:

vantagens de anunciar no google ads

Esses resultados só aparecem no topo da primeira página porque essas empresas investiram e criaram anúncios através do Google Ads.

Perceba que quem aparece dessa forma no Google, gera mais leads e muitas oportunidades de conversão. A chance do usuário clicar nos primeiros resultados da página de pesquisa do Google é enorme. Dificilmente ele passa da segunda página de pesquisa. Por essa razão, eu afirmo com toda certeza: investir no Google Ads é indispensável para você que deseja aumentar suas vendas online.

 

COMO CRIAR SUA CONTA NO GOOGLE ADS

Se a sua empresa está na internet, mas você ainda não investe no Google Ads, a hora de fazer isso é agora!

Caso você tenha dúvidas de como criar a sua conta na plataforma, vou te explicar de forma simples e fácil de entender.

  1. É necessário que você já tenha uma conta cadastrada no Google;
  2. Acesse o Google Ads;
  3. No canto superior direito, clique em “Começar agora”;
  4. Preencha os formulários com os dados necessários;
  5. Você verá uma página com a chamada: “Vamos escrever o seu anúncio”. Não se preocupe, este é apenas um modelo teste de anúncio, nada será cobrado ainda;
  6. Você será direcionado para uma página de definição do orçamento. Escolha uma das opções;

Se necessário, poderá alterar esse valor. O Google Ads oferece essa flexibilidade.

  1. No último passo, você terá que configurar o faturamento da sua conta e preencher mais algumas informações. A ferramenta aceita pagamentos via cartão de crédito ou boleto.

FORMAS DE PAGAMENTO DO GOOGLE ADS

Existem duas opções de pagamento: automático e manual.

  • No automático você cadastra o seu cartão de crédito e o Google vai gastando de acordo com o orçamento definido e é cobrado o montante no final do mês em sua fatura

  • Já no manual, você compra créditos. Por exemplo, você compra R$200 de crédito e o Google poderá gastar somente esse valor. Nesse caso, o pagamento terá que ser antecipado, então é mais fácil para manter o controle do seu investimento. Esta opção pode ser realizada através de boleto ou cartão de crédito.

Recomendo que você escolha o pagamento manual e por boleto;

  1. Aceite os termos de uso e clique em “enviar”;
  2. O Google abrirá uma página com o boleto solicitado. Não faça o download, apenas se você tem a intenção de já rodar o anuncio teste. Se esse não for o caso, clique em “Completar”;

Feito! A sua conta está criada. Agora você já pode investir e ter suas campanhas no ar.

Para aprender a criar uma campanha passo a passo, recomendo o conteúdo abaixo. Nele, você vai aprender não apenas a criar a sua primeira campanha e anúncios, mas entender em detalhes como atingir o melhor público para gerar conversões. 

COMO CRIAR UMA CAMPANHA NO GOOGLE ADS 2020 – TUTORIAL PARA INICIANTES

 

VANTAGENS DE ANUNCIAR NO GOOGLE ADS

Estar no Google e investir no Google Ads são duas das ações de maior conversão do Marketing Digital. Veja quais as principais vantagens de anunciar sua empresa no Google.

  • Segmentação: escolha quem você realmente quer impactar com os seus anúncios;
  • Controle de investimentos: invista o quanto você pode para anunciar;
  • Mensuração de resultados: saiba quais anúncios estão gerando vendas ou não;
  • Conhecimento de público: entenda as principais características de quem se torna cliente
  • Otimização das campanhas: faça ajustes nas suas campanhas com as informações adquiridas para que elas performem ainda mais;
  • Google Analytics: vincule sua conta do Analytics ao Google Ads para obter ainda mais métricas de resultados das suas campanhas.

Quer entender um pouco mais a fundo sobre essas vantagens? Confira no tópico abaixo.

 

POR QUE ANUNCIAR SUA CAMPANHA NO GOOGLE ADS?

Agora que você já sabe criar uma conta no Google Ads, é essencial que entenda, de fato, quais são as vantagens e o retorno que essa plataforma pode trazer para o seu negócio. Confira abaixo:

  1. SEGMENTAÇÃO

Vamos imaginar uma situação bem real do nosso dia a dia: um semáforo super movimentado. Você já deve ter recebido dezenas de panfletos ao parar em algum sinal, certo? Quantos realmente eram pra você? Poucos.

Isso acontece porque não dá pra saber, só olhando para você, se terá interesse no produto ou não. Ainda que seja relativamente possível em alguns casos, quem entrega os panfletos não tem tal conhecimento de mercado. Este é um típico caso onde não há muita segmentação. Logo, a publicidade impacta pessoas que não possuem o menor interesse no produto ou serviço anunciado no panfleto.

Com o Google Ads, essa segmentação é possível de forma detalhada.Temos uma quantidade gigante de segmentações possíveis, que nos permite atingir um público mais qualificado. Com ele, podemos evitar que seja gasto dinheiro com quem não vai, sequer, se interessar por seu produto.

MAS O QUE É UMA SEGMENTAÇÃO?

É uma forma simples, direta e objetiva de dizer para quem é e, principalmente, para quem não é a sua publicidade. Um kit de maquiagem vai interessar a um público X, mas não a um público Y. A camisa do Corinthians não interessa para Flamenguistas, um curso de inglês não interessa para fluentes na língua e assim por diante.

Quanto mais você souber quem é seu público, mais saberá o que ele procura e também o que não procura. É aí que entram as segmentações.

SEGMENTAÇÕES POSSÍVEIS

Como já disse anteriormente, há diversas formas de segmentar seu público dentro do Google Ads, listei algumas abaixo:

  • Por idade;
  • Por sexo;
  • Por dispositivo (desktop, tablet ou mobile);
  • Por dia da semana ou horário que acessa;
  • Por interesses;
  • Por poder aquisitivo;
  • Por região (país, cidade, estado ou raio de quilometragem);
  •  Com ou sem filhos;
  • Por palavras-chave (positivas ou negativas);

Entre vários outros. Inclusive, é possível fazer combinações de várias segmentações para impactar públicos ainda mais específicos.

  1. CONTROLE DE INVESTIMENTOS

A segunda vantagem é que você consegue controlar quanto quer investir em publicidade na plataforma. Você pode investir R$50 por dia ou por mês, não há exigência de quantidade mínima de investimento.

Não estou dizendo que você terá resultados incríveis anunciando apenas R$50 por mês. Você terá resultados? Pode ser que sim, mas espere o proporcional ao dinheiro investido.

Essa é uma excelente oportunidade para quem está começando. Pois é possível anunciar sem medo de grandes despesas. Além disso, você pode ir aprendendo mais sobre o perfil dos clientes, antes de começar a investir valores altos.

  1. MENSURAÇÃO DE RESULTADOS

O Google Ads possibilita entender se as suas campanhas estão trazendo retorno para a sua empresa. Com ele, é possível compreender se os anúncios estão dando certo ou não. Você consegue visualizar se a publicidade está trazendo visitas para o site, se está gerando ligações ou se está convertendo em vendas. Essas análises são primordiais para tomadas de decisões.

Ou seja, explicando ainda melhor, você saberá se seu investimento está trazendo retorno para o negócio. E, principalmente, que tipo de retorno está trazendo: se são cliques, pedidos de orçamento ou vendas diretas.

  1. CONHECER MELHOR SEU PÚBLICO

Embora o Google Ads forneça uma grande quantidade de informações sobre seu público, existe outra ferramenta — gratuita — chamada Google Analytics, que pode te ajudar ainda mais nessa missão. Com essa ferramenta, é possível coletar muito mais informações para definir a sua persona.

Persona é uma representação do seu cliente ideal. Trata-se de uma personificação do público ao qual a sua empresa se direciona. Quanto mais você souber sobre ela, mais poder de segmentação terá ao criar suas campanhas. E, obviamente, quanto maior o poder de segmentação, mais resultados terá com seus anúncios, com menos investimento.

ONDE ANUNCIAR NO GOOGLE ADS?

Vamos para o próximo passo. Agora, você precisa entender onde pode anunciar no Google Ads. Ou seja, em quais locais o seu anúncio pode aparecer.

Como assim? Existem diversas formas da sua empresa aparecer no Google. Pode ser com a imagem de um produto. Pode ser com o endereço do seu site. Ou talvez com um vídeo. Você pode aparecer em sites parceiros. Então é possível perceber que os anúncios não são engessados. Você pode escolher onde colocá-los, dependendo da sua estratégia.

Vamos entender cada uma dessas opções.

REDE DE PESQUISA

Os anúncios da Rede de Pesquisa são aqueles que aparecem no topo da página de resultados de uma pesquisa feita no Google. Esses anúncios acompanham links ou imagens, como no exemplo abaixo.

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REDE DE DISPLAY

A Rede de Display é responsável por veicular anúncios que aparecem nos sites parceiros do Google. Digamos que eu tenha um site e quero abrir espaço para anunciar outras empresas que estão relacionadas ao meu produto, serviço ou até ao perfil do meu público-alvo. Para fazer isso, preciso me tornar um parceiro Google.

Em qual circunstância é interessante utilizar essa rede? Por exemplo, se você sabe que a sua persona consome alimentos orgânicos, anunciar em sites relacionados a isso é uma ótima estratégia.

Pode ser que o seu público não esteja procurando diretamente por você. Quando isso acontece, aparecer em sites que eles acessam é uma ótima maneira de atraí-los.

Confira o exemplo abaixo.

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SHOPPING

Buscas na rede de pesquisa também podem apresentar anúncios de uma categoria chamada “Shopping. Apesar de aparecer na rede de pesquisas, as campanhas de Google Shopping são criadas de forma diferente daquelas que são para a rede de pesquisa. Veja um exemplo de anúncios do Google Shopping abaixo.

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Nesta categoria, é possível adicionar imagem do produto, texto curto, valor e o direcionamento para a loja. Isso facilita bastante a comparação de preços para os consumidores e também é uma forma de anúncio do Google Ads.

YOUTUBE ADS

Sabe quando você clica em algum vídeo no YouTube e, antes de começar a assisti-lo, é obrigado a visualizar anúncios, até mesmo durante ou depois do conteúdo? 

Essa é mais uma opção de anúncio que o Google Ads oferece para a sua empresa impactar clientes.

vantagens de anunciar no google ads

 

Existem algumas outras redes de publicidade do Google Ads para você criar suas campanhas e anúncios. Para conhecer mais sobre elas, recomendo o artigo abaixo. 

REDES DE PUBLICIDADE DO GOOGLE ADS: O QUE SÃO E COMO FUNCIONAM 

O GOOGLE ADS REALMENTE TRAZ RESULTADOS?

Será que o Google Ads ainda traz resultados? Eu consigo ganhar dinheiro anunciando no Google?

Esses são alguns questionamentos muito comuns para quem está entrando agora no mundo digital ou para aqueles que anunciam e não obtém retorno.

Se você é uma das pessoas que tem essas dúvidas ou passa por essa situação, preciso te dizer: sim, o Google Ads traz muitos resultados! Vale muito a pena investir nessa estratégia.

Para que a ferramenta proporcione experiências positivas, é necessário muito mais do que apenas a criação de uma campanha. A plataforma não faz milagres sozinha. Se você acredita que o Google Ads trará resultados imediatos, sem nenhum estudo… está equivocado.

Se você já anunciou e não ainda atingiu os seus objetivos, desistir não é o caminho. Você precisa compreender como a ferramenta funciona, analisar relatórios e realizar testes. Para que consiga elaborar um anúncio assertivo, você precisa ter alguns dados:

  • Perfil do seu público-alvo;
  • Comportamento do potencial cliente;
  • Análise de concorrência;
  • Busca de palavras-chave.

Esses são só alguns exemplos.

E como conseguir coletar todas essas informações? Realizando teste e mais testes, estudando a plataforma, até conseguir traçar um padrão e criar uma campanha que realmente impactará o seu público.

Se criar campanhas no Google Ads parece uma missão impossível; ou para quem quer iniciar os estudos, se aprofundar mais no assunto e, consequentemente, gerar mais vendas, investindo menos; deixo aqui a indicação do meu curso gratuito.

Curso Gratuito Google Ads

Se trata de um curso completo, onde você encontrará conteúdos que vão te auxiliar nos pensamentos estratégicos e técnicos do Google Ads, com o passo a passo para criar a sua primeira campanha.

CONCLUSÃO

Neste artigo, apresentei um pouco do universo que compõe o Google Ads: o que é, como criar sua conta, onde o seu anúncio pode aparecer, quais as vantagens da plataforma e outros. Após esta leitura, você já está apto a criar uma conta no Google Ads e iniciar os seus estudos. Este é o primeiro e, um dos mais importantes passos, para quem realmente quer ganhar dinheiro no Google.

Espero que você tenha compreendido que para atrair o seu público, gerar leads e converter mais vendas, a utilização da ferramenta é primordial.

Com a plataforma, você pode elaborar estratégias segmentadas, com investimentos que cabem no seu bolso, para anunciar o seu produto ou serviço na internet. Além de entender quem é o seu consumidor: como ele se comporta, qual é o seu perfil. São diversos benefícios.

Uma das principais missões deste artigo é fazer você entender que somente a criação do anúncio, não é o suficiente. A ferramenta não vende sozinha e desistir não deve ser uma opção. Para obter bons resultados, você precisa dedicar tempo de estudo para compreender a ferramenta, saber analisar os relatórios e realizar testes.

Os bons resultados chegam para quem se propõe a fazer direito. Seja uma dessas pessoas. Não perca tempo. Já passou da hora de você ganhar dinheiro com o Google Ads. Agora que já sabe como dar o passo inicial, não dá mais para deixar essa oportunidade de lado.

Ainda restou alguma dúvida? Deixe nos comentários abaixo. Responderei com prazer e o mais breve possível.

Adriano Gianini

Adriano Gianini

Adriano Gianini é um dos Maiores Especialistas e Produtores de Conteúdo sobre Google Ads no Brasil. Seu canal do YouTube oferece conteúdos gratuitos que têm ajudado milhares de pessoas a anunciarem no Google de forma inteligente. Acredita que Marketing é uma construção e que, por isso, toda empresa bem direcionada pode traçar uma estratégia de vendas campeã no Google.

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