Esse é um questionamento super relevante, pois ele serve para quem precisa ser convencido a anunciar no adwords e serve também para quem anuncia e precisa convencer seus clientes.

Há diversas vantagens em anunciar no Google AdWords e neste artigo vou trazer algumas bem estratégicas para você.

1. SEGMENTAÇÃO

Vamos imaginar uma situação bem real do nosso dia a dia: um semáforo super movimentado. Você já deve ter recebido dezenas de panfletos ao parar no sinal, certo? Quantos realmente eram pra você? Poucos.

Isso acontece porque não dá pra saber só olhando pra você se terá interesse no produto ou não. Ainda que seja relativamente possível em alguns casos, quem entrega os panfletos não tem tal conhecimento de mercado. Este é um típico caso onde não há muita segmentação, logo a publicidade impacta muita gente que não deveria ser impactada.

Com o Google AdWords temos uma quantidade gigante de segmentações possíveis, que nos permite atingir um público mais qualificado, evitando inclusive que seja gasto dinheiro com quem não vai sequer se interessar por seu produto.

MAS O QUE É UMA SEGMENTAÇÃO?

É uma forma simples, direta e objetiva de dizer para quem é e principalmente para quem não é a sua publicidade. Um kit de maquiagem vai interessar a um público X, mas não a um público Y. A camisa do Corinthians não interessa para Flamenguistas, um curso de inglês não interessa para fluentes na língua e assim por diante.

Quanto mais você souber quem é seu público, saberá não apenas o que ele procura, mas também o que não faz sentido pra ele. É aí que entram as segmentações.

SEGMENTAÇÕES POSSÍVEIS

Como disse anteriormente, há diversas formas de segmentar seu público dentro do AdWords, listarei algumas abaixo:

  1. Por idade;
  2. Por sexo;
  3. Por dispositivo (desktop, tablet ou mobile);
  4. Por dia da semana ou horário que acessa;
  5. Por interesses;
  6. Por poder aquisitivo;
  7. Por região (país, cidade, estado ou raio de quilometragem);
  8. Com ou sem filhos;
  9. Por palavras-chave (positivas ou negativas);
  10. Entre vários outros, inclusive combinações de várias segmentações.

2. CONTROLE DE INVESTIMENTOS

A segunda vantagem é que você consegue controlar quanto você quer investir em publicidade no AdWords. Você pode investir 50 reais por dia ou por mês, não há exigência de quantidade mínima de investimento.

Não estou dizendo que terá resultados incríveis anunciando 50 reais por mês, mas é possível e ainda é possível sim ter resultados, ainda que poucos.

Uma vantagem disso é que iniciantes podem anunciar sem medo de grandes despesas e ainda aprender, aos poucos, sobre o perfil dos seus clientes antes de começar a investir valores mais altos.

3. MENSURAÇÃO DE RESULTADOS

A terceira vantagem é que nós conseguimos saber não apenas se nossos anúncios estão funcionando, mas o que e pra quem está funcionando. Conseguimos saber se está trazendo visitas para o nosso site, se está gerando ligações para o time de vendas ou se está gerando vendas (em casos de sites em que é possível comprar diretamente no site).

Ou seja, explicando ainda melhor, você saberá se seu investimento está trazendo retorno para o seu negócio e principalmente que tipo de retorno está trazendo, se visitas, pedidos de orçamento ou vendas diretas.

4. CONHECER MELHOR SEU PÚBLICO

Embora o Google AdWords nos forneça uma quantidade muito grande de informações sobre nosso público, existe outra ferramenta (gratuita por sinal) chamada Google Analytics, onde nós conseguimos ainda mais informações sobre nosso público, ou simplesmente persona como costumamos chamar no mundo de marketing digital.

Quanto mais você souber sobre sua persona, mais poder de segmentação terá ao criar suas campanhas. E, obviamente, quanto mais poder de segmentação tiver, mais resultados terá com menos investimento.

Espero que tenha curtido o conteúdo, não se esqueça de deixar um comentário.

Grande abraço, Adriano Gianini


Adriano Gianini
Adriano Gianini

Adriano Gianini é Consultor, Professor, Palestrante e Especialista em Marketing Digital há 10 anos. É também especialista em Tráfego e Conversão, Google Ads, Facebook Ads, InBound Marketing, Métricas, BI e Negócios. Formado em Web Design e Programação e Pós Graduado em Comunicação Digital, Web Jornalismo e Novas Mídias, possui todas as certificações Google em Google Ads e Google Analytics. Como consultor atende empresas de médio e pequeno porte, no Brasil e nos EUA, reduzindo o custo de aquisição e escalando os resultados em contas com grandes investimentos em tráfego.

    1 Response to "Quais as vantagens de anunciar no Google AdWords?"

    • Douglas

      Excelente postagem!

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