Uma dúvida muito comum de quem está iniciando é: quanto eu preciso investir para gerar tráfego para o meu site ou para o meu negócio? Às vezes as pessoas acham que para anunciar na internet precisa de muito dinheiro, mas isso não é verdade.

Você pode, por exemplo, começar anunciando com 5 reais por dia. Sei que parece brincadeira, mas não é. Como falei neste outro artigo, uma das grandes vantagens do AdWords é que você controla quanto quer investir em anúncios.

Certamente você está se perguntando: mas será que eu vou ter resultados, investindo apenas 5 reais por dia? Imagine que você está colocando gasolina no seu carro. Você está com o tanque vazio e colocou 5 reais de gasolina. Pouco certo? Mas ainda conseguirá andar e até resolver algumas coisas próximas. Em outras palavras, terá pequenos resultados.

Agora e se você colocar 50 reais de gasolina por dia, bem mais correto? Certamente conseguirá ir bem mais longe e resolver bem mais coisas.

Apesar do exemplo bem diferente do marketing digital, com o AdWords é muito parecido. Investindo 5 reais por dia você poderá ter resultados? Sim, sem dúvida, mas serão resultados de quem investiu apenas 5 reais por dia. Agora investindo 50 reais por dia, as chances são maiores? Sem dúvida alguma.

Um ponto importante a ser destacado é que quando falamos em investimento em marketing digital, isso não é algo sistemático, do tipo coloca dinheiro aqui e sai mais ali. Se você já fez qualquer campanha de marketing, até mesmo uma simples panfletagem, sabe que tem todo um processo de testes até conhecermos nossa persona e nosso mercado.

Isto quer dizer que é comum no começo você não ter muito retorno ou não ter retorno algum, fique tranquilo, isso acontece com praticamente todo profissional de marketing que está aprendendo sobre seu público. O importante é sempre analisar as métricas, fazer testes e ver qual segmentação deu mais resultado para você.

Uma dica importante é focar em campanhas para gerar visitas, quando se tem pouca verba. As campanhas focadas em vendas, raramente exigirão custo tão baixo ao ponto de investir 5 reais por dia e ter ótimos resultados. Por isso, se sua verba é limitada a este ponto, procure focar suas campanhas em gerar visitas para o seu site, pode ser o melhor caminho no início.

Saiba sempre que o começo é para conhecer sua persona, qual anúncio vai performar melhor e a que sua persona reage, depois disso é hora de começar a colher os frutos da sua campanha.

Bons negócios pra você!


Adriano Gianini
Adriano Gianini

Adriano Gianini é Consultor, Professor, Palestrante e Especialista em Marketing Digital há 10 anos. É também especialista em Tráfego e Conversão, Google Ads, Facebook Ads, InBound Marketing, Métricas, BI e Negócios. Formado em Web Design e Programação e Pós Graduado em Comunicação Digital, Web Jornalismo e Novas Mídias, possui todas as certificações Google em Google Ads e Google Analytics. Como consultor atende empresas de médio e pequeno porte, no Brasil e nos EUA, reduzindo o custo de aquisição e escalando os resultados em contas com grandes investimentos em tráfego.

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