Você decidiu anunciar no Google e descobriu que há diversos tipos de campanhas, para diferentes redes. Naturalmente as primeiras perguntas são: qual rede anunciar e qual pode trazer mais resultados para o meu negócio? Estamos falando das Redes de Publicidade do Google e neste artigo você vai entender as diferenças entre elas e qual é a melhor para os seus objetivos de marketing.

REDES DE PUBLICIDADE DO GOOGLE

O Google está dividido em duas grandes redes de publicidade, são elas:

  1. Rede de Pesquisa
  2. Rede de Display

Quando você anuncia na Rede de Pesquisa, seus anúncios podem aparecer  no próprio buscador do Google (acima ou abaixo das pesquisas relacionadas), no Google Maps e parceiros de pesquisa.

Já quando anuncia na Rede de Display, seus anúncios podem aparecer nos sites parceiros do Google, Youtube, Aplicativos, Blogger, etc.

REDE PROATIVA E REATIVA

O Google classifica a rede de pesquisa como uma rede proativa, onde as pessoas estão literalmente buscando por algo. Seja por uma informação (aprender), seja por avaliações e comparativos entre produtos ou para comprar/contratar algo.

O fato é que esta é a rede mais propensa a atrair clientes (gerar vendas), pois há uma demonstração clara de interesse do seu usuário.

rede de display é considerada uma rede reativa, pois seus usuários são interrompidos (por vezes forçados) a visualizarem seus anúncios em momentos que não estão procurando por nada. Podem estar lendo uma notícia, vendo um vídeo no Youtube, utilizando um aplicativo, quando serão interrompidos e forçados e verem um anúncio.

CARACTERÍSTICAS DA REDE DE PESQUISA

A rede de pesquisa, rede proativa do Google, possui características bem interessantes para quem deseja gerar vendas rapidamente para o seu site/e-commerce. É, sem dúvida alguma, a rede mais indicada para aumentar suas vendas, ao mesmo tempo em que é a rede mais fácil de impactar seu público-alvo.

Por mais inexperiente que você seja quando se fala em compra de tráfego no Google, uma coisa você sem dúvida entende: como seus clientes procuram pelo que você tem para oferecer. A principal característica desta rede é que seus anúncios serão exibidos através de pesquisas do seu potencial público, pesquisas feitas através de palavras-chave (a base das campanhas da rede de pesquisa).

ANALISANDO INTENÇÕES EM PESQUISAS

Veja exemplos de pesquisas (leia-se também palavras-chave) e o quanto elas nos dizem sobre os interesses de quem busca:

  1. Qual a melhor câmera digital
  2. Canon vs Nikon qual a melhor
  3. Canon t6i preço

Vamos analisar os interesses em cada uma das buscas:

Qual a melhor câmera digital: conseguimos perceber que procura entender qual a melhor câmera digital, mas ainda não indica que quer comprar uma ou mesmo qual modelo deseja comprar. Está provavelmente se informando sobre modelos.

Canon vs Nikon qual a melhor: já está em um estágio mais avançado da pesquisa, já entende de marcas (Canon e Nikon) e quer tirar dúvidas sobre qual a melhor. Ainda não muito disposto a comprar, está em estágio de avaliar opções.

Canon t6i preço: aqui já sabe que marca ele quer, que modelo ele quer e também já está procurando por preço. Excelente momento para exibir um anúncio.

Seria possível exibir um anúncio, de qualquer marca ou modelo de câmera, para qualquer uma dessas pesquisas? Sim, sem dúvida. Mas faria sentido? Acho que não. Que sentido faria exibir um anúncio de uma BMW 320i para quem pesquisou por modelos de carros? Há tantos modelos, há tantos interesses em uma pesquisa como essa, por que acharia que no meio de uma grande generalização, deveria exibir um anúncio de um produto específico sem uma demonstração deliberada de interesse?

Quanto mais conhecer sobre seu produto e seu público, mas saberá quais termos (palavras-chave) eles utilizam para procurar por seus produtos e seus serviços. Assim sendo, quanto mais conhecer mais saberá o momento certo de exibir o anúncio certo para a pessoa certa, aumentando imensamente suas chances de criar anúncios com alto índice de retorno.

CARACTERÍSTICA REDE DE DISPLAY

rede de display, que como vimos abrange sites parceiros, youtube, entre outros, não é a melhor opção de rede para quem quer aumentar as vendas rapidamente. Mas isso não significa que não possa trazer resultados de vendas, tenho vários cases em que consegui muitas vendas na rede de display, especialmente em estratégias de remarketing.

A principal caraterística da rede de display é que você anunciará para quem não está, ao menos deliberadamente, procurando por algo. Embora nem todos estejam no buscador do Google procurando por algo, isso não significa que eles não possam se interessar pelo seu produto ou pelo seu serviço.

Eis que surge a pergunta mais estratégica que nos leva a anunciar na rede de display do Google: como faço para impactar pessoas que não estão procurando por mim (leia-se também meus produtos ou serviços)? Simples, seu público certamente acessa algum site, assiste alguns vídeos no youtube, utiliza algum aplicativo, etc. Uma vez que conseguimos mapear esses perfis, fica fácil saber pontos de interesse da nossa persona, permitindo que anunciemos em um site específico, um vídeo ou canal específico no youtube, etc.

rede de display é amplamente indicada para campanhas de branding, cujo objetivo é fazer as pessoas lhe conhecerem ou reforçar a visibilidade da sua marca. Embora, repito, existam vários cases de campanhas display com bons resultados de vendas.

MAS AFINAL, QUAL A MELHOR REDE?

A primeira pergunta que você precisa responder não é esta, mas sim: qual o meu objetivo de marketing? Esta pergunta vai determinar o que será feito e em que rede. Se seu objetivo de marketing é aumentar as vendas rapidamente, sem dúvida você deve optar pela rede de pesquisa.

Caso seja aumentar a visibilidade da sua marca, atraindo novas pessoas, a rede de display vai funcionar bem e até mesmo a rede de pesquisa, que é ótima para atrair visitantes, embora possa ser mais cara por competir com quem está querendo vender diretamente.

Posso então anunciar nas duas? Claro, reforçar a presença da sua marca e atrair novos clientes pode ser uma combinação poderosa. Apenas é preciso alinhar com seus objetivos de marketing e seu orçamento para campanhas.

Agora que você entende as duas redes, características e peculiaridades, ficará mais fácil decidir em qual anunciar. Não esqueça de deixar seu comentário, sobre o que achou deste post.

Adriano Gianini


Adriano Gianini
Adriano Gianini

Adriano Gianini é Consultor, Professor, Palestrante e Especialista em Marketing Digital há 10 anos. É também especialista em Tráfego e Conversão, Google Ads, Facebook Ads, InBound Marketing, Métricas, BI e Negócios. Formado em Web Design e Programação e Pós Graduado em Comunicação Digital, Web Jornalismo e Novas Mídias, possui todas as certificações Google em Google Ads e Google Analytics. Como consultor atende empresas de médio e pequeno porte, no Brasil e nos EUA, reduzindo o custo de aquisição e escalando os resultados em contas com grandes investimentos em tráfego.

    1 Response to "Redes de Publicidade do Google: o que são e como funcionam?"

    • douglas

      ótimo conteúdo!

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