O QUE É FAN PAGE? É MELHOR TER PÁGINA NO FACEBOOK OU SITE?

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Algumas das dúvidas que surgem para os empresários que estão pensando em colocar suas empresas na internet podem ser resumidas no seguinte: 

  • Devo criar um site ou uma fan page para a minha empresa?
  • Devo criar os dois?
  • Ter apenas uma fan page é suficiente para atrair público para a minha empresa?
  • Será que consigo alcançar mais clientes com um site ou com uma fan page?

Antes de tudo, você precisa entender que ambas estratégias agregam valor a sua marca e geram oportunidades. Para saber por onde começar, é necessário compreender as funcionalidades de cada uma dessas opções — fan page e site —  já que elas são bem diferentes entre si.

Se essas dúvidas também são suas, este artigo vai te ajudar a entender quais as vantagens e desvantagens das duas estratégias. Desta forma, você conseguirá dar o passo inicial com mais confiança para atrair clientes na internet. Vamos lá?

 

O QUE É FAN PAGE?

Você sabe o que é fan page e quais são as vantagens desse recurso para a sua empresa?

A fan page é uma página de negócio criada dentro do Facebook. Um erro bem comum de alguns empreendedores é criar um perfil pessoal para vender produtos ou serviços. Os perfis são para pessoas físicas se conectarem com amigos. As páginas – Fan Page – são canais para mostrar o seu negócio para os usuários.

A rede social traz visibilidade para a sua empresa e também ajuda a construir relacionamento com seus clientes. Lá é possível comentar, avaliar, responder esses comentários, ou seja, interagir com quem curtiu a sua página.

A Fan Page serve para mostrar o seu negócio, conseguir fãs e interagir com eles. Além disso, criar uma Página no Facebook é fácil e grátis.

 

VANTAGENS DE TER UMA FAN PAGE

São diversas as vantagens de ter uma Fan Page. Vou listar algumas a seguir:

  • Gratuito: não é necessário pagar para criar uma página de negócios no Facebook. Existe a possibilidade de impulsionar publicações e fazer anúncios pagos. Mas você tem total autonomia para decidir se quer investir ou não.
  • Interatividade: ao contrário das mídias tradicionais como televisão, revistas e etc., a rede social permite ter um relacionamento com seu cliente. Agora existe conversa. Os usuários que acompanham sua página podem responder postagens, avaliar a sua empresa e compartilhar assuntos interessantes.

  • Encontrar potenciais clientes: o Facebook possui uma quantidade altíssima de usuários fiéis à plataforma. De adolescentes a idosos, homens e mulheres, universitários a empresários: boa parte deles estão na rede social. Ou seja, a chance do seu público também estar lá é inevitável. Além disso, não existe um limite de pessoas que podem curtir a sua página.

Segmentação: apesar de não precisar pagar nada para criar uma Fan Page, existe a possibilidade de pagar por anúncios e acelerar a divulgação. A ferramenta permite que você segmente sua comunicação, para que não impacte pessoas que não possuem interesse com o que oferece. Isso faz com que você invista somente em potenciais clientes reais.  

 

DESVANTAGENS DE UMA FAN PAGE

Como nada é perfeito, a Fan Page também tem suas desvantagens, veja:

  • O domínio não é 100% seu: apesar da rede social possibilitar a criação de páginas individuais de cada negócio, a plataforma não é sua. É como criar uma casa em um terreno alugado. Você tem certas liberdades, mas não totalmente. É necessário aceitar e seguir os termos de uso do Facebook, caso contrário, eles podem tirar a sua fanpage do ar.
  • Marketing de conteúdo consome tempo: não basta apenas criar uma página de negócio, você precisa alimentá-la com conteúdo de qualidade. Ficar apenas publicando fotos e vídeos de produtos não é mais suficiente. Se você não alimentar sua página ou publicar conteúdos irrelevantes, isso pode até gerar uma visão ruim sobre a sua marca. Para criar conteúdos que impactam seus seguidores, é necessário tempo, estudos e dedicação.

  • Layout engessado: as páginas de Fan Page possuem uma padronização, então não é possível personalizá-la. As únicas imagens personalizáveis são a foto do perfil e de capa.
     
  • Dificuldade em se destacar em anúncios do Google Ads: é possível que uma página de Fan Page apareça nos primeiros resultados de busca do Google? É, mas é bem mais difícil. Por que? O Google vai considerar a plataforma e não necessariamente o conteúdo. Ou seja, você nunca verá uma mesma empresa – Facebook, no caso – aparecendo em dois anúncios da mesma pesquisa. Além disso, o Google Ads prioriza a experiência do usuário na página do produto, isso praticamente não existe dentro da rede social.

VANTAGENS E DESVANTAGENS DE UM SITE

Agora que já entendemos mais sobre a Fan Page, chegou a hora de entender quais são os prós de ter um site. Siga comigo:

  • O poder é seu: você tem total autonomia para ter um layout personalizado da sua marca; você pode incluir conteúdos que bem entender; configurar integrações da forma que quiser. Enfim, você tem todo o controle;
  • O domínio é seu: os leads que você adquire através de um site próprio, são seus, ao contrário do que acontece com uma Fan Page. É por essa razão que muitas empresas desenvolvem estratégias do Facebook para direcionar fãs aos sites e gerar de leads através dele.
  • Credibilidade: ter um site bem estruturado faz com que uma empresa seja vista com mais seriedade e profissionalismo. Quando isso acontece, a sua marca ganha mais autoridade e, consequentemente, mais chances de vendas.
  • Facilidade na divulgação através do Google Ads: é muito mais fácil aparecer um site particular nos primeiros resultados do Google. A experiência do usuário é melhor, pois é possível a criação de uma página para cada produto. Você pode criar anúncios diferentes para produtos distintos. Além disso, a publicidade voltada para um site próprio é mais barata.

DESVANTAGENS DE TER UM SITE

  • Preço: criar um site organizado, bem estruturado, de fácil entendimento, não é um serviço barato. Além disso, é necessário pagar domínio, hospedagem, anúncios, plug-ins e uma série de outros detalhes.
  • Manutenção: se você não investir em um site com gerenciador de conteúdo, ficará dependente de um web designer. Isso faz com que qualquer alteração, por menor que ela seja, gere uma burocracia até fazê-la.

Necessário divulgação para aparecer: após a criação de um site, é necessário criar estratégias para que ele alcance os potenciais clientes. Só desenvolver e não investir em formas de divulgação, não trará tráfego. Além dos anúncios pagos criados pela plataforma Google Ads, existem forma gratuitas para aparecer nas buscas do Google, chamadas de SEO. 

 

CONCLUSÃO

Agora que você já sabe quais os prós e os contras de uma fan page e de um site, fica mais fácil a tomada de decisão sobre qual dos dois você deve criar.

Após esta leitura, pode ser que você chegue à conclusão que, inicialmente, a criação de uma Fan Page seja mais vantajosa, pois não há investimento inicial. Pode ser o contrário, digamos que você tenha compreendido que um site é fundamental para alcançar seu público através do Google e você possui capital inicial para investir.

Também existe a possibilidade de você identificar que, para o seu negócio, a junção das duas estratégias seja fundamental. Lembre-se, para que seja eficiente, é preciso dedicação e desenvolver conteúdos relevantes em ambas as plataformas. Caso você tenha mão de obra para isso, ter uma Fan Page e um site é excelente. Caso não, opte por começar com apenas um deles.

Se você é da turma que iniciará a criação de um site, como já falei no decorrer do texto, apenas o desenvolvimento não é suficiente para atingir o seu público. É necessário que você divulgue o endereço online no Google para gerar tráfego. E como fazer isso? Através da plataforma Google Ads.

 

Adriano Gianini

Adriano Gianini

Adriano Gianini é um dos Maiores Especialistas e Produtores de Conteúdo sobre Google Ads no Brasil. Seu canal do YouTube oferece conteúdos gratuitos que têm ajudado milhares de pessoas a anunciarem no Google de forma inteligente. Acredita que Marketing é uma construção e que, por isso, toda empresa bem direcionada pode traçar uma estratégia de vendas campeã no Google.

Aprofunde seu conhecimento com os artigos abaixo:

Uma resposta para “O QUE É FAN PAGE? É MELHOR TER PÁGINA NO FACEBOOK OU SITE?”

  1. Acredito que o ideal é ter os dois, site e fanpage. O site está no servidor e d amaior liberdade de ação, enquanto a fanpage permanece em terreno alugado (e que pode mudar a qualquer momento, conforme o humor de tio Mark).
    Eu acho prudente investir nos dois.

    Parabéns pelo artigo!

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