Já pensou se fosse possível usar algum outro elemento que não o texto para chamar atenção da sua audiência em anúncios na rede de pesquisa do Google? Pois isso já é realidade: estou falando dos Anúncio de Galeria. 

A gigante de tecnologia anunciou novidades para o Google Ads que vão impactar na forma como você anuncia o seu produto ou serviço na rede de pesquisa. Agora, será possível trabalhar ainda mais a sua oferta e marca por meio de imagens na principal página de pesquisa do Google.

Para anunciar na rede de pesquisa era preciso atrair o possível cliente para clicar no seu anúncio apenas com o auxílio de um texto chamativo. Agora, você poderá abusar da criatividade para vender, gerar leads, fortalecer sua marca, receber orçamento etc., por meio deo imagens. 

É isso mesmo: o anúncio de vai possibilitar que você adicione um carrossel de imagens junto ao texto.  

O que antes era uma vantagem apenas da rede de display também poderá ser ativado na rede de pesquisa. 

É possível que essa novidade traga excelentes resultados para as suas vendas e para as suas campanhas de branding, caso você a use da maneira correta. E como fazer isso? Fica tranquilo que vou te mostrar tudo nesse artigo. 

O que é Anúncio de Galeria? 

Anúncio de Galeria (ou Gallery Ads) é um recurso do Google Ads que possibilita a criação de anúncios interativos para a rede de pesquisa mobile do Google. O recurso deverá ser lançado até o final do ano para todas as contas de anunciantes no Google Ads. No momento, apenas 200 contas estão habilitadas com a função aqui no Brasil.  

Hoje em dia, os anúncios veiculados nas páginas de pesquisa são apenas texto, como na imagem abaixo. Este é um anúncio feito pelo Google para divulgar o Google Ads, ferramenta de anúncios, na primeira página de pesquisa: 

Leitura Complementar: saiba mais sobre as redes de publicidade do Google e veja onde anunciar

Com a novidade, será possível criar anúncios na rede de pesquisa com o auxílio de imagens — elemento disponível até então apenas para anúncios na rede de display. 

anúncio de galeria
Anúncio de Galeria é o novo tipo de anúncio que permite adicionar uma imagem junto ao texto na rede de pesquisa (Reprodução/Adriano Gianini)

O Anúncio de Galeria, portanto, contará com dois elementos principais: o headline padrão dos anúncios — que agora poderão ser testados em até três títulos diferentes —  e uma URL com visualização de imagem. Essa imagens poderão formar um carrossel de, no mínimo, quatro imagens, que poderão ser vistas pelo usuário ao arrastar a foto para o lado — por isso o nome de “galeria”.

Se você já anuncia no Facebook e no Instagram, pode ser que já tenha uma ideia muito clara do quanto as imagens em carrossel podem ser apelativas para as suas vendas e como elas podem aumentar os seus resultados. 

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Exemplo de Anúncio de Galeria, que permite o upload de até oito imagens (Reprodução/Adriano Gianini)

Quais são as regras para utilizar o Anúncio de Galeria?

Cada uma das imagens no carrossel poderá ter uma tagline própria de até 70 caracteres — o que aumenta a possibilidade de se conectar com o usuário. É possível, por exemplo, usar esse espaço para ressaltar qualidade dos produto ou falar diretamente com a sua audiência. 

As três opções de headline se manterão no topo da tela do celular enquanto o usuário passa as imagens do carrossel para o lado. Oito é o número máximo de imagens que poderão ser carregadas no carrossel e a resolução das imagens deverá ser de 1200×628. 

As taglines são o espaço perfeito para você testar diferentes gatilhos mentais e detalhar seu produto.

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Tela do Google Ads para a criação de Anúncio de Galeria (Reprodução/Adriano Gianini)

 No evento oficial da empresa, o Google Marketing Live, que ocorreu em Maio deste ano, foi anunciado que alguns testes com a ferramenta mostraram o seguinte resultado: uma taxa de 25% a mais de engajamento em Anúncios de Galeria do que os anúncios padrões que estão disponíveis hoje para a rede de pesquisa. 

Vale lembrar que os Anúncios de Galeria irão competir com outros anúncios de texto de igual para igual. 

Na prática, qual é o objetivo do Anúncio de Galeria?

Se você é daqueles anunciantes desconfiados das atualizações e novidades do Google, sugiro calma e paciência. O Anúncio de Galeria possui um único objetivo: o de facilitar que você transmita de forma ainda mais objetiva o valor da sua marca, produto ou serviço. 

Você pode dizer: mas, Adriano, eu já consigo transmitir o valor da minha marca de forma objetiva e apenas com palavras. 

Abra-se para o novo: com imagens, os seus anúncios vão ficar ainda melhores e trarão muito mais resultados. E convenhamos, uma imagem vale mais que mil palavras.

Como usar o Anúncio de Galeria ao seu favor

Imagine, por exemplo, um restaurante que anuncia no Google Ads. Agora tente comparar um anúncio da rede de pesquisa apenas com um texto falando sobre “O melhor hambúrguer da cidade” e outro com uma imagem desse mesmo hambúrguer — uma imagem bem produzida, daquelas de dar água na boca, que comprove que ele é de fato o melhor da cidade. 

Definitivamente o anúncio com imagem será mais atraente, certo?

O Anúncio de Galeria te dá a possibilidade de incluir um elemento a mais para seduzir a sua audiência. Basta saber usá-lo da maneira correta. E outra: o Google Shopping comprova que imagens são apelativas para vender coisas no Google, certo?

Outro ponto importante: você já sabe que as pessoas vão até o Google buscar informações sobre diferentes assuntos e com diferentes intenções. Imagine que um usuário faça uma pesquisa por uma palavra-chave relacionada ao seu produto ou serviço. Entre os resultados, ele é impactado, de cara, com o Anúncio de Galeria do seu negócio, que mostra o que você tem a oferecer de melhor. 

Se esse foi o primeiro contato desse usuário com a sua marca, o anúncio já deixará uma enorme impressão nele — porque, como sabemos, o ser humano é mais visual do que qualquer outra coisa. Se esse usuário estiver com intenção de compra, então, pode ser que a imagem do produto ou serviço já seja suficiente para que ele compre de você ou, no mínimo, interaja com a sua marca. 

 

Como se beneficiar com os Anúncios de Galeria

Sei que já mencionei inúmeros benefícios de usar os Anúncios de Galeria quando ele estiver disponível no Google Ads. Mas é importante ressaltar aqui quais são eles para que você tome a decisão certa para o seu negócio. 

1. Maior alcance para a marca

O primeiro benefício que eu vejo que pode ser conquistado com este novo recurso é o fato de que será muito mais fácil criar alcance para a sua marca. Ou seja, por ser possível agregar ainda mais valor para a audiência com mais detalhes sobre o seu produto ou serviço, você estará aumentado a relevância do seu negócio. E na primeira página do Google. 

2. Vantagem para empresas com produtos e serviços visuais

Outro benefício é que quem vende produtos ou serviços visualmente apelativos também pode se dar muito bem com o Anúncio de Galeria. Restaurantes, hotéis, e agências de turismo são alguns exemplos de empresas que podem se beneficiar com a nova categoria. Imagens poderão ajudá-lo a deixar o seu discurso de venda ainda mais atraente.  

Aqui, gostaria de ressaltar que a novidade talvez não seja bem aproveitada por e-commerces. Isso porque o Google Shopping já possibilita a visualização de uma imagem — e em buscas por produtos específicos o Shopping provavelmente será o primeiro resultado da visualização na maioria dos casos. 

3. Oportunidade de detalhar a sua oferta

Quer um exemplo prático de uso do recurso? Vamos imaginar que você possui um hotel em localização turística. Ao invés de criar um anúncio apenas textual, com dizeres como “Acomodação 5 estrelas em Fernando de Noronha”, por exemplo, você poderá utilizar o carrossel de imagens para: 

  • Ressaltar peculiaridades do hotel. Possui piscina? SPA? Academia? Café da manhã grátis?
  • Ressaltar peculiaridades dos quartos. São camas king size? Possuem varandas com vistas incríveis? Possuem ar-condicionado?
  • Ressaltar peculiaridades da localização. A quantos quilômetros o hotel está do centro da cidade? Ele dá fácil acesso aos pontos turísticos do local?
  • Ressaltar peculiaridades do turismo. Quais lugares são imperdíveis de visitar nesta cidade? Quais são as recomendações de passeio? 

São muitas as possibilidades de explorar a galeria de imagens para deixar o seu anúncio ainda mais persuasivo. É como eu disse anteriormente: por mais que a sua audiência não compre de cara, você estará dando uma ótima impressão quando ela buscar por termos relacionados ao seu negócio no Google. 

4. Mostre ganhos para a sua audiência

Se você ainda não está vendo valor nesse recurso porque acha que não tem como ilustrar o seu produto ou serviço de uma forma bacana, tenho outra provocação para você: por que não mostrar à sua audiência o que ela pode conquistar ao consumir o seu produto ou serviço? 

Sim, estou falando de explorar as dores da sua persona. E tenho uma aula extremamente importante sobre isso para te indicar sobre o assunto, caso você não saiba do que estou falar. 

Vamos a um exemplo. 

Se você possui uma oficina mecânica e quer anunciar no Google por meio do Anúncio de Galeria, pode ser que as fotos do processo de conserto de um carro ou do estabelecimento não sejam tão atraentes para cativar seu público. Mas o que exatamente o seu produto ou serviço resolve para essas pessoas? Economia de gasolina? Uma viagem em segurança com a família? As possibilidades também são muitas. 

E ilustrar esses ganhos com o consumo do seu serviço pode ser uma maneira de conquistar as pessoas que estão buscando por oficinas mecânicas no Google. 

5. Use o Anúncio de Galeria na sua estratégia de Marketing

Por último, esse tipo de anúncio poderá ser utilizado para outros objetivos que não sejam o de garantir uma conversão imediata. Você poderá usar o recurso para aumentar o alcance da sua marca ao contar sua história. Ou até apresentar uma nova linha de serviços ou produtos. Use-o para atingir outros objetivos do seu departamento de Marketing. 

Assim, pode ser que os resultados do ponto de vista da conversão não sejam imediatos ou palpáveis imediatamente após a criação desse tipo de anúncio. Mas você definitivamente estará contribuindo para o avanço do seu público pela jornada de compra do seu produto. 

Como são cobrados os Anúncios de Galeria? 

Os anúncios neste novo formato poderão ser cobrados de duas formas. São elas: 

  • Custo por clique: a cada clique do usuário no título do anúncio, você será cobrado. Aqui, a cobrança funciona da mesma forma que os anúncios de texto que hoje são veiculados na rede de pesquisa.
  • Visualização de imagens na galeria: você também será cobrado caso o usuário veja, no mínimo, três imagens da galeria. Lembre-se que, para usar esse recurso, você deverá usar no mínimo quatro imagens na galeria.

Conclusão  

Anúncios de Galeria é o novo tipo de anúncio do Google Ads pra mobile. O recurso vai permitir aos anunciantes incluir um carrossel de imagens ao anúncio de texto feito para a rede de pesquisa. 

A novidade ainda não foi implementada em todas as contas de anunciantes. No Brasil, apenas 200 contas estão com o recurso habilitado. O Anúncio de Galeria deverá chegar até o final do ano para todos, de acordo com informações oficiais do Google. 

Entre os principais benefícios do Anúncio de Galeria estão: 

  • A possibilidade de aumentar ainda mais o alcance da sua marca com as imagens vinculadas ao anúncio;
  • O aumento da taxa de engajamento dos anúncios. É provado que seres humanos processam imagens com mais facilidade;
  • Independentemente do estágio de compra da sua audiência, o anúncio com imagens causarão uma forte primeira impressão nos usuários;
  • Imagens, e não palavras, é que farão com que o seu anúncio fique na cabeça do usuário;
  • Você já anunciou no Facebook ou no Instagram com o modelo carrossel? Então já tem uma ideia se esse vai ser um bom recurso para você usar no Google Ads. Os interesses de uso da ferramenta são distintos quando falamos de SEO e redes sociais. Mas você ainda terá a oportunidade de usar o recurso para amplificar a sua marca e produto;
  • Ao incluir um anúncio de galeria dentro do seu grupo de anúncios, você estará elegível a competir em mais leilões.

Garanto a você que vou testar e observar de perto todas as possibilidades do Anúncio de Galeria. E qualquer novidade, é claro, você poderá acompanhar no meu canal do YouTube. Ou nas redes sociais e blog. 

E você, o que acha dessa novidade? Pretende usar este novo recurso quando ele estiver disponível para todos? Deixe o seu comentário! 


Adriano Gianini
Adriano Gianini

Adriano Gianini é Consultor, Professor, Palestrante e Especialista em Marketing Digital há 10 anos. É também especialista em Tráfego e Conversão, Google Ads, Facebook Ads, Inbound Marketing, Métricas, BI e Negócios.

    3 replies to "ANÚNCIO DE GALERIA: A NOVA FORMA DE VENDER NA REDE DE PESQUISA DO GOOGLE"

    • Rogério

      O Google sempre inovando! Achei o novo formato bem interessante e com certeza agregará muito aos anúncios. Será um formato mais interativo e que possibilitará trazer mais informações ao usuário, enfim, o anúncio ficará bem mais completo.

      Aguardando ansiosamente pela chegada do novo formato

    • Rael

      Nossa, grande inovação, certeza que trará um impacto positivo para os anúncios, nós iremos ganhar bem mais visibilidade com esse novo formato. Ansioso para começar a usar.

    • Montador de Moveis

      Muito bom, ótima noticias

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